EN | ES

A pedagogia no teatro de grupo, em debate no colóquio

Publicado em: 30/08/2013 |

O debate sobre “A pedagogia no teatro de grupo” continua com a 9ª mesa do colóquio “O que é pedagogia do teatro?”, promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que acontece amanhã (31), às 12h30, com o diretor Fernando Neves, do grupo Os Fofos Encenam, e o diretor artístico, integrante e fundador do grupo potiguar Clowns de Shakespeare, Fernando Yamamoto. A mediação é da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA-USP e que também responde pela curadoria de todo o evento. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Sobre o colóquio
O colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro. Os assuntos, que se estenderão até o final deste ano, serão debatidos em 13 mesas, que vão enfocar a Pedagogia do Teatro, na prática e na teoria.

Sobre os participantes da 9ª mesa

Fernando Neves

Integrante do grupo Os Fofos Encenam, fundado em 1992, no curso de Artes Cênicas da Unicamp, é diretor teatral, ator, coreógrafo e bailarino. Descendente de família circense, desenvolve, atualmente, pesquisa sobre a estética do circo-teatro. Como ator, trabalhou em mais de 20 espetáculos, sob a direção de Marcio Aurelio, Gabriel Villela, William Pereira, Francisco Medeiros, Maurice Vaneau, Carlos Alberto Soffredini e Marco Nanini, entre outros. Dentre os prêmios que já recebeu estão: Governador do Estado (1988), na categoria melhor ator, pelo espetáculo “Lampião e Maria Bonitinha no Reino do Divino”; Festivale, na categoria melhor diretor (“A Mulher do Trem”), e, em 2004, o Prêmio Qualidade Brasil de melhor ator em “Assombrações do Recife Velho”.

Fernando Yamamoto

Diretor artístico, integrante e fundador do grupo de teatro Clowns de Shakespeare, formado em 1993, em Natal (RN). Arquiteto de formação, tem especialização em Ensino do Teatro, ambos pela UFRN. O Clowns de Shakespeare vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa teatral com foco na construção da presença cênica do ator, musicalidade da cena e do corpo no teatro popular, sempre numa perspectiva colaborativa. A companhia traz importantes conquistas que lhe conferem uma posição de referência na cena potiguar e nordestina: passou por mais de 80 cidades de 21 Estados e participou de alguns dos mais importantes festivais brasileiros. Com o espetáculo “Sua Incelença, Ricardo III”, o grupo foi convidado para participar do Festival Santiago a Mil, no Chile, em 2012, e do Festival Tchecov, em Moscou, em 2013.

Ingrid Dormien Koudela
Livre-docente e professora do Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas na ECA/USP. Docente do Curso de Licenciatura em Teatro da Uniso (Universidade de Sorocaba). Autora de “Jogos Teatrais” (Ed. Perspectiva, 2011), é tradutora e introdutora do sistema de Jogos Teatrais de Viola Spolin no Brasil. Pesquisadora de Bertolt Brecht, publicou os seguintes livros de sua autoria: “Brecht — Um Jogo de Aprendizagem” (2007); “Um Voo Brechtiano” (1992); “Texto e Jogo” (2010) e “Brecht na Pós-Modernidade” (1996), todos pela Perspectiva. Organizadora do volume “Heiner Müller — O Espanto no Teatro” (Perspectiva, 2003). Com o Prof. Dr. Jacó Guinsburg, publicou a tradução da obra de Georg Büchner, “Georg Büchner — Na Pena e na Cena” (Perspectiva, 2004), indicado ao Prêmio Jabuti, em 2005.

Serviço
Colóquio: “O que é pedagogia do teatro?”

Mesa 9: “A pedagogia no teatro de grupo II”
Com Fernando Neves e Fernando Yamamoto
Quando: Sábado (31), das 12h30 às 14h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação
Tel. (11) 3775-8600
Grátis
 

 

Texto: Esther Chaya Levenstein