EN | ES

2º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council

Publicado em: 17/11/2010 |

Dramaturgos e diretores brasileiros, britânicos e latino-americanos se reúnem, entre os dias 19 e 25 de novembro, para o 2º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi – British Council. O evento contará com workshops e mesas-redondas e será realizado no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso.

 

Entre os dias 19 e 21 de novembro, serão realizados workshops com os dramaturgos latinos Alejandro Tantanian (Argentina) e Victor Viviescas (Colômbia), programa voltado a autores novos e emergentes. Alejandro ministrará o workshop “Alguns Elementos para uma Iniciação à Dramaturgia”, enquanto Victor será responsável por outro intitulado “Real / Irreal: Trabalho de Indagação do Material Dramático”.

 

Na segunda (22), três mesas-redondas farão parte da programação. A primeira, “A Influência da Diversidade Cultural nos Processos Criativos”, formada pelo diretor Sérgio Ferrara, pelo dramaturgo Samir Yazbek e com mediação de Marici Salomão, coordenadora do Núcleo e do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A mesa contará, ainda, com uma participação de Zen Salles, autor do espetáculo “Pororoca”, atualmente em cartaz no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, e, também, participante da 2ª turma do Núcleo de Dramaturgia.

 

A segunda mesa, “O Diálogo entre Autores Latinoamericanos: Realidade ou Ficção?”, será composta pelo dramaturgo brasileiro Aimar Labaki e por dois dramaturgos e diretores latinoamericanos: Alejandro Tantanian (Argentina) e Victor Viviescas (Colômbia). A mediação será do diretor brasileiro Reginaldo Nascimento.

 

A última contará com as presenças de profissionais britânicos e brasileiros e tem como tema “Raízes Culturais e Diferentes Visões de Mundo: Liverpool e São Paulo”, que propõe estabelecer paralelos entre as produções dramatúrgicas de Liverpool e São Paulo. A mesa será composta pelas dramaturgas Suzanne Bell e Lizzie Nunnery e, também, pela diretora Sue Dunderdale, todas inglesas. Representando o Brasil, o diretor do Grupo Os Satyros, Rodolfo García Vázquez também participa da mesa. A mediação fica a cargo da teórica, ensaísta e docente no campo das artes cênicas Silvana Garcia.

 

Para encerrar, duas leituras dramáticas, em português, apresentarão ao público os textos “The Swallowing Dark”, de Lizzie Nunnery, e “Cada Tanto Todo Vuelve Como Ahora”, escrito por Paloma Vidal, aluna da 2ª turma do Núcleo de Dramaturgia. As leituras serão realizadas às 16h30 e 19h, respectivamente.

 

O tema principal o Multiculturalismo na Dramaturgia Contemporânea e, segundo Marici Salomão, o objetivo do evento é refletir, organizar e estimular o pensamento sobre dramaturgia contemporânea. “Neste ano, são mais profissionais internacionais participando do Ciclo, como os latinoamericanos Victor Viviescas e Alejandro Tantanian, respectivamente da Colômbia e Argentina. Eles refletirão com dramaturgos, diretores e pesquisadores brasileiros e britânicos sobre o tema do multiculturalismo nas mesas-redondas, e estão trazendo workshops interessantes a iniciantes e emergentes em dramaturgia. Um diferencial é o workshop para novos diretores. Afinal, eles deverão responder, em breve, aos desafios de uma nova dramaturgia que começa a surgir.”

 

As inscrições estão abertas até as 12h de sexta-feira (19) e devem ser feitas por meio do site www.sesisp.org.br/dramaturgia. A entrada é franca e as vagas são limitadas. Todos os participantes receberão certificado.

 

Para participar das leituras dramáticas e mesas-redondas é necessário fazer reservas pelos telefones (11) 3146-7395 / (11) 3146-7401. Para os workshops, as inscrições serão aceitas somente pelo site www.sesisp.org.br/dramaturgia.

 

SERVIÇO:
2º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council
Local: Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1313, em frente à estação Trianon-Masp do metrô)
Data e horário: de 19 a 25/11 (de sexta-feira a quinta-feira).
Entrada franca
Capacidade: 50 lugares
Reservas para as leituras dramáticas e mesas-redondas: (11) 3146-7395 / (11) 3146-7401
Inscrições para os workshops: www.sesisp.org.br/dramaturgia.