Atuação, lagartos e pedagogia

Publicado em: 03/07/2013

(Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

 

“Comece a rastejar como um lagarto”. A pedido de Moisés Miastkwosky, um rapaz logo foi ao chão e passou a se empenhar em imitar o réptil. Se alguém entrasse naquele momento, poderia se assustar com a cena, mas o que é incomum para uns, pode ser um momento importante para a preparação de um ator. 

 

O exercício aconteceu ontem (1º), na aula inaugural de “Introdução à interpretação”, curso de Extensão Cultural oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco e orientado por Miastkwosky, diretor que já montou mais de 80 espetáculos. Esse momento ilustra a seção Click! desta semana.

 

“A proposta desta oficina é propiciar ao participante uma efetiva utilização das linguagens e técnicas teatrais, visando instrumentalizar e potencializar o trabalho do profissional no seu ambiente formal, com exercícios práticos baseados em Viola Spolin, Bertolt Brecht, Eugênio Kusnet, Stanislavski, Grotowski, com simulação de situações do cotidiano profissional”, afirma o orientador.

 

Enquanto o diretor apresentava sua turma à atuação, em outro andar da Sede Roosevelt da Escola uma turma dava início aos estudos do curso “As questões criativas na educação”, orientado por Ismar Rachmann e Viviane Dias.

 

Sentados em roda, os participantes se apresentaram e refletiram coletivamente sobre arte e pedagogia. Além disso, o objetivo, segundo os coordenadores, também é “o desenvolvimento de procedimentos e exercícios para serem posteriormente utilizados pelos pedagogos, em aulas. O curso trabalhará na fronteira de artes como o teatro, a dança, as artes visuais e a literatura”.

 

As aulas de “Introdução à interpretação” e “As questões criativas na educação” seguem até 26 de julho.

 

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Notícias | 03/ 11/ 2021

Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

SAIBA MAIS

Notícias | 28/ 10/ 2021

Maria Bonomi inaugura obra no Memorial da América Latina que homenageia vítimas da pandemia

SAIBA MAIS

Uncategorised | 01/ 10/ 2021

Festival Satyricine Bijou anuncia vencedores da mostra competitiva e homenageia a atriz e cineasta Helena Ignez

SAIBA MAIS