Acessibilidade no teatro é tema de curso digital gratuito

Publicado em: 31/07/2020

A acessibilidade para todos é tema em qualquer lugar da sociedade. E o teatro não pode ficar de fora disso.

Pensando em tornar cada vez mais forte este preceito na comunidade artística, a Indelicada Cia. Teatral oferece gratuitamente a Oficina de Acessibilidade Comunicacional em Espetáculos, que será ministrada pelo ator Thiago Santana.

Os interessados poderão acessar a atividade na plataforma Zoom, sendo necessário apenas garantir a inscrição pela Sympla.

A oficina é parte de uma série de atividades do projeto “O Príncipe – Circulação Nacional”, que tem o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e acontece integralmente on-line.

Esta formação é direcionada para estudantes e profissionais de Teatro (atores, produtores e diretores), Intérpretes de Libras e audiodescritores e não há cobrança de taxa de inscrição/matrícula para participar.

Com a oficina, profissionais de Teatro serão estimulados a desenvolver e produzir espetáculos acessíveis. Além disso, serão levantadas discussões e reflexões acerca da importância da Acessibilidade Comunicacional em Espetáculos Teatrais e serão apresentados os mecanismos e ferramentas para a realização da mesma, sendo eles: Língua de Sinais e Audiodescrição.

A oficina terá um caráter teórico e prático, com estudos de casos, simulações de cenas acessíveis e debates. Haverá intervalo para que os participantes façam os exercícios propostos pelo ministrante.

Para tirar qualquer dúvida ou obter mais informações basta entrar em contato pelo e-mail contato@indelicada.com.

A Indelicada informa que serão três turmas, nos seguintes dias e horários:

05 de agosto de 2020, das 14h às 19h
12 de agosto de 2020, das 14h às 19h
19 de agosto de 2020, das 14h às 19h

 

View this post on Instagram

#oficina A Indelicada Cia. Teatral oferece gratuitamente a Oficina de Acessibilidade Comunicacional em Espetáculos, que será ministrada pelo ator Thiago Santana. Os interessados poderão acessar a atividade na plataforma Zoom, sendo necessário apenas garantir a inscrição pela Sympla (link na bio). A oficina é parte de uma série de atividades do projeto “O Príncipe – Circulação Nacional”, que tem o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e acontece integralmente on-line. Esta formação é direcionada para estudantes e profissionais de Teatro (atores, produtores e diretores), Intérpretes de Libras e audiodescritores e não há cobrança de taxa de inscrição/matrícula para participar. Com a oficina, profissionais de Teatro serão estimulados a desenvolver e produzir espetáculos acessíveis. Além disso, serão levantadas discussões e reflexões acerca da importância da Acessibilidade Comunicacional em Espetáculos Teatrais e serão apresentados os mecanismos e ferramentas para a realização da mesma, sendo eles: Língua de Sinais e Audiodescrição. A oficina terá um caráter teórico e prático, com estudos de casos, simulações de cenas acessíveis e debates. Serão três turmas, nos seguintes dias e horários: 🗓 05 de agosto de 2020, das 14h às 19h 🗓 12 de agosto de 2020, das 14h às 19h 🗓 19 de agosto de 2020, das 14h às 19h. Ressaltamos que haverá intervalo para que os participantes façam os exercícios propostos pelo ministrante. Para tirar qualquer dúvida ou obter mais informações basta entrar em contato pelo e-mail contato@indelicada.com #teatro #indelicadaciateatral

A post shared by Indelicada Cia. Teatral (@indelicadaciateatral) on

 

CULTURA EM CASA

Assim como outros equipamentos, a SP Escola de Teatro criou uma programação especial na internet para oferecer ao seus seguidores. Assim, está disponível uma série de conteúdos multimídia, como vídeos de espetáculos e de palestras e bate-papos de nomes como as atrizes Fernanda Montenegro, Nathalia Timberg e Denise Fraga, a monja Coen, a escritora Adélia Prado e o pastor Henrique Vieira, além de cursos gratuitos a distância.

O acervo ainda inclui filmes produzidos pela Escola Livre de Audiovisual (ELA) – iniciativa da Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap), gestora da SP Escola de Teatro – em parceria com instituições internacionais, com a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia).




Relacionadas:

Notícias | 13/ 08/ 2020

Festival comKids traz mostra de filmes grátis no digital

SAIBA MAIS

Notícias | 13/ 08/ 2020

Humorista Gregório Duvivier faz solo Sísifo no teatro digital

SAIBA MAIS

Notícias | 13/ 08/ 2020

Tijolo por Tijolo: Alcione lança novo disco e turnê digital em live

SAIBA MAIS

 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign