SP Escola de Teatro

30 Anos de CPT

Há 30 anos, o Sesc São Paulo criou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado pelo diretor Antunes Filho. O objetivo do projeto era dar continuidade às pesquisas estéticas do Grupo Macunaíma. Em comemoração a essas três décadas de existência, o Sesc vai promover uma série de encontros, conferências e workshops. 

 

A primeira atividade está marcada para hoje (21), às 20h, no Teatro Anchieta. Lá, será realizada a conferência “O Novo Corpo do Drama”, com o dramaturgo francês Jean-Pierre Sarrazac e o autor e diretor brasileiro Sérgio Carvalho. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência.

 


Jean-Pierre Sarrazac e Antunes Filho (Foto: Silvinha Gomez)

 

Logo após a palestra, haverá o lançamento do livro “Léxico do Drama Moderno e Contemporâneo”, escrito por integrantes do Grupo de Pesquisas sobre a Poética do Drama Moderno e Contemporâneo da Universidade de Paris III, coordenado por Sarrazac.

 

A publicação reúne 57 verbetes que apresentam e discutem um conjunto de conceitos sobre o assunto que o próprio título revela, analisando os séculos XX e XXI e partindo da concepção da “crise do drama”, formulada e analisada por Peter Szondi em “Teoria do Drama Moderno”.

 

Na sexta-feira (23), será apresentada uma leitura dramática de “La Boule d’Or”, também de Sarrazac, com direção de Nelson Baskerville. Os atores que participam são Bruno Giordano, Carol Gonzalez, Lígia Cortez, Roberto Borenstein e o próprio Baskerville. A leitura, que será realizada no Espaço CPT/Sesc (7º andar), às 21h, também é gratuita.

 

 

A SP Escola de Teatro e o CPT

 

Diversos profissionais que trabalham na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco desenvolvem – ou já desenvolveram – seus trabalhos no Centro de Pesquisa Teatral do Sesc de São Paulo. 

 

Em 1987, ingressaram no Grupo Macunaíma: Raul Teixeira, coordenador de Sonoplastia da Escola, e J. C. Serroni, coordenador de Cenografia e Figurino. Entre 1997 e 1998, Teixeira criou e coordenou o primeiro curso de Designer Sonoro – Sonoplastia Para Teatro no CPT. 

 

Serroni ainda faz parte da companhia, coordenando o Núcleo de Cenografia do centro.  Ao seu lado, está Telumi Hellen, a formadora de Cenografia e Figurino da Escola, que, por 11 anos, fez parte do grupo de Antunes. Além de aperfeiçoar sua formação no centro de pesquisa, a coordenadora do curso de Dramaturgia da Escola, Marici Salomão, também esteve à frente do Círculo de Dramaturgia do CPT, entre 1998 e 2003. 

 

Por fim, Cléo De Páris, coordenadora do Programa Kairós – departamento da SP Escola de Teatro responsável, entre outras funções, por oferecer a Bolsa-Oportunidade aos aprendizes da Instituição –, também cursou teatro no centro. 

  

 

Texto: Jéssika Lopes
Sair da versão mobile