Extensão Cultural / INSCRIçõES ABERTAS

Curso Online | Abordagem prática: Criação e Roteiro

Escrever é uma das atividades mais prazerosas e bonitas que existem e a arte de criar histórias, narrativas e personagens únicos é de suma importância para a manutenção e o crescimento da cultura mundial. O roteiro é o esqueleto, a base de toda produção artística e audiovisual.

Do ponto de vista prático,  a tarefa do roteirista, de escrever cenas e enredos para filmes, séries, propagandas, peças ou séries se transformou cada vez mais necessária e valiosa, vide o aumento estrondoso de produção multimídia no Brasil e no exterior. Estudantes, curiosos e até profissionais que já trabalhem com  roteiro podem se inscrever no curso, pois o objetivo é capacitar escritores ou aprimorar as técnicas de quem já atua no mercado de criação e roteiro e deseja ter novas inspirações.

Objetivo
Este curso de extensão cultural propõe um artificio didático simples para tornar reais algumas práticas.
Através da redação do roteiro de uma festa virtual, cada participante construirá uma situação dramatúrgica decidindo quem entra e quem sai com quem, onde, como e por quê.

O primeiro encontro semanal será teórico e histórico, devolutivo de temas históricos em que deverão “guiar” os “acontecimentos” a serem explanados, no segundo encontro, por cada participante – seguido de brevíssima discussão do que foi feito.

Os temas semanais serão originados da narração Pirandelliana siciliana em sintonia com a África mediterrânea e pelas indagações do cineasta Eisenstein sobre regularidade e irregularidade narrativa.

O artificio da “festa” é uma estratégia didática, sobre a narração por meios de imagem, internet e simulacros; O teatro on line (ou como queiram chamá-lo), como as festas on line, simulacros ou não, são uma realidade que se impõe diante dos acontecimentos atuais; agir projetual e didaticamente nessa realidade é, enfim, produção de cultura

Orientador: Mauricio Paroni

Depois de cursar a Faculdade de Direito, a ECA e a Filosofia da USP, diplomou-se na “Scuola D’Arte Drammatica ‘Piccolo Teatro’ di Milano”, hoje “Paolo Grassi”, onde foi professor residente de 1985 a 1999. Desde 1998, está artisticamente associado à companhia escocesa “Suspect Culture”; foi professor residente na Universidade Statale di Pavia em 1999 (Itália), da Volda Universitat, Noruega (2003) e da Royal Scottish Academy of Music and Drama (Glasgow, Escócia, 2002-3-4). Teve como professores, entre outros: Tadeusz Kantor, Thierry Salmon, Josef Svoboda, Eckhardt Schall, Martin Esslin, Iva Hutchison Formigoni, Enrico Job, Hubert Westkemper, Luca Ronconi, Massimo Castri, Vannio Vanni, Gigi Saccomandi, Ettore Capriolo, Lorenzo Arruga e Heiner Muller, com quem trabalhou como ator no espetáculo “Shakespeare Cocktail”, em 1988.

Dirigiu mais de 30 espetáculos (por dez anos, foi diretor estável no Centro di Ricerca per il Teatro, de Milão) entre a Itália, o Reino Unido e o Brasil. Trabalhou em Portugal, Noruega e República Tcheca. Colaborou com o jornal “Folha de São Paulo”, com artigos sobre teatro, tendo entrevistado personalidades como Dario Fo e Giorgio Strehler, entre outros. Dirige e elabora dramaturgias. É co- roteirista do filme ‘Crime Delicado’, de Beto Brant. Ganhou com o roteiro e os prêmios da Academia brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto, Canadá, de Cinema Brasileiro de Miami, entre outros.

Publicou, ainda, ‘Aqui Ninguém é Inocente’, pela Editora Alameda e Prefeitura da Cidade de São Paulo, livro sobre os métodos de dramaturgia empregados na parceria de sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita e Ziza Brisola, Companhia Linhas Aéreas. Prêmios mais importantes: Academia brasileira de Letras, do Cinema Paulista do Sesi, do Festival de Cinema em Língua Portuguesa de Toronto, Canadá, de Cinema Brasileiro de Miami, Prêmio Il contemporaneo di miglior regia 1983, Milano.

Inscrições: 3 a 21 de março

circle De 29 de março a 27 de maio de 2021
Segundas e quintas, das 19 às 22h
Local: Curso online via Zoom


INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Público
Acima de 18 anos.Interessados em temas históricos, em cinema e artes cênicas. Atores, dramaturgos, professores e estudantes de artes de cênicas. 40 vagas.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 3 a 21 de março
Aprovados: 25 de março
Matrícula online: 26 de março

 


Curso online | Iniciação em Produção Cultural e as Formas de Captação de Recursos

Trabalhar com cultura não é tarefa fácil e simples, mas é incrivelmente gratificante. Idealizar, desenvolver, captar recursos e produzir um espetáculo, show, peça, filme, série, álbum ou qualquer obra artística é complexo, mas incrível de se realizar, principalmente no cenário caótico de pandemia de covid-19 e instável politicamente como encontra-se o Brasil atual.

Todavia, ao conhecer as leis e propostas de incentivo cultural vigentes no país, o produtor cultural consegue desenvolver seu projeto e fomentar a arte nacional. Esse é o propósito do novo curso de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro: Iniciação em Produção Cultural e as Formas de Captação de Recursos.  As aulas são indicadas para artistas, estudantes e produtores com o interesse em saber  a fundo como funciona a burocracia, protocolos e diretrizes da captação de recursos.

Objetivo
Proporcionar ao estudante conhecimento básico em todas as etapas de produção cultural, apresentando as leis de incentivo cultural vigentes.
Inscrições: 3 a 21 de março

Orientador: Gustavo Ferreira

Gustavo Ferreira
Bacharel e licenciado em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi. Com especialização em Produção Cultural, na mesma universidade. Trabalhou com diversos diretores renomados, entre eles Paulo Marcos (Grupo Tapa), Guilherme Sant’Anna (Grupo Tapa), Simoni Boer (Folias d’Arte), Brian Penido (Grupo Tapa). Em 2003, entra para a Companhia de Teatro Os Satyros onde participa do elenco de vários espetáculos como “O Terrível Capitão do Mato”, “Cidadão de Papel”, “Hipóteses para o Amor e a Verdade”, “Cabaret Stravaganza”, “Vestido de Noiva”, “Pessoas Sublimes”, “Cabaret Fucô”, “Mississipi”, “A Arte de Encarar o Medo”, entre outros. No cinema, atuou no longa “Hipóteses para o Amor e a Verdade”.Encabeça, desde 2007, a coordenação geral do evento cultural Satyrianas, que ocorre anualmente e abriga mais de 600 atividades de teatro, dança, circo, música, cinema e performance. O festival de artes dura 4 dias e é apresentado para um público estimado de 40 mil pessoas. A Satyrianas foi agraciada com os prêmios APCA, Shell de Teatro e Aplauso Brasil.

circle De 29 de março a 31 de maio de 2021
Segundas e quartas, das 14h às 17h
Local: Curso online via Zoom


INSCREVA-SE AQUI Seta Seta

Público
Acima de 18 anos. Artistas e estudantes interessados em gestão de projetos e políticas culturais. 40 vagas

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 3 a 21 de março
Aprovados: 25 de março
Matrícula online: 26 de março





 

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign