‘A integração da luz; A construção do espaço através da cor’

Publicado em: 05/02/2015 |

NAIARA ABRAHÃO
Especial para SP Escola de Teatro

“A integração da luz. A construção do espaço através da cor” é o tema do artigo assinado por Naiara Abrahão, que acaba de entrar no Cadernos de Luz, espaço reservado à reflexão sobre a iluminação, aqui no portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Leia aqui.

“Uma vez que você percebe que alguma coisa está diferente no espaço você começa a procurar o que está modificado, logo você percebe a alteração de cor, muitas vezes o chão é a primeira percepção, você levanta a cabeça e começa a buscar outras cores e vê, o horizonte, a paisagem, o Largo da Batata, em sucessão de conjuntos de luzes alteradas, se você entra no jogo encontra dois pontos de um mesmo lugar, a experiência lhe faz descobrir o que não conhecia antes e apenas pela alteração da percepção do olhar uma janela relacional se abre com o espaço”, diz trecho do artigo.

A pesquisa, definida como um ensaio sobre o espaço urbano, adotou o Largo da Batata, em Pinheiros, como objeto de estudo.

Para ler outros artigos do “Cadernos de Luz”, clique aqui.

O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de materiais teóricos na área, decidiu abrir terreno para reunir estudos e pensamentos sobre o tema.