Adaap é indicada ao Prêmio Aplauso Brasil; votação está aberta no site

Publicado em: 04/08/2019 |

Grupo de artistas fundadores da Adaap, Organização Social que gere a SP Escola de Teatro. Foto: André Stefano/SP Escola de Teatro

A Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), Organização Social que gere a SP Escola de Teatro, está entre os quatro indicados do Prêmio Aplauso Brasil na categoria Destaque do 1º semestre de 2019. A lista com os concorrentes, disponível para votação popular no site do Aplauso Brasil, foi divulgada no último sábado (3).

A Adaap, integrante da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (Abraosc), é uma Organização Social e exemplo do modelo de gestão de Políticas Públicas que vem sendo implantado pelo governo de São Paulo desde 2004, com base na Lei Complementar n° 846/98 e no Decreto Estadual nº 43.493/98.

Integram os Amigos da Praça a atriz Cléo De Páris, o iluminador Guilherme Bonfanti, o ator e diretor Hugo Possolo, o ator e dramaturgo Ivam Cabral, o cenógrafo  J.C. Serroni, a dramaturga Marici Salomão, o ator Raul Barreto, o sonoplasta Raul Teixeira e o diretor Rodolfo García Vázquez.

Referência no Brasil e no exterior, a Adaap criou um modelo inovador de educação nas artes, cujo lema está centrado na perspectiva de que “artistas formam artistas”. Dessa forma, prezam-se a autonomia dos estudantes e a integração sistêmica de todas as áreas artísticas do teatro.

Além da SP Escola de Teatro, instituição pública criada em 2009, a Associação gere também a Escola Livre de Audiovisual (ELA) e a MT Escola de Teatro – esta última, em Cuiabá, em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, a Universidade do Estado de Mato Grosso e a companhia Cena Onze.

No Prêmio Aplauso Brasil, a Adaap foi indicada à categoria Destaque “pelo modelo inovador de gestão cultural praticando a inclusão, democracia e união no fazer artístico”, conforme apontado pelos jurados. Concorrem ainda André Grynwask e Pri Argoud, a Oficina Cultural Oswald de Andrade e o projeto de ocupação Noites Sujas no Teatro Arena.

RECONHECIMENTO

Na lista de indicados do primeiro semestre de 2019 do Prêmio Aplauso também está o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral, que concorre na categoria Melhor Ator, pelo seu trabalho em “Mississipi”.

A peça, indicada à premiação na categoria Melhor Espetáculo, dirigida por Rodolfo García Vázquez, coordenador de Direção da SP Escola de Teatro, foi criada pela companhia Os Satyros para celebrar os 30 anos de criação do grupo. A obra retrata três momentos históricos distintos da Praça Roosevelt, em São Paulo.

Para votar no Prêmio Aplauso Brasil, clique aqui.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro