EN | ES

Aprendizes são convidados para a Mostra Internacional de Teatro de Rua

Publicado em: 15/04/2011 |

Direto da Itália, a Cia. Open Lab Company chega ao Brasil para apresentar dois espetáculos multimídia-tecnológicos em primeira mão na capital paulista durante a Mostra Italiana de Teatro de Rua, que acontece entre os dias 21 de abril e 14 de outubro e a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco vai acompanhar em peso essa programação.

 

Formada pelo encontro da performer Laura Colombo com o arquiteto e cenógrafo Luca Ruzza, a Open Lab Company é conhecida por apresentar espetáculos que transformam os espaços de cênicos, convencionais ou não, em uma verdadeira experiência artística e multimídia. 

 

A companhia está presente na cena do teatro internacional com performances e instalações que utilizam uma linguagem em que a ausência da palavra, aliada à composição e elaboração do movimento, traz formas à escritura cênica, ancorada, ainda, em equipamentos de alta tecnologia.

 

Todos os aprendizes do período Vespertino e Matutino vão participar de uma master class especial na qual o cenógrafo e arquiteto Ruzza vai discorrer sobre a cenografia virtual e as aplicações de sistema multimídia nas artes cênicas.

 

O encontro, marcado para o dia 19 de abril, no Tusp, parte do princípio de que o teatro é a simulação física de um espaço mental, uma definição que faz refletir sobre a necessidade de se traduzir fisicamente a informação cultural, estabelecendo uma relação entre a ação e o espaço físico e psíquico com o corpo por meio de uma espécie de interface com sistemas multimídia. 

 

Na sequência, os aprendizes serão convidados para assistir a uma sessão exclusiva de “Natura Sonoris”, espetáculo interpretado por Ruzza e Laura Colombo e com música assinada pelos artistas Claudio Monteverdi, Kronos Quartet e Krzysztof Penderecki. 

 

“Natura Sonoris” explora a complexidade da relação entre o corpo e a luz. Em um palco vazio, o escuro é seguido por uma pintura luminosa desenhada em tempo real em torno do corpo da performer. A cenografia e a luz substituem o texto, fazendo com que o abstrato e figurativo confundam o olhar do espectador, abalando a fronteira entre o corpo humano e a paisagem.

  

A Mostra Italiana de Teatro de Rua integra a programação do Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo (CCBB/SP) em comemoração a sua primeira década de trajetória e conta ainda com a apresentação de “Lucigraphie”, no dia 21 de abril, às 18h30, no CCBB/SP.  

 

Usando uma linguagem que viaja entre a instalação e a pintura luminosa em escala urbana, o espetáculo cria, a partir da potencialidade do escuro, uma paisagem onde a visão real é constantemente desestabilizada pela ilusão de ótica. A trilha musical é a principal fonte de inspiração para o espetáculo e dialoga e impulsiona essas imagens poéticas que serão projetadas na fachada do CCBB/SP. 

 

 

SERVIÇO

“A Cena Imaterial” – Master Class de Luca Ruzza *

Quando: Dia 19 de abril, às 19h30 

Onde: Tusp 

Rua Maria Antônia, nº 294

*As inscrições para aprendizes devem ser realizadas no dia 15 de abril, das 13h às 18h30, na Secretaria da Escola.

 

“Lucigrafie” 

Quando: Dia 21 de abril, às 18h30

Onde: CCBB/SP

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo

Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: Grátis

 

“Natura Sonoris”

Quando: Dia 25 de abril 2011, às 18h30, e às 21h

Local: Tusp

Rua Maria Antônia, nº 294

Ingressos: Grátis – Retirada com 1 hora de antecedência

Duração: 40 min.

Classificação: livre