6º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council traz dramaturgos da Argentina, Escócia e Alemanha

Publicado em: 08/09/2014 |

Começa hoje (8) o 6º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, que trará a São Paulo nomes mundialmente reconhecidos da dramaturgia, cinema e atuação, em uma programação totalmente gratuita. Tendo como tema principal “Dramaturgia e memória”, serão workshops, palestras, encenações e leituras dramáticas que suscitarão reflexões acerca dos processos de criação que se valem da memória como tema ou dispositivo.

No encontro inaugural, hoje (8), às 20h, Rafael Spregelburd (Argentina) e Grace Passô (Brasil) discutem o papel da memória na construção dramatúrgica, sob mediação do jornalista e crítico Gustavo Fioratti. O premiado dramaturgo, diretor de teatro e cinema argentino, popularizado como ator, também ministra, de hoje a quarta-feira (10), o workshop “Construção de narrativas contemporâneas”.

Outra convidada especial, a dramaturga escocesa Jo Clifford participa, ao lado de Kiko Marques e com mediação de César Augusto, de uma mesa-redonda sobre “Personagem e memória”, no dia 25 de setembro, às 20h. Jo, que tornou-se a primeira dramaturga assumidamente transgênero a ter uma peça no West End de Londres, ainda ministra, do dia 15 ao 18, o workshop “A empatia na escrita dramatúrgica – Desenvolvendo a escuta”.

No dia 17, às 20h, será realizada a leitura dramática de “Paquiderme”, com Daniel Alvim e Luciano Gatti, texto de Daniel Farias e direção de Johana Albuquerque. O texto foca num jogo de forças entre dois homens, tecendo conexões com o mito do duplo.

O dramaturgo alemão Dirk Laucke, que conduz, de 22 a 25 de setembro, o workshop “Todas as peças são sobre mentiras”, participa, no dia 24, às 20h, de uma mesa-redonda. Com mediação de Marici Salomão – que é coordenadora do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council e também do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro –, Dirk e  Leonardo Moreira discutem “Tema e memória”.

Na última semana do Ciclo, Kiko Marques ministra o workshop “Preparando os fantasmas”, baseado nos processos dramatúrgicos desenvolvidos na Velha Companhia para realizar um estudo prático sobre o momento que antecede o escrever. Sob sua orientação, de 29/9 a 2/10 os participantes poderão ir ao palco para improvisar, com o objetivo de abrir camadas de entendimento do material. Não é necessário ter experiência em atuação.

Encerrando esta edição, no dia 1º de outubro, às 20h, será apresentada a peça “Melhor ir mais cedo pular da janela”, escrita e dirigida pelo brasileiro Léo Moita, com atuação de Val Salles.

Para mais informações sobre a programação, acesse o site do Núcleo.

Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council

O Núcleo de Dramaturgia nasceu em 2007, com o objetivo de promover o intercâmbio de conceitos e práticas brasileiras, britânicas e latino-americanas no campo das artes cênicas, com foco na dramaturgia enquanto prática e reflexão.

Descobrir novos talentos, oferecendo aprimoramento de excelência da escrita é a função principal do Núcleo, que incentiva a criação de dramaturgias que expressem novas visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas.

O foco do projeto, no entanto, não é investir em autores e autoras talentosos que já tiveram projeção na mídia, mas justamente criar oportunidade para que textos oriundos de talentos desconhecidos se desenvolvam e se tornem conhecidos.

Importante também é facilitar o encontro entre dramaturgos brasileiros e internacionais, com intuito de manter viva, renovada e criativa a produção teatral de ambas as partes.

6º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council

Quando: De 8/9 até 2/10

Onde: Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso

Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César