Antonio Gilberto fala sobre direção e gestão cultural no bate-papo online

Publicado em: 17/09/2013 |

O diretor e produtor teatral Antonio Gilberto, que dirige o Centro de Artes Cênicas (Ceacen) da Funarte, participará do bate-papo online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (19), das 16h às 17h, aqui no portal.

A conversa será movida por dois temas centrais: “A arte da direção da cena” e “Gestão cultural”. Ou seja, tanto a atuação do participante como diretor e sua atuação como gestor cultural serão compartilhadas com os internautas.

Antonio Gilberto é o convidado do bate-papo online desta semana

Sobre o convidado

Formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Psicologia pela PUC/RS, iniciou sua carreira profissional no Rio de Janeiro, como assistente de direção de Domingos de Oliveira na Companhia da atriz Dina Sfat.

Participa como assistente de direção em vários espetáculos, como “Irresistível aventura”, “Ninguém paga, ninguém paga”, “Cabaret filosófico” e “A primeira valsa”, entre outros. Assumiu, em outras, cargos de diretor de Produção e produção executiva.

Dirigiu os espetáculos: “Cabaret valentin”, de Karl Valentin, “As mais fortes”, de August Strindberg, e “Como se fosse a chuva”, três peças em um ato de Tennessee Williams, pela qual recebeu o Prêmio IBEU (Instituto Brasil Estados Unidos) de Melhor Diretor de Teatro, em 1997. Em 2003, encenou “Credores”, de Strindberg, e em 2006, “Werther”, criado a partir de “Os sofrimentos do jovem Werther”, de Goethe.

Em 2007, dirigiu e assinou o roteiro, em parceria com o ator José Mauro Brant, indicado para o Prêmio Shell de Melhor Ator, do espetáculo “Federico Garcia Lorca – pequeno poema infinito”. Em 2008, encenou “Contando Machado de Assis”. No ano seguinte, estreiou o espetáculo “Maria Stuart”, de Friedrich Schiller, e, em 2011, “A esposa e a noiva”, com dois contos de Tchecov.

Como pesquisador de Teatro, realizou diversas curadorias de exposições em homenagem a atores e diretores do teatro brasileiro. Também realizou uma série de fotobiografias para a Coleção Aplauso da Imprensa Oficial de São Paulo.

Bate-Papo Online com Antonio Gilberto

Temas: “A arte da direção da cena” e “Gestão cultural”

Quando: Quinta-feira (19), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat