EN | ES

A Gênese da Vertigem

Publicado em: 08/12/2011 |

O processo de criação de “O Paraíso Perdido”, espetáculo inaugural do Teatro da Vertigem, é relatado no livro “A Gênese da Vertigem”, de Antônio Araújo, diretor artístico do grupo e professor do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O lançamento da publicação está marcado para segunda-feira (12), a partir das 19h, na Livraria da Vila dos Jardins.

 

 

O Livro

A arte, pelo menos aquela que deixa um legado, tem seus fundamentos na linguagem, na comunicabilidade, na pertinência e na permanência, o que não quer dizer que, ao aparecer, obras relevantes sejam imediatamente reconhecidas. Muitas vezes, são ignoradas ou desprezadas, e outras, polemizadas ou contestadas. De fato, contemporaneamente, constatar ou atribuir valor a uma obra tornou-se tarefa das mais espinhosas e difíceis, seja pela multiplicação de técnicas e modos de apresentação, seja pela complexidade da discussão, em termos acadêmicos, ou ainda pela intensa especulação de um mercado que parece agir e reagir aleatoriamente. 

 

A cena teatral brasileira, entretanto, tem demonstrado sua vitalidade e seu frescor, distinguindo-se particularmente no ambiente artístico nacional. O Teatro da Vertigem, nesse contexto, tornou-se um representante indiscutível desse vigor. Ao recusar uma liderança carismática e personalista e ao assumir o processo de criação como uma  construção árdua e coletiva, de um lado, e ao incorporar o ambiente urbano, fazendo de edifícios e paisagens icônicas da cidade palco de seus espetáculos, de outro, o Teatro da Vertigem, agora comemorando vinte anos de estrada, renovou radicalmente a linguagem da arte, para além dos tablados e das fronteiras nacionais. 

 

Em “A Gênese da Vertigem”, que a editora Perspectiva publica em sua coleção Estudos, Antonio Araújo, diretor artístico e um dos idealizadores da companhia, relata o processo de criação de O Paraíso Perdido,  espetáculo inaugural do repertório do grupo e encenado pela primeira vez em 1992, na igreja de Santa Ifigênia, em São Paulo, descortinando ao leitor de língua portuguesa o fascinante making of deste, que hoje se reconhece ser um marco da cena contemporânea brasileira. Esse lançamento marca o início das comemorações de 20 anos do Teatro da Vertigem, que ocorrerá em 2012.