10 coisas que talvez você não saiba sobre a SP Escola de Teatro

Publicado em: 05/10/2016

Se você segue as notícias e posts da SP Escola de Teatro, já sabe algumas coisas sobre a Instituição. Mas talvez você não saiba de algumas de nossas outras curiosidades. Dá uma olhada aqui:

1 – A Escola começou com a pergunta “Como seria a escola de teatro dos seus sonhos?” 
 
 
Na segunda metade dos anos 2000, artistas do teatro — principalmente da Praça Roosevelt — tiveram a ideia de criar a Escola. A pergunta que os norteava era “Como seria a escola de teatro dos seus sonhos?”. As respostas deram forma à SP Escola de Teatro.
 
2 – Grandes nomes do teatro paulistano trabalham conosco
 
 
Profissionais gabaritados são responsáveis pelos cursos oferecidos na Escola. Há, por exemplo, o iluminador Guilherme Bonfanti (do celebrado Teatro da Vertigem), o diretor Rodolfo García Vázquez (d’Os Satyros) e o arquiteto cênico J.C. Serroni (responsável pelos projetos de diversos teatros paulistanos).
 
3 – Somos reconhecidos internacionalmente
 
 
Temos diversas parcerias com instituições estrangeiras, com destaque para países como a Suécia e a Finlândia que, inclusive, estudam importar o sistema pedagógico desenvolvido na Escola.
 
4 – Oferecemos intercâmbios muito, muito legais
 
 
Com esse reconhecimento internacional, construímos parcerias que nos possibilitam enviar alguns de nossos aprendizes para o exterior. Já pensou em passar um tempo estudando na Inglaterra, na Suécia, no Chile… ?
 
5 – Todos os cursos são gratuitos
 
 
Sim! Seja nos Cursos Regulares (com dois anos de duração) ou nos de Extensão (mais curtos, com 64 horas apenas), os aprendizes não pagam mensalidade para frequentar as aulas. E a maioria das outras atividades que rolam por aqui — como mesas de discussão e peças de teatro — são grátis também!
 
6 – Temos duas sedes
 
 
Estamos na Praça Roosevelt e, por enquanto, na Vila Buarque. Em breve, esta será transferida para o Brás. As atividades da Escola se dividem nas sedes.
 
7 – Quem estuda aqui acaba brilhando nos palcos
 
 
Não é nem um pouco raro ir ao teatro por aí e ver aprendizes da Escola brilhando nos palcos: pode ser em cima deles ou atrás deles. As fichas técnicas das peças paulistanas estão repletas de aprendizes egressos (e, às vezes, até atuais)!
 
8 – Todo ano temos palestras incríveis
 
 
Muita gente boa já palestrou aqui. Este ano tivemos Maria Fernanda Cândido, Alessandra Negrini e Márcia Tiburi. Nossa lista ainda inclui Adélia Prado, Denise Fraga e ninguém menos que Fernanda Montenegro.
 
9 – A biblioteca é aberta ao público
 
 
Nossa biblioteca, claro, é voltada para as Artes Cênicas. Mas isso não significa que só tem acesso a ela quem é aluno. Qualquer um pode pegar livros emprestados! É só trazer a identidade e um comprovante de residência.
 
10 – A SP Escola de Teatro é escola, mas também é teatro
 
 

Além de muitas aulas, rolam várias peças por aqui! Dê uma olhada em tudo que está em cartaz




Relacionadas:

Notícias | 25/ 01/ 2022

Estudantes do curso técnico em teatro da SP apresentam a Mostra de Experimentos do 2º semestre de 2021

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 01/ 2022

Reabertura do Cine Bijou pelos Satyros é destaque no SPTV, da TV Globo

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 01/ 2022

SP Transvisão E Coordenação de Políticas para Diversidade Sexual da Sec. da Justiça e Cidadania promovem mutirão de emissão de RG com o nome social

SAIBA MAIS