EN | ES

Extensão Cultural / INSCRIçõES ABERTAS

Ikebana e a arte da direção teatral

Estimular a prática da arte de dirigir, traduzindo princípios de ikebana para o seu trabalho. Ikebana é a arte japonesa de arranjo de flores e tem (pelo menos) três princípios que ajudam um diretor de palco a entender pontos essenciais de sua própria arte. Nos dois primeiros dias da oficina, os participantes criarão arranjos de flores. Nos outros 3 dias do workshop, irão a traduzir os princípios ikebana na arte de dirigir.

Orientadoras: Saana Lavaste e Riitta Salastie (Finlândia)

As aulas serão ministradas em inglês com tradução.

circle 5 a 9 de fevereiro de 2018
Segunda a sexta, das 9h às 13h45
Local: Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210, Centro


INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Saana Lavaste (Mestra em Direção) trabalhou como diretora por 17 anos na Finlândia, especializada em peças contemporâneas e novas. Lavaste esteve envolvida na fundação de três grupos de teatro e trabalhou em muitos dos maiores palcos do país, incluindo o Teatro Nacional Finlandês e o Teatro da Cidade de Lahti. Ela também estudou pedagogia na Universidade de Helsinque. Atualmente, trabalha como professora de direção na Universidade de Artes de Helsinque (Uniarts).

Riitta Salastie (PhD em Arquitetura) estudou ikebana com professores japoneses há mais de 30 anos, desde 1987. Ela possui as licenças clássicas Saga Goryu e Sogetsu -ikebana. Como arquiteta, ela está interessada no espaço e algumas de suas obras ikebana podem ser vistas como uma espécie de instalações arquitetônicas feitas de material vegetal vivo. Riitta Salastie também é um artista de caligrafia. A influência desses estudos pode ser vista em suas obras de ikebana como uma forte ênfase na beleza da linha.

Público
Diretores, atores, dramaturgos e alunos de artes cênicas em geral. 12 vagas

Seleção
Carta de interesse (máximo uma lauda), Currículo (máximo duas laudas). Escritos me português ou inglês.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 12 a 28 de janeiro
Aprovados: 31 de janeiro
Matrícula online: 1 de fevereiro

*Material quando solicitado é de responsabilidade do aluno:
Será solicitado trazer: uma toalha pequena, flores frescas e 1 prato raso de apenas uma cor diâmetro 25/30cm , altura 5/7 cm


Dramaturgia e Dramaturgismo

O curso, teórico e pratico, baseia-se nos conhecimentos práticos e experiências do ministrante; tratará de diferenças entre dramaturgia convencional, de escritura literária ou de gabinete e a o dramaturgia de palco. Embora verse também sobre o dramaturgismo convencional alemão, foco central do curso é a dramaturgia de cena análoga à italiana, mais próxima da que se tem feito no Brasil.

Orientador: Mauricio Paroni

circle De 15 de janeiro a 7 de fevereiro de 2018
Segunda a sexta, das 14 às 17h
Local: Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Mauricio Paroni é encenador, professor e pesquisador das Artes Cênicas. Também trabalha com roteiros para Cinema.

Público
Acima de 18 anos, interessados em Teatro em geral; atores, diretores, dramaturgos e profissionais de palco e audiovisuais. 35 vagas.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 24 de novembro a 17 de dezembro
Aprovados: 10 de janeiro de 2018
Matrícula online: 11 de janeiro de 2018

*Material quando solicitado é de responsabilidade do aluno





O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign