Ar Novo para o Hiper Instrumento

Publicado em: 28/06/2011 |

Na próxima sexta-feira (1), haverá gente nova na aula de Sonoplastia: Paulo Nenflidio. O artista sonoro virá à SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco falar sobre “Construção de Instrumentos”.

Formado em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e em Eletrônica pela Escola Técnica de Eletrônica Lauro Gomes (ETE), Nenflidio trabalha em cima de sons, construções e invenções, por meio de física e automação. Aleatoriedade e “gambiarra” são elementos que não faltam em suas obras. Ele próprio diz que seus trabalhos se parecem com “bichos, instrumentos musicais ou máquinas de ficção científica”.

Há oito anos, em Belo Horizonte, participou da residência artística Bolsa Pampulha, apresentando a obra “Música dos Ventos”. Dois anos depois, recebeu o prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia. Em 2009, fez uma exposição individual no ASU Art Museum, em Arizona, com a produção “Gambiarras”. Participou, ainda, da 7º Bienal de Artes Visuais do Mercosul e da Mostra Paralela 2010. No ano seguinte, foi contemplado com o prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça.

Segundo o coordenador do curso, a palestra de Nenflidio contribuirá para o projeto Hiper Instrumento, idealizado por Wilson Sukorski. “Ele trará o ar comprimido para ajudar os aprendizes na formação dos instrumentos de sopro que irão compor o hiper instrumento.” O encontro será fechado para os aprendizes de Sonoplastia.

Para conhecer mais sobre o artista e suas obras, acesse a página: http://paulonenflidio.vilabol.uol.com.br