Palavra em Cena

Publicado em: 10/06/2019 |

Mauri Paroni é diretor, dramaturgo e crítico teatral. Fez cursos de graduação na Faculdade de Direito, na Escola de Comunicação e Artes e na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Depois, residiu em Milão, na Itália, por 15 anos, sendo formado pela Scuola D’Arte Drammatica Piccolo Teatro di Milano, hoje conhecida apenas como Paolo Grassi. Foi professor residente da instituição entre 1985 e 1999. Dirigiu mais de 30 espetáculos na Itália, no Reino Unido e no Brasil. Foi colaborador do jornal Folha de S. Paulo. É coordenador da Biblioteca da SP Escola de Teatro e autor de “Aqui Ninguém É Inocente”, livro sobre os métodos de dramaturgia que empregou em sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita.

Na série de podcasts “Palavra em cena”, o diretor e dramaturgo Mauri Paroni convida o ouvinte a uma viagem histórica rumo a palavras, sons e conceitos cênicos do passado, ligados diretamente com visões prosaicas do presente. As gravações contam com participações especiais de aprendizes, formadores e convidados especiais.

Palavra em Cena | Roswitha e Nelson

Ouça outros podcasts da série:

>> Diálogos sobre Cervantes e o Sonho
Trechos musicais do romance “Dom Quixote” e outros de Cervantes são postos em intersecção com o pensamento dos participantes numa viagem imaginária pela planície de La Mancha.

>> Fantasmas Existem
Para não cair no clichê do fantasmagórico=fantasioso, este podcast fala dos dispositivos que o artista engendra para projetar sua criação na mente de seu espectador.

>> Philia e pensamento frágil: o podcast
O “Palavra em Cena” faz uma viagem aos limites sobre Ideia Forte e Ideia Frágil no pensamento e na comunicação dos dias de hoje.

>> Filophilia: um podcast de Philosofia
Programa discute a noção grega de philos, para além do romantismo cristão do senso comum contemporâneo em relação à proximidade, amizade, convívio social e desejo.

>> Shakespeare: Alegoria e Sonho
Uma aula prática e teórica sobre as alegorias religiosas e a peça “O Sonho de Uma Noite de Verão” está acessível nesta edição do “Palavra em Cena – História do Teatro e vida quotidiana”.

>> Diálogos com Shakespeare I
Esta edição parte da viagem filosófica e existencial sobre onde se reconhece a linguagem e o engenho de Shakespeare na vida de cada um de nós.

>> Religião e Globe Theatre
Um aprofundamento sobre as relações de censura religiosa e a construção e existência dos teatros elizabetanos é o assunto do programa.

>> Pasolini – poder, consumismo e arte
Nesta edição, o “Palavra em Cena” traz uma discussão aprofundada dos filmes “Mamma Roma” e “Salò”, de Pasolini, e o impacto das obras na historia da arte e na mentalidade consumista de nossa sociedade.

>> Hamlet e o carisma da pessoa comum
O podcast debate “Os grandes temas humanos de Shakespeare” e dá início a uma série de programas sobre o dramaturgo inglês.

>> Musicalidade teatral x musicalidade lírica
A dicção tecnicamente teatral convencional tem uma musicalidade particular, mas não é musica no sentido estrito ou convencional do termo. É até o contrário.

>> Alegoria em Jogo
O programa debate o livro homônimo de Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro.

>> Movediços ao Feminino
Parte da discussão sobre o trabalho “Movediços”, de Camila Riedel, encadeando o debate com outras referêncas, como Descartes, Pascal, Kantor e Debussy.

Para escutar os outros programas, clique aqui.