EN | ES

A Noção da Verdade no Campo das Artes é Tema de Curso de Difusão Cultural

Publicado em: 12/04/2011

O psicanalista Sergio Zlotnic pretende criar um espaço de reflexão sobre  cultura, subjetividade e psicanálise em curso de Difusão Cultural oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

 

Dividido em dois módulos, o curso “Teatro, Cultura e Psicanálise” teve início com o módulo O Aspecto Ficcional da Noção de Verdade em Freud, onde os participantes utilizaram um caso clínico de Freud, de 1895, para acompanhar o desenvolvimento do pensamento que levaria à inauguração da psicanálise, em 1900.

 

Já no segundo módulo, que abre suas inscrições na segunda-feira (18/04),  Zlotnic pretende verificar os limites entre o documento e a ficção na atualidade, a partir de visitas a exposições de artes plásticas, peças, vinhetas de literatura, cinema, etc, para criar um espaço de reflexão que considere os casos em que as fronteiras que distinguem fato e ficção se confundem.

 

Assim, em O Aspecto Ficcional da Noção de Verdade no Campo das Artes, os participantes vão ser convidados a desafiar as demarcações do pensamento cartesiano da cultura ocidental e acessar uma lógica que dê conta de paradoxos e contradições inerentes à condição humana. Examinando, deste modo, a voz passiva a que o sujeito está submetido.

 

Voltado para estudantes de teatro, atores, psicólogos, psicanalistas e interessados no campo das artes em geral, o curso pretende conceber o teatro como algo em transformação e que se autorrenova. “A ideia é problematizar e equacionar as questões fundamentais que implicam o sujeito contemporâneo e levar o participante a aproximar-se de suas indagações para, na sequência, tomar consciência de sua maneira peculiar de habitar o mundo”, comenta Zlotnic.

 

“Dando ênfase à necessidade de ‘ficcionalizar’ a própria história, como condição de deixar uma marca singular em suas criações, o participante será estimulado a desenvolver maior capacidade de escuta para o material que sua personagem desperta em si mesmo. Os diálogos com o realismo são evidentes”, revela o psicanalista.

 

Zlotnic possui graduação (1981) na Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), mestrado (1990) e doutorado (2002) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Fez pós-doutorado, entre 2007 e 2009, pelo Instituto de Psicologia da USP com pesquisa subsidiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

É psicólogo e psicanalista, com consultório particular desde 1981. Os seus temas de interesse e de investigação teórico-clínico são: Freud e a Psicanálise, Ferenczi, trauma, a técnica da psicanálise, diálogos entre a psicanálise e o campo das artes e metapsicologia da associação livre.

 

Os interessados no curso devem ficar atentos ao prazo das inscrições que se inicia na segunda-feira (18/04). O curso será realizado às segundas-feiras, das 14h às 17h, com início em 23/05 e término em 11/07.

 

Acesse www.spescoladeteatro.org.br/difusao-cultural e saiba mais sobre a programação de Difusão Cultural para o primeiro semestre de 2011.