EN | ES

Ateliê Temático com o dramaturgo Luis Alberto de Abreu

Publicado em: 08/04/2010 |

No dia 09 de abril, Luís Alberto de Abreu realiza Ateliê Temático sobre o ponto de vista do espetáculo “Bella Ciao” com os aprendizes do Curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.



Luís Alberto de Abreu é autor de inúmeros roteiros de filmes, minisséries e espetáculos, como “Bella Ciao”, “Cala Boca já Morreu”, “Apocalipse 1.11”, “O Homem Imortal” e “O Rei do Riso”.



O dramaturgo é reconhecido por transitar pela pesquisa e pelo experimentalismo em distintas formas dramáticas além de trabalhar com variados grupos e projetos teatrais. É também adepto do processo colaborativo, escrita teatral baseada na cooperação próxima entre o dramaturgo e a equipe de encenação, que se debruçam sobre um tema, uma história ou qualquer outro tipo de material para gerar o texto do espetáculo.



“Bella Ciao” marcou época como representante do teatro político da década de 80. A montagem, fruto de processo colaborativo, retrata a saga da imigração italiana com enfoque na vida de uma família de socialistas libertários.



O projeto Ateliê Temático realiza uma série de três encontros com artistas convidados por Marici Salomão, coordenadora do Curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, a fim de discutir o processo de criação para peças teatrais e estimular os aprendizes, bem como despertar sua consciência crítica.

O próximo encontro será no dia 19 de abril com a atriz e dramaturga Noemi Marinho.

Texto: Renata Forato | Foto: Lucas Arantes | SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco | 08/04/2010