SP Escola de Teatro

Aglaia Pusch e as Crianças

Uma garota de nove anos assistia à ópera “A Flauta Mágica”, de Mozart, observando, atenta, cada detalhe da montagem: história, música, cenário e figurino. Encantada com aquele universo, quis, imediatamente, fazer parte dele. Cinco décadas se passaram desde então, e Aglaia Pusch consolidou-se como atriz, cenógrafa, educadora, dramaterapeuta e tradutora, focando boa parte de sua trajetória no público infantil. 

 

Ela é a convidada do próximo Bate-Papo Online da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, promovido amanhã (18), das 16h às 17h. O tema da conversa é “Teatro para Crianças: Interpretação e Fundamentos”, mesmo nome do curso de Extensão Cultural que a artista ministrou na Escola, neste ano. No encontro virtual, Aglaia vai falar sobre o fazer teatral para crianças, levando em conta sua dimensão e significado. 

 

Aglaia Pusch formou-se como educadora na Pestalozzi Froebel Fachlochschule, em Berlim, Alemanha; estudou cenografia no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), com J. C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro, e fez cursos de artes cênicas na Escola de Comunicação e Artes da Universidade São Paulo (ECA/USP). 

 

Desde 1979, dedica-se ao trabalho com crianças e jovens como atriz, cenógrafa, educadora, dramaterapeuta, tradutora e dando aulas de teatro. Daquele ano até 1998, trabalhou na Associação Comunitária Monte Azul, onde foi uma das fundadoras do Centro Cultural Monte Azul, instituição que dirigiu durante quase 20 anos. Fundou, também, o Teatro Monte Azul. 

 

A partir de 1994, passou a atuar como curadora e produtora de mostras e festivais internacionais de teatro para jovens e crianças, dentre eles o Festival Internacional Paidéia de Teatro para a Infância e Juventude: Uma Janela para a Utopia. Em 1998, criou, junto com Amauri Falseti e Rogério Modesto, a Paidéia Associação Cultural, onde até hoje atua como atriz e diretora. 

 

Mais recentemente, completou sua formação como dramaterapeuta, coordenada pela holandesa Jessica Westerkamp, em Florianópolis. 

 

Participou da montagem de espetáculos, workshops e como convidada em festivais de teatro de vários países pelo mundo, tais como o Festival Little Ladies and Little Gentlemen, em Ankara, Turquia (2010); o Raising Walls, Building Bridges, em Lecce, na Itália (2011); o Westwind – Festival Internacional do Teatro de Comédia, em Colônia, Alemanha (2011), e o festival de teatro infantojuvenil Augen Blickmal, em Berlim, na Alemanha (2011, 2009, 2007 e 2005).

 

Serviço

Bate-Papo Online com Aglaia Pusch

Tema: Teatro para Crianças: Interpretação e Fundamentos

Quando: Quinta-feira (18/10), das 16h às 17h 

www.spescoladeteatro.org.br/chat

 

 

Texto: Felipe Del

Sair da versão mobile