EN | ES

Ay, Carmela!

Um dos textos mais marcantes da obra de Sinisterra, que tive a honra de retratar em sua passagem pelo Brasil, em 2010, agora encenado com bravura por essa linda trupe que me recebeu numa tarde de fotos no palco do Teatro Sérgio Cardoso.

Durante a guerra civil espanhola, dois humildes artistas comediantes de variedades: Carmela e Paulino, que percorrem a zona republicana apresentando o seu show, passam por engano para a zona nacionalista dominada pelos fascistas.  Uma vez lá, para tentar sobreviver, eles devem improvisar uma apresentação teatral em honra às tropas vencedoras, perante altos comandantes militares e prisioneiros republicanos. Uma história que nos fala de amor e morte, de violência e ternura, de sobrevivência, resistência e compaixão.

Bob Sousa é fotógrafo, pesquisador e mestre em artes pela Unesp. É crítico de artes visuais/APCA e Prêmio Arcanjo de Cultura

 

Ficha Técnica

Autor:  José Sanchis Sinisterra

Direção – Lavínia Pannunzio

Elenco: Flávia Couto e Paulo Williams

Direção de Arte e Cenografia – Chris Aizner

Figurino – Maria D’Cajas

Iluminação – Wagner Antônio

Trilha Sonora – Hedra Rockenbach

Produtoras : Gabi Gonçalves / Gabs Ambròzia

Orientação de Pesquisa – Cristiane Paoli Quito

Preparação de flamenco – Trini Fumero

Preparação de palhaçaria: Joana Barbosa

Preparação corporal: Fabricio Licursi

Preparação de canto: Graciele Valverde

Desenvolvimento e acabamentos: Patrícia Cardoso, Kananda Carneiro, Elis Nunes

Interpretação e arranjo para violão e viola: Ricardo Pauletti

Operação de som: Carlos Munhoz, Iris Yazbek

Operação de Luz: Vinicius Andrade

Fotografia: Ronaldo Gutierrez

Criação gráfica: Arison Nakazato

Filmagens: Raquel Marques

Assessoria de imprensa: Canal Aberto Comunicação

 

Realização: Tecelagem da Arte

Coprodução: Corpo Rastreado





Posts Archives

Ay, Carmela!

Posted on

Um dos textos mais marcantes da obra de Sinisterra, que tive a honra de retratar em sua passagem pelo Brasil, em 2010, agora encenado…

Read more

Formalidade versus futuro

Posted on

Chá e Cadernos 100.91 Mauri Paroni Para narrar imagens em uma sinopse, uso o artifício de criá-la com a forma de um resumo biográfico…

Read more

Craques e Afetos

Posted on

Chá e Cadernos 100.90 Mauri Paroni Este artigo publicado em 2019 fala de como Camus encontrou o sol no mundo do futebol, desmente uma…

Read more

Chá e Cadernos

Posted on

A seção Chá e Cadernos surgiu como uma coluna chamada “Papo com Paroni”, que integrava um projeto de produção cultural e de conversações e…

Read more

Com Argentina, Cuba, Panamá e Venezuela, Ministério Sem Fronteiras faz Residência Internacional na SP Escola de Teatro

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado A SP Escola de Teatro segue como ponto de encontro das artes cênicas no mundo. Depois de fazer Residência Internacional…

Read more

O Roteiro que Somos

Posted on

Chá e Cadernos 100.89 Mauri Paroni “Quando o jogo de xadrez termina, o peão e o rei vão para a mesma Caixa.” Dizem ser…

Read more

Epitáfios e traumas: admiráveis micro roteiros

Posted on

Chá e Cadernos 100.88 Mauri Paroni Era 1970, auge da ditadura militar. Duas palavras, “valsa” e “minueto”, preocuparam certas professoras do ensino médio (primário,…

Read more

Desconfiança, Mentira, Política, – “Quem é o responsável?”

Posted on

Chá e Cadernos 100.87 Mauri Paroni I – Suspensão da desconfiança A versão citada aqui é de Arara Xestal; há’ elisão do que que…

Read more

Tempo de roteiro II

Posted on

Chá e Cadernos 100.86 Mauri Praoni Mais para o acaso que para a História, muitos fatos reais, biográficos, geográficos, sociais, estéticos e familiares têm…

Read more

Tempo de roteiro I

Posted on

Chá e Cadernos 100.85 Mauri Paroni Aprendizado da pandemia – emprego das plataformas para reuniões e aulas remotas – o curso de extensão cultural…

Read more

Vida, morte, roteiro: aulas-poema

Posted on

Chá e Cadernos 100.84 Mauri Paroni A notícia de que Alan Delon, o ator do cinema novo francês, obteve a autorização do Governo Suíço…

Read more

Dramático e Eterno Protesto

Posted on

Chá e Cadernos 100.83 Mauri Paroni August Strindberg, A Cidade, óleo sobre tela, 1903. Museu Nacional de Estocolmo, Suécia Na dramaturgia escrita do cânon…

Read more

Fluxo existencial da vida e dramaturgia

Posted on

Chá e Cadernos 100.82 Mauri Paroni A Dramaturg italiana Renata Margherita Molinari, de La Bottega dello Sguardo , convidada pela Universidade Federal de Uberlandia,…

Read more

Arte e Aldeia

Posted on

Chá e Cadernos 100.81 Mauri Paroni Há quem tenha podido estudar geopolítica pelos escritos do historiador inglês Arnold Toynbee (18889-1975) e do ex-chanceler estadunidense…

Read more

Gênio, pedagogo, humilde

Posted on

Chá e Cadernos 100.80 Mauri Paroni   Foi de abril a julho de 1988; já se foram 36 anos desde que pude trabalhar diretamente…

Read more

Holodomor. Grosso Modo

Posted on

Chá e Cadernos 100.79 Mauri Paroni   Em meio à infame pletora de mentiras internáuticas, quem for transgressivo na arte haverá de se deparar…

Read more

Qualquer artista viveu esse momento

Posted on

Chá e Cadernos  100.78 Mauri Paroni   Deu branco. Qualquer artista viveu esse momento: Num brevíssimo instante de palco, raro, esquece-se o que fazer,…

Read more

Colete Ortopédico

Posted on

Chá e Cadernos 100.77 Mauri Paroni   Percebi que estava há quatro horas escrevendo e traduzindo na madrugada. Não o teria percebido sem que…

Read more

Show Novas Pagus celebra legado feminista da Semana de 22 com tributo a Elza Soares e Rita Lee

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Três talentos da nova geração da música brasileira sobem ao palco da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210) para…

Read more

Exílio Segundo

Posted on

Chá e Cadernos 100.76 Mauri Paroni Depois do Exílio primeiro, fomos deslocados ao município de Curtatone, lugar de peregrinação a nove quilômetros de Mântua,…

Read more

Exílio Primeiro

Posted on

Chá e Cadernos 100.75 Mauri Paroni Exilado em Mântua, Romeu de Montecchio viveu em amargura a alegoria da ignorância da catalepsia de Julieta. Se…

Read more

Aviso a navegantes

Posted on

Chá e Cadernos 100.74 Mauri Paroni   Quando se transgride, hei de lembrar alguns avisos a navegantes transgressores do passado. Tipo Bob Dylan: um…

Read more

Tempo, fabulação, verdade histórica – tradição e transgressão

Posted on

Chá e Cadernos 100.73 Mauri Paroni Iniciemos com uma frase dos anais de Tácito, romano, – quer dizer mediterrâneo, quer dizer, metade africano, metade…

Read more

Pequeno Auto e Homilia de uma Cartomante à sua Voz Pecadora

Posted on

Chá e Cadernos 100.72 Mauri Paroni Ao abrir-se o pano, a cartomante fala do escuro ao espaço vazio enquanto, lenta e imperceptivelmente, sobe a…

Read more

Falso Saber

Posted on

Chá e Cadernos 100.71 Mauri Paroni Entre as palavras que mais ouvi e pensei nestes meses de reclusão pandêmica – sou daqueles que têm…

Read more

Aurora

Posted on

Ah, se eu tivesse um helicóptero! Diega, em Aurora   Com a aurora clareando um novo dia e as primeiras notícias de um novo…

Read more

Desesperado Esperançoso

Posted on

Chá e Cadernos 100.70 Mauri Paroni Chegava o frio do inverno. Sem recursos para custear o aquecimento, acordava com a metade da face oposta…

Read more

Meditação

Posted on

Chá e Cadernos 100.69 Mauri Paroni Início de dezembro de 1983. A ditadura militar estava desgastada, perto do fim. Por isso mesmo, os estragos…

Read more

Dramática – Festival Mix Brasil

Posted on

Neste ano, por meio de edital realizado em parceria com o Centro Cultural da Diversidade e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,…

Read more

Progressismo em Movimento

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.68 O franco-argelino Albert Camus (1913-1960), prêmio Nobel que escreve acessivelmente a pessoas comuns, o que disse “eu me…

Read more

Tempo sob Assédio: alegorias para um lugar no teatro – uma dramaturgia

Posted on

Chá e Cadernos 100.67 Mauri Paroni Neste início do pós-covid – que não acabou, tem muita água para rolar sob as pontes – vale…

Read more

Auto contemporâneo rezado por bilhetinhos nos confins dos palcos (Alegoria teatral)

Posted on

Chá e Cadernos 100.66 Mauri Paroni Auditório teatral de um manicômio judiciário. Um pequeno grupo teatral, ecumênico e leigo de oração composto de artistas…

Read more

Monólogo Pausado

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.65   Um ator abre um bilhete. Lê: “Sou um homem ridículo. Agora me chamam de louco. Se eu…

Read more

Monólogo da Caveira X

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.64 Teatro não é simulacro! O monologante acende uma vela para o crânio posto no centro do palco. Cara…

Read more

Curso grátis de circo para artistas LGBTQIA+: faça sua inscrição!

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado A comunidade LGBTQIA+ precisa estar cada vez mais presente em todos os setores da sociedade. E o mundo do circo…

Read more

Monólogo da Caveira IX

Posted on

Chá e Cadernos 100.63 Mauri Paroni Crônia e o Candombe: uma Alegoria Duas rotundas pretas, postas paralelamente em alturas diferentes em 35 centímetros. Permitem…

Read more

Monólogo da caveira VIII

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.62 Crônia, o crânio, o tango e o dramaturgista Palco vazio com um crânio no centro, Entra Cadeirante-dramaturgista Carcamano,…

Read more

Vanessa Goulartt aborda sua família no teatro brasileiro em curso grátis na SP

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado O Brasil é um país que falha em dar devido valor à sua memória, sobretudo no tocante às artes cênicas….

Read more

Monólogos da Caveira VII

Posted on

Chá e Cadernos 100.61 Mauri Paroni Imberbe Darwin Instruções para a plateia deste teatro, virtual ou não – voz em off. A Origem das…

Read more

Monólogos da caveira VI

Posted on

Chá e Cadernos 100.60 Mauri Paroni Desafio ao primo (sem trabalho) de Beckett Artista entra no palco. Uma arvore seca ao fundo. Um crânio…

Read more

Monólogos da caveira V

Posted on

Let My People Go Chá e Cadernos 100.59 Mauri Paroni O material originário aqui publicado é composto de dois poemas europeus, um brasileiro e…

Read more

Monólogos da caveira IV

Posted on

Thomas Sankara – Água ou Champanhe? (colagem  textual, criação e acostamento  dramatúrgico) Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.58 Blecaute. Texto em off, voz gravada:…

Read more

Sertão Encantado

Posted on

Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar. Viver é muito perigoso… Guimarães Rosa   Numa tarde…

Read more

Monólogos da caveira III

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.57 A Sargenta e a Caveira De um celular, brota um lamento de uma arara indubitavelmente incomodada. Num cenário…

Read more

Monólogos da Caveira II

Posted on

Chá e Cadernos 100.56 Mauri Paroni II – Gramsci pronuncia-se Gram-xu Um ser ilegível, provavelmente sardo e corcunda, entra, a toque de tarantela, no…

Read more

Viva a Bolívia! Conheça 6 bolivianos que se destacam na cultura do Brasil

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Os bolivianos compõem a maior comunidade imigrante de São Paulo. Segundo dados de 2019 da Polícia Federal e da Secretaria…

Read more

Relatos de trabalho com iluminação em navio de cruzeiro

Posted on

Nesses artigos, as artistas egressas de Iluminação da SP Escola de Teatro, Ana Gabriela Araujo Rossetto e Juliana Xavier de Lima, contam um pouco…

Read more

Monólogos da Caveira I

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.55 I –- A Rainha Cristina Um cenário beckettiano. Uma árvore seca. Das névoas cinzentas da fumaça cênica, entra…

Read more

Ato de Empatia

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.54 Meu amigo W… afirma seriamente ser uma reencarnação do poeta e escritor italiano Cesare Pavese (1908-1950). O seu…

Read more

A Bicicleta de Papel

Posted on

A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades. Millôr Fernandes…

Read more

Aqui está o teatro contemporâneo. (Não nos desesperemos)

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.53 Na infinidade. [A melhor imagem de um átomo até o momento foi obtida por cientistas da Universidade Cornell…

Read more

Estelionato, Aparência, Alegoria II: O diabo no corpo

Posted on

Chá e Cadernos 100.51 Mauri Paroni Uma geografia temporal importante para quem ousa dedicar-se à obra de arte em nossos dias: as presenças do…

Read more

Dois cursos grátis e online de teatro com inscrições abertas na SP

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Duas excelentes oportunidades para quem deseja ampliar seus conhecimentos no campo das artes cênicas. A Extensão Cultural da SP Escola…

Read more

Relato de criação da iluminação do espetáculo Outro em si

Posted on

Nesse artigo, o coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro Guilherme Bonfanti, fala sobre o processo de criação e reflexões do…

Read more

Olhar, alegoria, metáfora: roteiros do real

Posted on

Chá e Cadernos 100.51 Mauri Paroni O olhar artístico necessita da alegoria e da metáfora do real para ser crível. Vira linguagem e cognição…

Read more

Vida Irrepetível (I)

Posted on

Chá e Cadernos 100.50 Mauri Paroni É incrível que tenha vivido o que não se repetirá. Incrível, aqui, está empregado como “gostaria de não…

Read more

Diretor brasileiro faz história no teatro global: o feito de Rodolfo García Vázquez

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Os artistas brasileiros sempre lutaram por um olhar menos colonizado e que valorizasse o que temos de melhor. Pois o…

Read more

A luz em processo: Um mergulho na criação de Guilherme Bonfanti na Trilogia Bíblica do Teatro da Vertigem

Posted on

Neste artigo, o formador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro, Francisco Turbiani, apresenta sua dissertação de mestrado com a pesquisa sobre…

Read more

Simplesmente Clô

Posted on

No Teatro União Cultural, higienizado da porta de entrada até as 240 cadeiras (com apenas 25% de ocupação) que compõem a sala de espetáculo,…

Read more

Também

Posted on

                                               …

Read more

Prática com um ator senegalês

Posted on

Chá e Cadernos 100.48 Mauri Paroni Não tive como ator o acento principal de meu ofício, apesar de tê- lo sido com frequência. Isso…

Read more

Estelionato, Aparência, Alegoria II

Posted on

Chá e Cadernos 100.47 Mauri Paroni   Há muitas formas de pitima por aí: o marketing aparência, alimentado e educado num liberalismo acrítico, gera…

Read more

Curso grátis ensina produção, gestão e comunicação para artistas e coletivos

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado O mundo artístico muda de forma vertiginosa neste momento de digitalização intensiva. Aprender as ferramentas de produção, gestão e comunicação…

Read more

Estelionato, Aparência, Alegoria I

Posted on

Mauri Paroni Chá e cadernos 100.46 Teatro de imagens vivas I Na antiga República de Veneza, a imagem da “pitima”, vestida de vermelho, era…

Read more

Teatro digital precisa de novo olhar na comunicação cultural

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado A comunicação muda em ritmo vertiginoso e a pandemia acelerou esse processo. É só falar no Zoom por exemplo, que…

Read more

Dois artigos: A nau dos Loucos e Stultifera Navis 

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.44 No calor dos fatos e dos tempos em que vivemos, não consigo parar de intuir que as relações…

Read more

Entrevistas a Giorgio Strehler e a Ferruccio Soleri

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.43 No ano de 1986, uma luta surda se desenrolava na educação teatral da cidade de Milão. Cidade industrial…

Read more

Fundadora do Coletivo Negro dá curso grátis e online O Teatro e Novos Imaginários

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Aysha Nascimento é uma das atrizes mais importantes do teatro brasileiro neste começo de século 21. Ela esteve em obras…

Read more

Propriedades Condenadas

Posted on

  “Estamos todos condenados à prisão solitária dentro de nossa própria pele, por toda a vida.” Tennessee Williams     Ao fotografar esse belíssimo espetáculo,…

Read more

Demônios, Faustos, Strehler, Bob Wilson

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.42 Em tempos de demônios orientais – segundo más línguas autocráticas ocidentais – lembro-me de ter avistado dois deles…

Read more

Palhaço Bambulino, Miguel Safe dá curso de palhaçaria grátis e online

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Miguel Safe é um dos artistas mais sensíveis e humanos que conheço. E há tempos sou privilegiado de ter certa…

Read more

Líder da Revolta da Chibata é tema de peça grátis neste 13 de Maio

Posted on

Turmalina 18-50, da Cia. Cerne, faz sessão grátis e online às 18h neste 13 de Maio - Foto: Stephany Lopez/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado Neste 13 de maio, quando se recorda os 133 anos da tardia Abolição da Escravatura no Brasil, a SP Escola…

Read more

Uma entrevista com Dario Fo

Posted on

Chá e Cadernos 100.41 Mauri Paroni Aos 27 anos, queria voltar ao Brasil. Depois da escola de Arte Dramática e de uma montagem bem…

Read more

Curso grátis e online traz trajetória negra no teatro brasileiro

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado É importante ressaltar na história do teatro brasileiro a contribuição de artistas negros e negras. E este é um dos…

Read more

Pavores de Elevador

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.40 Nobreza e Liberdade Um dos netos do Conde Von Mittel, espectroscopista do Brownart General Medical Center de Fort…

Read more

Roma: Gládio, Lei e Cooptação

Posted on

Chá e Cadernos 100.39 Mauri Paroni Gládio e Lei foram base material do domínio de Roma sobre o mundo ocidental conhecido em seu tempo….

Read more

Palavras e silêncios unem mulheres do passado, presente e futuro

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado A mistura de palavras e silêncios costuma compor boa parte da poesia do teatro. E é tal poesia em diálogo…

Read more

Sete longínquos ecos brasileiros surrealistas no Scala

Posted on

Chá e Cadernos 100.38 Mauri Paroni       Bob Wilson e seus tempos teatrais Podcast da série Radioarte realizado na SP Escola de…

Read more

Insights

Posted on

Chá e Cadernos 100.37 Mauri Paroni Destes quatro insights(*) dois homenageiam quem não está fisicamente conosco desde a semana passada. *** Avistava-me diariamente com…

Read more

Podcast Desvio para o Vermelho/ Primeiro episódio do programa Chá com Bolacha

Posted on

O podcast Desvio para o Vermelho, criado e desenvolvido pelos estudantes de sonoplastia da SP Escola de Teatro, lança um novo programa, o Chá…

Read more

Certas molduras provocam mais que a tela

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.36 Exigência qualitativa, no cinema e na fotografia há a imprescindível precisão do enquadramento. “Inquadratura” em italiano – muitos…

Read more

Extinção Romana

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.35 Roma reinou sobre o mundo ocidental conhecido em seu tempo por conseguir fazer um povo de muitas pessoas…

Read more

Sobre Existências

Posted on

Sobre existências   Chá e Cadernos, 100.34 Mauri Paroni   Esta tribuna, hoje, traz excelente oportunidade para uma voz que condiciona atos presentes. Escrevo,…

Read more

Dominar como a cultura funciona é crucial para sobrevivência do artista

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado A produção cultural, com todos seus desdobramentos, é crucial na vida de um artista. Sobretudo, em tempos tão difíceis quanto…

Read more

Digressões sobre dois dramas vivos mesmo com plateias vazias

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.33 Ainda sobre Tchekhov O russo Anton Tchekhov (1860-1904) é, antes de ser o nome maior do naturalismo, o…

Read more

Máquinas da luz: Considerações sobre a Iluminação Cênica no Pós-Humano

Posted on

Nesse artigo, a artista egressa de Iluminação da SP Escola de Teatro e historiadora Sofia Tapajós fala sobre a Iluminação Cênica diante das novas…

Read more

Mestres da iluminação cênica moderna nos palcos brasileiros

Posted on

Nessa entrevista, três grandes mestres da iluminação, Jorginho de Carvalho, Aurélio de Simoni e Luiz Paulo Peixoto (Nenem) falam sobre a moderna iluminação cênica…

Read more

A performatividade da luz como elo entre a cena e o espectador

Posted on

Tese de doutorado de Nadia Moroz Luciani, que analisa a relação da luz do espetáculo com o espectador e demais linguagens. Para ler o…

Read more

2 cursos grátis online de produção cultural e criação de roteiro: inscreva-se!

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Que tal aproveitar este começo de ano para estudar na segurança e no conforto de seu lar? E o melhor:…

Read more

Teatro digital e presencial convivem e dão lição de garra artística

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado O teatro brasileiro tem demonstrado garra e se supera dia após dia neste contexto terrível de pandemia, tão prejudicial ao…

Read more

Amor quebra pedras do ódio: lições de Padre Julio Lancelotti e Lucas Penteado

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Esta semana foi especial na Extensão Cultural da SP Escola de Teatro, com duas mesas que tocaram o coração de…

Read more

Dia da Visibilidade Trans tem show, peça e ação social na 9ª SP TransVisão

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Esta sexta-feira, 29 de janeiro, é o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Para fazer jus à data e jogar os…

Read more

Curso grátis ensina identidade visual de impacto nas redes

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado* O mundo atual é completamente imagético. E isso ficou mais evidente após a pandemia, com boa parte das atividades humanas,…

Read more

Os desafios de 2021 ou saída do inferno à vista

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado* O ano de 2021 chegou com um desejo mundial de esperança e saúde. Enquanto ainda não temos a vacina, é…

Read more

Espetáculo A Ponte encerra 2020 movimentado na SP Escola de Teatro Digital

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado* Fotos Edson Lopes Jr. Muitos por aí têm certeza de que 2020 é o ano que vamos querer esquecer. E…

Read more

Enquanto Ela Dormia, por Bob Sousa

Posted on

No espaço teatral vazio, ainda sem público, estão atriz, diretora e equipe técnica se preparando para mais um mergulho cênico. É nessa ambientação que…

Read more

Percepções em Cursivo, por Mauri Paroni

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.32   Ao inventar um curso sobre expressão artística e pandemias na história para a SP Escola de Teatro,…

Read more

Peças aquecem palco digital com Ivo Müller, Bambulino e Cléo De Páris

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Que tal ir ao teatro sem sair de casa? Pois este fim de semana está repleto de atrações incríveis na…

Read more

A Hora e Vez, por Bob Sousa

Posted on

Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece há um milagre que não…

Read more

Artista negro pioneiro, João Acaiabe revê meio século de carreira no palco digital

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado João Acaiabe é importante nome pioneiro das nossas artes cênicas que merece efusivos aplausos de todos nós. Ator negro que…

Read more

Máquina de dar Certo

Posted on

A fotografia, desde o seu nascimento, no final do século XIX, foi usada em diversos períodos da história como forma de controle social, indicando…

Read more

Diáspora negra conectada: nigerianos dão curso online grátis de Cultura Yòrùbá

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado Quando foram forçados a vir para o Brasil nos terríveis porões dos chamados navios negreiros, os africanos escravizados trouxeram consigo…

Read more

Ópera do Malandro

Posted on

    “Uma foto da fábrica Krupp não revela quase nada a respeito dessa organização”. O alemão Bertolt Brecht, autor da frase, inserida na…

Read more

Jacy sentiria orgulho de “Jacy”

Posted on

  O filósofo alemão Walter Benjamin, em “A pequena história da fotografia”, define a aura como: “[…] a aparição única de uma coisa distante, por mais…

Read more

Pontes negras entre África e Brasil em cursos digitais grátis de teatro

Posted on

Por Miguel Arcanjo Prado O começo de um novo ciclo profissional é sempre um grande desafio que a vida coloca diante de nós. Chego…

Read more

Karamázov

Posted on

O poeta francês Charles Baudelaire é apontado como um dos maiores críticos da fotografia – que dava seus primeiros passos no final XIX –…

Read more

Pisc in À

Posted on

“É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar” Gilberto Gil, em “Copo vazio” Há muito tempo se anuncia que o…

Read more

O Taxidermista

Posted on

“Como você se imagina, para sempre?” Dr. Sharif, em “O taxidermista”   Para Roland Barthes, em “A câmera clara”, estar diante de uma lente…

Read more

Genet – o poeta ladrão

Posted on

Para Susan Sontag, colecionar fotos é colecionar o mundo.   As fotografias podem nos ajudar a recriar o mundo tal como imaginamos, seja em…

Read more

Evoé – O Livro

Posted on

[…] Se, em sua motivação original, estas fotografias procuram expressar a memória fragmentada do artista, elas igualmente pretendem nos abrir vias de acesso provisórias…

Read more

Cabaret Fucô

Posted on

[…] O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma economia dos direitos suspensos. […] Michel Foucault Para o filosofo checo-brasileiro Vilém…

Read more

Entrevista com Phedra

Posted on

[…] “A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece…

Read more

{ENTRE} – Coletivo Negro

Posted on

[…] Mas somos muitos milhões de homens comuns e podemos formar uma muralha com nossos corpos de sonho e margaridas. Homem comum. Ferreira Gullar…

Read more

Sua Incelença, Imagética

Posted on

[…] Mil corações batem vivos em meu peito. Avançai, estandartes nossos! Lançai-vos sobre o inimigo! Que nosso velho brado de coragem, “por São Jorge”,…

Read more

Vertigem quinta:  As pragas do Egito na Bíblia judaica vistas como pandemia

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.31   As pragas do Egito são um excelente exemplo de literatura totalizante do plano religioso ao político e…

Read more

A boa revolta de Valter Rege

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.30 O Brasil expandiu-se sem controle sobre a exploração humana via supressão da liberdade da maioria de sua população,…

Read more

Vertigem quarta: Pandemia, amor, Boccaccio e Pasolini

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.29 Giovanni Boccaccio (1313-1375) inicia assim o seu Decameron: “Embora,  ó lindas mulheres, ao lembrar-me do quanto todas vocês são naturalmente…

Read more

Vertigem terceira: Pandemia, teatro, Defoe e Camus

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.28 “Aqui, não posso ir adiante. Serei considerado um censor talvez injusto se entrar na desagradável tarefa de refletir,…

Read more

Vertigem segunda: Teatro, ser, presente

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.27 “Não é necessário que você saia de casa. Fique na sua mesa e ouça. Nem ouça sequer, é…

Read more

Vertigem primeira: Pandemia, teatro e vida

Posted on

Por Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.24 “O teatro deve ser como a peste, cuja virulência perturba a ordem constituída e dissolve o organismo…

Read more

Amor, liberdade e teatro

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.25   “Devemos”, “temos que”, “o correto é”, são expressões da depauperização valorativa em curso na sociedade contemporânea que…

Read more

Do amor e da loucura: O Elogio do Amor – breve aventura de apresentação

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.24   Entre as centenas de exemplos do pensamento da contemporaneidade está o costume historiográfico francês do século XX,…

Read more

Polêmica versus existência – um passeio na net com Bill T. Jones

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.23 A amplitude multimidial do coreógrafo/diretor/autor/ator/bailarino Bill T. Jones pavimenta a narratividade corporal com a produção de imagens abstratas…

Read more

Ibsen e o desfiladeiro onírico: Fosse

Posted on

Mauri Paroni Chá e cadernos 100.22   Há um princípio budista no Sutra do Lotus (*) (segundo a tradição da Soka Gakkai) que está…

Read more

Antiga performance contemporânea

Posted on

Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.20 Pulsional e radical, a linguagem performática caminha sobre o que chamo de “tapete contextual”, diga-se, um fundo de…

Read more

Narração, personagem, conflito, contemporaneidade

Posted on

Chá e Cadernos 100.21 Mauri Paroni   A narratividade teatral contemporânea pressupõe uma trama, seja ela linear, fragmentada, ou mesmo a antitrama de nonsense…

Read more

Thierry Salmon – Uma Pedagogia (II)

Posted on

Chá e Cadernos 100.19 Mauri Paroni   Para quem gosta de pesquisar o teatro, física e virtualmente, há a revista em que este artigo…

Read more

O espelho do vidente

Posted on

Chá e cadernos 100.18 Mauri Paroni O teatro elisabetano foi um momento histórico vastíssimo responsável por aspectos essenciais do que hoje vivemos como gratuitos;…

Read more

Thierry Salmon, demiurgo e pedagogo

Posted on

(uma introdução para o publico brasileiro) Chá  e Cadernos 100.17 Mauri Paroni Narrarei a experiência pessoal com o encenador e pedagogo através de uma…

Read more

Carlo Bertolazzi (1870-1916): um teatro social 

Posted on

Chá e cadernos 100.16 Mauri Paroni   Este autor de teatro dialetal é Milanês – não da “Milano da bere” (para beber)b de hoje, rica…

Read more

Thierry Salmon – Uma pedagogia (I)

Posted on

Chá e Cadernos 100.15 Mauri Paroni O belga Thierry Salmon (1957-1998) é pouco conhecido no Brasil. Encenador-pedagogo extraordinário, ele foi o criador do que…

Read more

Cultura, luz & latitudes

Posted on

Tese de Raquel Rosildete (ww.raquelrosildete.arq.br), onde faz um estudo comparativo sobre a percepção da luz natural e os hábitos de iluminação entre Brasília, Copenhague…

Read more

Cadernos de Luz

Posted on

O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de…

Read more

Relatos do processo de criação da luz de “Roda Viva”, do Teatro Oficina

Posted on

“Nunca tinha trabalhado com o Zé [Celso] e queria entrar e conseguir colocar minha ideia de luz para aquele espaço tão importante para a…

Read more

“Galo Índio”

Posted on

* por Sergio Zlotnic, especial para o portal da SP Escola de Teatro zzzzlot@gmail.com   1- Em 2012, a SP Escola de Teatro ofereceu…

Read more

Sincronismo e Iconoclastia

Posted on

Chá e Cadernos 100.14 Mauri Paroni Criar forma sem impor-se receituários é fundamento de qualquer arte de utilidade expressiva. Igualmente, a busca de espaço…

Read more

Processo de iluminação da ‘caixa preta’ no palco do CCA Vista Alegre

Posted on

Trabalho do estudante Lucas Arguello, do curso de Iluminação, com o tema: Processo de iluminação da ‘caixa preta’ no palco do CCA Vista Alegre. Para…

Read more

Introdução ao Arduino para operação de luz

Posted on

Trabalho do estudante Nicholas Duran, do curso de Iluminação, com o tema: Introdução ao Arduino para operação de luz. Para ler o trabalho completo,…

Read more

O dia em que serei defunto

Posted on

Chá e Cadernos 100.13 Mauri Paroni   A nossa biblioteca é campo santo de interseções entre vivos e preciosíssimos saberes post mortem. Os acervos…

Read more

IDIOTA

Posted on

1- O idiota ocupa lugar de destaque na literatura em geral, no folclore em particular, especialmente nos contos de tradição oral. Antecipando uma verdade…

Read more

zzzlotnic

Posted on

Sergio Zlotnic é pesquisador do Campo das Artes. Psicanalista, é pós-doutor pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor convidado da SP…

Read more

Ivam!

Posted on

Ator, diretor e dramaturgo, Ivam Cabral é doutor em Pedagogia do Teatro e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, é cofundador, ao lado de…

Read more

Infância, Rebeldia, Teatro: Passagens

Posted on

MAURI PARONI Especial para a SP Escola de Teatro O teatro – ao ser um conjunto de diferentes significantes e significados em que materializa…

Read more

Radioarte

Posted on

Mauri Paroni é diretor, dramaturgo e crítico teatral. Fez cursos de graduação na Faculdade de Direito, na Escola de Comunicação e Artes e na…

Read more

Palavra em Cena

Posted on

Mauri Paroni é diretor, dramaturgo e crítico teatral. Fez cursos de graduação na Faculdade de Direito, na Escola de Comunicação e Artes e na…

Read more

Em qual revolução estamos agora? (Pier Paolo Pasolini)

Posted on

MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.11 Ele. Sempre ele: Pier Paolo Pasolini (*), assassinado brutalmente pelas mãos…

Read more

Utilizando IP na iluminação cênica

Posted on

Trabalho do aprendiz Marcos Gonçalves, do curso de Iluminação, sobre como utilizar IP (Internet Protocol) na iluminação cênica. Para ler o trabalho completo, clique…

Read more

Vetusta Contemporaneidade

Posted on

MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.10 A escolha de um zênite orientador de sentido para conhecer o…

Read more

Relato sobre a exposição “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”

Posted on

Análise da iluminação cênica da exposição “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”, de Vera Hamburger, feita pela aprendiz de iluminação Mariana Rezende….

Read more

Relato sobre experiência como followspot em ‘A Dama do Mar’, de Bob Wilson

Posted on

Breve relato sobre a experiência de ter participado como followspot no espetáculo ‘A Dama do Mar’, de Bob Wilson, pela aprendiz de iluminação Patrícia…

Read more

A Idade do Desafio

Posted on

MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.9 Quando registrei um roteiro cinematográfico na Writers Guild of America –…

Read more

Revista Urdimento – Dossiê sobre o evento A Luz em Cena

Posted on

A revista Urdimento, da Universidade do Estado de Santa Catarina, publicou um dossiê temática em diálogo com o evento A Luz em Cena, realizado…

Read more

REVOLTAЯ

Posted on

“Até mesmo o delírio carrega uma verdade histórica”. Sigmund Freud. Na nova montagem da Cia Livre, “REVOLTAЯ”, esse mote de Freud parece examinado à…

Read more

Traduzir a dramaturgia: encenar Luigi Pirandello

Posted on

MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.8 O italiano Luigi Pirandello  (1867-1936) é um emblema do século XX:…

Read more

Light Designer, ser ou não ser?

Posted on

GUILHERME BONFANTI Especial para a SP Escola de Teatro “Quem somos, de onde viemos, há quanto tempo existimos, como nos mantemos, em que área…

Read more

Visões, assassinatos, dores e política dentro de um corpo desviante

Posted on

MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.7 I. Visão em primeira pessoa A elaboração de uma visão pessoal…

Read more

Especulação, nomes, dramaturgia e ironia para um fim de ano feliz

Posted on

MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.6 A risco de sermos rústicos: para gente de teatro, o pensamento…

Read more

Performance Homérica

Posted on

MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.5   Narrar é performar e vice versa: não saberia distinguir performance…

Read more

Práxis cênica como articulação de visualidade

Posted on

EDUARDO TUDELLA Especial para SP Escola de Teatro “O objetivo desta tese é investigar a práxis cênica como problema estético-visual, cuja origem se encontra,…

Read more

Dramaturgo, dramaturg, dramaturgista

Posted on

MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.4   São termos usados com imprecisão em generalizações de âmbito técnico;…

Read more

Dever ou Poder

Posted on

  MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.3   “Devemos”, “temos que”, “o correto é” são expressões da…

Read more

De eloquentes radicalismos expostos

Posted on

  MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.2 Todo espetáculo transformador traz um segredo estruturado esteticamente pela sua…

Read more

A tensão pré-menstrual e o monumental tamanho das coisas

Posted on

1 – O monumental tamanho das coisas   Laura está comigo há dez anos. É uma paciente. Ela diz que – ao lado da…

Read more

Vento!

Posted on

I – Sotaque  Por ser unívoco e não possuir ambiguidades, o clichê não tem valor expressivo. Ele pode, na melhor hipótese, comunicar algo, mas…

Read more

Filho patrão!

Posted on

1 – O escudo da fragilidade No primeiro semestre deste ano, em 24 de maio, num experimento na SP Escola de Teatro, um dos…

Read more

As bengalas da humanidade…

Posted on

I– Ninguém escapa ileso ao espetáculo teatral “Pessoas perfeitas”, a nova erupção do vulcão criativo dos Satyros! Entre muitas leituras possíveis, talvez valha a…

Read more

Nunca preste atenção!

Posted on

I– Não preste atenção… Por defeito de nascença, embora guarde intacta na memória qualquer melodia, não presto atenção, não ouço, não lembro as letras de…

Read more

Quarta parede?!

Posted on

I – O jogo do teatro exige a suspensão da descrença, como se sabe. Se o espectador não se entrega à brincadeira, por melhor que seja o…

Read more

Transitoriedade!

Posted on

Sábado último, dia 21 de junho de 2014, no Teatro da SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt, estreou a peça “Não vejo Moscou…

Read more

Olfato, sexo, postura ereta!

Posted on

1- Das sensações humanas, o sentido mais preservado e afastado das palavras é o olfato. Soterrado hoje, houve um tempo em que ele reinou. Há…

Read more

Um fraque para tocar Beethoven, por favor…

Posted on

No documentário “Santiago”, de João Moreira Salles, de 2007, há uma cena em que, numa noite, Santiago, o mordomo da família Salles (que dá…

Read more

Fabio Mazzoni, o senhor das sombras!

Posted on

A sedução das penumbras de Fabio Mazzoni já estava lá, no ensaio/espetáculo de dança/teatro “Erzebet”, dirigido por ele, no ano passado. Mal se distinguia…

Read more

Literatura no palco

Posted on

O romance “Festa no covil”, de Juan Pablo Villalobos – tema justamente da última coluna de Ivam Cabral de 5 de julho de 2013, aqui no…

Read more

É primavera

Posted on

Nenhuma estação é tão importante para nosso ofício quanto a primavera. A estação das flores está diretamente relacionada ao advento do teatro ocidental, lá…

Read more

Catadores

Posted on

Começamos hoje, na SP Escola de Teatro, um projeto que é de extrema importância para mim e, espero, que para todos que moram e/ou…

Read more

Como se constroem os sonhos…

Posted on

Um sonho é apenas um sonho? Ou um sonho pode ser, além de um desejo, uma possibilidade? Ou, ainda, nossos quereres podem ser transformados…

Read more

Caminho que se caminha junt

Posted on

Costumo dizer que, sem parceiros, sem amigos e sem sonhos, eu não teria chegado a lugar algum. A SP Escola de Teatro, da mesma…

Read more

Eu, bipolar

Posted on

Foi proposital e estratégico o meu texto “O ano do ‘quem diria’”, na semana passada, nesta coluna. Um texto feliz, otimista, saudável. Para, hoje,…

Read more

O ano do “quem diria?”

Posted on

Ainda temos muito chão pela frente até o fim do ano, mas hoje, dia 10 de outubro, posso dizer que 2014 foi um dos…

Read more

Compromisso com os riscos

Posted on

Uma turma de estudantes de teatro reúne-se para começar o trabalho final do semestre: uma montagem de “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, como determinado…

Read more

O mundo na SP

Posted on

Eu passei quase toda a década de 1990 fora do Brasil. Saí em 1992 e só retornei, definitivamente, em 1999. Neste período, trabalhei alucinadamente…

Read more

Teatro lusófono

Posted on

Com mais de 250 milhões de falantes em vários países, o português é uma das cinco línguas mais faladas no mundo. Entretanto, sua abrangência…

Read more

Quem olhará pelos dramaturgos?

Posted on

O dramaturgo tem importância ímpar para o teatro brasileiro, seja na fase moderna, com caráter mais tradicional, seja na fase contemporânea, em diálogo constante…

Read more

Não matem o teatro antes do tempo

Posted on

Há cerca de um mês, o caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo, publicou uma matéria intitulada “Público diminui nos teatros de São Paulo…

Read more

Ismael Ivo, Biblioteca do Corpo e Viena: Acessibilidade pela dança

Posted on

Há muitas coisas para falar sobre o projeto Biblioteca do Corpo, idealizado pelo coreógrafo e mestre Ismael Ivo e realizado em uma parceria entre…

Read more

A praça dos skatistas

Posted on

Tenho falado bastante por aqui sobre a Praça Roosevelt. E não é por menos: este foi o espaço que escolhi para me apropriar –…

Read more

Por um assalto cultural – Que a arte tome a cidade de assalto

Posted on

Um cadeirante está entrando num táxi – com toda dificuldade que sua condição lhe impõe – e um transeunte resolve ajudá-lo. Quando, enfim, o…

Read more

O teatro para combater o medo

Posted on

Não é tarefa simples, para uma pessoa que não conviva no universo teatral, conciliar sua vida pessoal e profissional de modo que elas caminhem…

Read more

Não fossem os sonhos…

Posted on

Sonho. Do latim, sommium. Devaneio, fantasia, ilusão, utopia. De quantas formas é possível descrever uma ideia que se apossa de nossos pensamentos e nos…

Read more

De Gutenberg à Biblioteca da SP Escola de Teatro

Posted on

Em meados do século XV, um alemão inventou – ou reinventou – algo que mudaria o curso da humanidade, nos mais diversos sentidos. Ao…

Read more

Experimentação e aprendizado

Posted on

Antes mesmo de fincarmos as fundações da SP Escola de Teatro, sabíamos, ainda que instintivamente, que nossa missão seria instigar os aprendizes a descobrir…

Read more

O número 275 da Rua Marquês de Itu

Posted on

“O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir.” A frase, de autoria do geógrafo Milton Santos,…

Read more

Lucia que mudou a minha vida ou Se não tivesse amor eu não seria nada

Posted on

Quero fazer uma declaração de amor a uma pessoa que eu amo, amo de verdade. Ela se chama Lucia Camargo, trabalha comigo na SP…

Read more

Algumas palavras sobre Escola Livre II

Posted on

As origens da Escola Livre no sistema educacional No início do século 20, o nome de Escola Livre teve destaque por Rudolf Steiner (1861-1925),…

Read more

Heroísmo não: obrigação

Posted on

Nesta semana, recebi uma notícia linda e gratificante. Flávia Araújo, transexual que trabalha conosco na Biblioteca da SP Escola de Teatro – Centro de…

Read more

Os fofos ensinam

Posted on

Sempre soube. No teatro, minhas responsabilidades sempre foram além do comando de um espaço espremido na Praça Roosevelt. Atualmente, muito além da direção de…

Read more

Três em um: a Escola e suas novidades

Posted on

Aqui, na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, é sempre tempo de festa. Até porque, já disse noutras…

Read more

Cinco apontamentos para um teatro crítico

Posted on

Tempo de renascer   Vou começar minha reflexão de hoje com duas ideias que revelam um grande contraste.   Primeiro: demos início, ontem, à…

Read more

Cinco apontamentos para um teatro crítico

Posted on

1 – Forma e conteúdo Soluções prontas, formas estéticas prontas não devem existir para o teatro. Não podemos fabricar espetáculos em fôrmas pré-montadas. Devemos…

Read more

Nós enfrentamos riscos

Posted on

O ritmo de trabalho aqui, no Reino Unido, tem sido frenético. Hoje à tarde, encerramos uma intensa maratona que teve início na segunda-feira, em…

Read more

Acessibilidade no DNA

Posted on

“É loucura, não vai dar certo”, ouvi muita gente dizer – dentre tantas outras vezes em minha vida – quando decidimos reservar as vagas…

Read more

Da mesma matéria que nossos sonhos

Posted on

A cada dia que passa, a SP Escola de Teatro me faz sonhar mais e, neste movimento, concretizar um tanto de coisas em um…

Read more

Algumas palavras sobre Escola Livre

Posted on

Em busca de uma pedagogia para a Emancipação Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho:  os homens se libertam em comunhão. Paulo Freire A…

Read more

A importância da ELT

Posted on

Em 2009, talvez em outubro, telefonei para a Maria Thais e propus-lhe um encontro. Nós não nos conhecíamos pessoalmente. Na verdade, eu era um…

Read more

SP Escola de Teatro, Cidadã do Mundo

Posted on

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está permanentemente conectada com o que há de mais moderno e…

Read more

Artaud e a crueldade

Posted on

É muito comum associarmos a palavra “crueldade” à obra de Artaud. Esse termo pode ser referido ao próprio deus Dioniso, como veremos posteriormente em…

Read more

Em missão dupla em Cabo Verde

Posted on

Estou na África. Mais precisamente em Cabo Verde, país que tem a língua portuguesa como idioma oficial, o que nos torna irmãos. Vim com…

Read more

Com a Argentina, Cuba descobre o silêncio

Posted on

Estive em Cuba três vezes: a primeira, em 2008, com a peça “Liz”, escrita pelo cubano Reinaldo Montero; a segunda, em 2011, para apresentar…

Read more

Vera Felício e o conceito de Parresia, via Foucault

Posted on

Hoje, os aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco foram convidados a dar um mergulho pelo universo…

Read more

“Splendor in the grass”

Posted on

Revi, nesta madrugada, um dos filmes mais lindos da minha vida: “Splendor in the Grass” (em português, “Clamor do sexo”), de 1961, do mestre…

Read more

“Poesia é a infância da língua”, diz Manuel de Barros

Posted on

Gosto demais de poesia. Na minha cabeceira, sempre cabe mais de um livro de poemas. Fernando Pessoa e Borges têm seus lugares garantidos, ao…

Read more

E foi só o primeiro semestre…

Posted on

Dez anos em seis meses. Engraçado, mas é mais ou menos essa sensação que tenho ao olhar para o calendário e constatar que passamos…

Read more

“Festa no Covil”, uma obra aterradora

Posted on

Yolcaut é um homem muito rico que realiza todos os desejos de seu filho, Totchli. Esse é o ponto de partida de “Festa no…

Read more

O Teatro Oficina e os novos paradigmas

Posted on

A montagem de “O rei da vela”, em 1967, do Teatro Oficina, coloca no teatro brasileiro, pela primeira vez, a expressão multifacetada da cultura…

Read more

Heróis da resistência

Posted on

Neste momento, estou em Los Angeles, com a minha companhia de teatro, Os Satyros, participando do Hollywood Fringe Festival, o maior evento teatral da…

Read more

Reflexões sobre “O Monte do Mau Conselho”

Posted on

No ano passado, passei as minhas férias entre o Egito e Israel lendo “O Monte do Mau Conselho” (Companhia das Letras, 280 págs.), de…

Read more

Tecnologia: Nuvem

Posted on

Por gostar de acompanhar as tendências e novidades e adorar o conforto e praticidade que a tecnologia traz, passei a identificar as mudanças mais…

Read more

Pedagogia: A Cartografia de um Espaço Solidário

Posted on

A palavra Pedagogia vem do grego e significa, numa certa medida, “atravessar a rua”. Aqui, na nossa SP Escola de Teatro – Centro de…

Read more

Meyerhold que Defendeu a Teatralidade e a Estilização

Posted on

Para Meyerhold, tanto o encenador quanto o ator não são meros executantes automáticos de uma obra dramática. Antes, serão criadores e organizadores do espetáculo,…

Read more

Movimento dos Teatros da Praça Roosevelt (MTR)

Posted on

Impressionante, mas impressionante mesmo. Tanta gente fala bem ou mal, tanto faz, do Movimento dos Teatros da Praça Roosevelt (MTR) sem nunca ter pisado…

Read more

Conexões: Da Escandinávia à África

Posted on

Uma viagem. Cerca de dez dias. Tanta coisa boa pra contar. Viajamos, pelo intercâmbio da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das…

Read more

Cinco Mandamentos para Um Ator de Teatro

Posted on

Estamos em Estocolmo. Eu, Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do…

Read more

A Pré-Atuação como Etapa Necessária para o Ator

Posted on

Refletindo sobre alguns procedimentos do trabalho do ator, foi fundamental pensar no fenômeno teatral como assembleia e, sobretudo, nas questões que envolvem a pré-atuação….

Read more

Da Contemporaneidade à Tradição

Posted on

Na educação, cada vez mais, tenho a sensação de que o menos importante é o aprendizado em sequência. Na marcha cognitiva, e se pensarmos…

Read more

Por uma Formação Globalizada

Posted on

Milton Santos, no livro “Pobreza Urbana” (1978), afirma que não existe cidadania em um mundo dividido. Ele nos revela, ainda, que a cidadania carece…

Read more

Eu Performo, Tu Performas, Ele Performa

Posted on

Ainda que patente, é importante afirmar que o performativo não se limita às artes. Está em diversas áreas, como medicina, engenharia, arquitetura e tem…

Read more

Contagem Regressiva para o Amanhã, Sem Esquecer o Ontem

Posted on

Fim de ano, época de balanço geral, de retrospectivas, de confraternizar. E há muito o que lembrar e comemorar, mas não faz sentido falar…

Read more

Lusofonia: Crise e Construção

Posted on

Participei, aqui na Galícia, do “III Encontro Internacional de Políticas de Intercambio no Ámbito das Artes Escénicas”, promovido pela Cena Lusófona e Centro Dramático…

Read more

3º Encontro Internacional de Políticas de Intercambio no Ámbito das Artes Escénicas

Posted on

Estou agora em Santiago de Compostela, na Galícia, para participar de um seminário internacional sobre políticas culturais. Em seguida, passarei por Lisboa, onde discutirei…

Read more

Hugo Possolo, Dramaturgo

Posted on

Nesta semana, reproduzo aqui o Prefácio que tive a honra de assinar para o livro “Eu Cão Eu”, de Hugo Possolo lançamento da Editora…

Read more

A Velha Nova História

Posted on

Minha relação com a Praça Roosevelt sempre foi intensa. O local sempre foi um dos meus redutos de diversão e ocupou o meu imaginário….

Read more

Liberdade no Teatro

Posted on

Vivemos tempos amorfos. Nossos corpos estão amortecidos, anestesiados pelo frenesi de uma sociedade que nos transforma a todos em engrenagens consumistas. Nossa sociedade cultua…

Read more

Antonin Artaud: O Rito, O Corpo e a Exposição dos Estados

Posted on

O teatro, como rito, é o lugar onde a reconstrução do corpo se dá. Tanto para os atores quanto para o público. Assim, devemos…

Read more

O Teatro Crítico, a Desalienação e o Tempo

Posted on

Mais do que o espetáculo, o teatro é um agente social transformador que, ao negar o sempre-igual-da-lógica-do-lucro da Sociedade Pós-Industrial, aponta novos rumos para…

Read more

Duas questões para serem respondidas numa vida inteira

Posted on

Primeira: Desalienação  O teatro tem de encontrar seu lugar na sociedade pós-industrial, não pelo mimetismo – teatro como cópia do social –, mas justamente…

Read more

Manifestações Teatrais: Pequeno Apontamento Para Uma Possível Reflexão

Posted on

Fenômenos típicos das sociedades pós-industriais mais abastadas, o teatro feminista, o teatro homossexual (em menor escala) e o teatro de minorias raciais e sociais…

Read more

O Teatro, uma Experiência Viva

Posted on

Soluções prontas, formas estéticas prontas não devem fazer bem ao teatro. Não fabricamos espetáculos em fôrmas pré-moldadas. Devemos viver cada processo e, enquanto ele…

Read more

Por um Teatro Possível ou Manifesto de Sexta

Posted on

Arte popular e arte erudita não mais existem na forma, como existiam nos tempos de Adorno (Theodor Adorno – 1903/1969). Todas se transformaram em…

Read more

O Teatro das Maravilhas

Posted on

Há algum tempo reli o texto dramático “Retábulo das Maravilhas”, de Miguel de Cervantes. A obra, escrita no final do século 16, conta a…

Read more

“Sonhos de Einstein”

Posted on

Um Livro Com Linguagem Deliciosa e Perturbadoramente Poética Iniciei este ano com alguns problemas sérios de saúde. Foi quando eu senti medo. Muito medo….

Read more

Os Mecanismos do Ator: Pré-Atuação, Concentração e Memória

Posted on

Uma concentração de energia se expande quando um ator entra em contato consigo próprio. Há nesse pequeno gesto uma manifestação que desencadeia uma maior…

Read more

Jacy

Posted on

Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Este fato real levou o grupo Carmin a conduzir…

Read more

No teatro paulistano, mais uma porta prestes a fechar

Posted on

Há pouco mais de um mês, voltei de uma viagem de férias. Passei, pela primeira vez, por Frankfurt, onde fui recebido por uma amiga…

Read more

Natureza humana

Posted on

Fotógrafo finlandês Arno Rafael Minkkinen expõe série de autorretratos em paisagens naturais e urbanas   A fotografia, assim como os processos visuais, se estabelece…

Read more

Nydia Lícia: um rosto a reverberar tantas histórias, memórias e gentes

Posted on

Bob Sousa, São Paulo, 2013 “O fotógrafo é um espelho com memória.” Esta frase do fotógrafo e grande parceiro na arte de retratar pessoas…

Read more

“Pisc in À” – uma proposta de análise crítico-visual

Posted on

“É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar” Gilberto Gil, em “Copo vazio”).   Há muito tempo se anuncia que…

Read more

“O taxidermista” – uma proposta de análise crítico-visual

Posted on

“Como você se imagina, para sempre?” Dr. Sharif, em “O taxidermista”   Para Roland Barthes, em “A câmera clara”, estar diante de uma lente…

Read more

“Mantenha fora do alcance do bebê” – uma proposta de análise crítico-visual

Posted on

Para o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o consumismo é um produto social que transforma pessoas em consumidores, rebaixando todos os outros aspectos da vida…

Read more

“Juliette” – Uma proposta de análise crítico-visual

Posted on

Há tantos anos fotografando espetáculos teatrais e tentando estabelecer um diálogo entre essas duas artes da representação/recriação de fatias de realidade – de um…

Read more

“Genet – o poeta ladrão” – uma proposta de análise crítico-visual

Posted on

Para Susan Sontag, colecionar fotos é colecionar o mundo. As fotografias podem nos ajudar a recriar o mundo tal como imaginamos, seja em sua…

Read more

“Ópera do Malandro” – uma proposta de análise crítico-visual

Posted on

“Uma foto da fábrica Krupp não revela quase nada a respeito dessa organização”. O alemão Bertolt Brecht, autor da frase, inserida na obra “Santa Joana dos…

Read more

“Karamázov” – uma proposta de análise crítico-visual

Posted on

O poeta francês Charles Baudelaire é apontado como um dos maiores críticos da fotografia – que dava seus primeiros passos no final XIX –…

Read more

“O desvio do peixe no fluxo contínuo do aquário” – Uma proposta de análise crítico-visual

Posted on

Uma atividade me parece mais solitária do que fotografar: escrever.   No confronto com essas duas atividades me sinto desesperadamente sozinho tentando encontrar um…

Read more

{ENTRE} – Uma proposta de análise crítico-visual

Posted on

Em seu ensaio “O autor como produtor”, o filósofo alemão Walter Benjamin afirma que a fotografia não seria capaz de apresentar cortiços ou montes…

Read more

“Teatro de bonecas” – uma proposta de análise crítico-visual (a fotografia como documento)

Posted on

Nossa memória é feita de imagens (reais e inventadas) e, nessa perspectiva, uma fotografia é sempre o equivalente visual (in)exato da lembrança. Na tentativa…

Read more

A selfie no teatro (ou desliga essa porcaria)

Posted on

“Hoje, tudo existe para terminar numa foto.” Susan Sontag   O fotógrafo de teatro enfrenta ao longo de toda a sua vida o drama…

Read more

Sobre teatro e fotografia

Posted on

A atriz Laura Cardoso em ensaio para o livro “Retratos do teatro” (Foto: Bob Sousa) “Ter uma foto de Shakespeare seria como ter um…

Read more

A verdade fotográfica

Posted on

A câmera é meu instrumento. Através dela dou uma razão a tudo o que me rodeia. (André Kertész) É sempre muito intrigante ouvir opiniões…

Read more

Penso, logo fotografo

Posted on

Já se disse que o analfabeto do futuro não será quem não sabe escrever, e sim quem não sabe fotografar. (Walter Benjamin, na “Pequena…

Read more

Os retratos que nunca fiz

Posted on

Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida. Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,…

Read more

Bob de onde?

Posted on

Sou apenas um homem de teatro. Sempre fui e sempre serei um homem de teatro. Quem é capaz de dedicar toda a vida à…

Read more

Derly Marques – O fotógrafo dos pobres

Posted on

Amar o perdido deixa confundido este coração. Nada pode o olvido contra o sem sentido apelo do Não. As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à…

Read more

A fotografia como tradução da cena teatral

Posted on

Se eu pudesse contar a história em palavras, não precisaria carregar uma câmera. (Lewis Hine) O texto que abre esta coluna no portal da…

Read more

Roger Ballen: O fotógrafo à procura de seu próprio tempo

Posted on

Nascido em Nova York, em 1950, Roger Ballen iniciou sua trajetória como fotógrafo amador registrando a vida de meninos em diferentes culturas à quais…

Read more

A questão da narrativa

Posted on

O recurso da narrativa, ou narratividade, no teatro pode ser manifesto de muitas maneiras diferentes. Pela fala, pelo cenário, pela luz, pela música, ou…

Read more

Teatro e Cinema (parte II): A música em ‘Boca de ouro’

Posted on

No trabalho que realizei para o meu mestrado foram analisadas as principais teorias escritas para música de cinema, que concentravam em seus tratados um…

Read more

Teatro e cinema: o ‘Boca de ouro’ de Nelson Pereira dos Santos

Posted on

Na década de 1950, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, junto com outros cineastas e jornalistas da sua geração, reivindicava nas suas publicações na…

Read more

Remo Usai: uma breve história da música de cinema no Brasil

Posted on

Na década de 50, motivados por iniciativas industriais como a Vera Cruz e a Atlântida, muitos profissionais com o desejo de entrar para o…

Read more

Sobre o ensino de música

Posted on

Em seu curso de história da música, produzido pela Univesp TV e veiculado na internet pela plataforma Veduca, a professora Dorotéa Kerr descreve a…

Read more

A música em “Amores roubados” – Entrevista com Eduardo Queiroz

Posted on

Antes de propor uma contribuição mais regular para este espaço, escrevi um texto (referência) em que apontava a maneira pela qual as relações de…

Read more

A situação da crítica

Posted on

Em vez de oferecer sua opinião, um grande crítico permite que os outros formem suas próprias opiniões com base na análise crítica que ele…

Read more

Alguns pensamentos sobre o curso e o processo seletivo na Dramaturgia

Posted on

Caminhamos para um novo processo seletivo, que escolherá candidatos para novas vagas nos cursos de DRAMATURGIA, ILUMINAÇÃO, SONOPLASTIA E TÉCNICAS DE PALCO. A SP…

Read more

O Tempo e as Cartas

Posted on

Por Marici Salomão, especial para o Portal da SP Escola de Teatro.  Meus pais sempre gostaram de ler e nos incentivaram, a mim e…

Read more

Teatro Não Existe Sem Educação

Posted on

Como formadora de processos de nova escrita, não posso e jamais acreditarei que o teatro pode existir separadamente à formação educacional. Educação que é…

Read more

Em Terras de Shakespeare, Pinter e Harrower*

Posted on

Poucas horas para embarcar, tipo contagem regressiva. Preocupação com roupas de frio, que são poucas. Mas não há tempo mesmo nunca de resolver todos…

Read more

Diário da Cena: O Capítulo 9

Posted on

“O papel histórico do teatro num tempo dominado pela alienação e pelo consumo.” Hoje, por excesso de trabalho, tenho pouco tempo para leitura. Antigamente…

Read more

Diário da cena: o que acho dos bem-intencionados

Posted on

Bem-intencionados: aqueles que têm boas intenções. Conheço muita gente assim: cheia de boas intenções. O problema é que não têm tensão. Boas intenções, sem…

Read more

Dramaturgia x Dramaturgismo

Posted on

A vinda de Henry Thorau ao Brasil, a convite do departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das…

Read more

Teatro Contemporâneo Pós 80

Posted on

Para entender a produção dramatúrgica contemporânea do Brasil, a partir dos anos 80, torna-se necessário voltar os olhos para o marco-zero da modernidade do…

Read more

Nelson Rodrigues: A Obra Permanece

Posted on

Nelson Rodrigues morreu em 1980, aos 68 anos, encerrando uma carreira marcada por amores e ódios: de autor aclamado com “Vestido de Noiva”, em…

Read more

Os limites do autodidatismo na Dramaturgia Brasileira

Posted on

Este artigo foi publicado na revista SALA PRETA, do Departamento de Artes Cênicas, da ECA-USP. Edição no. 8. Coordenação Editorial: Silvia Fernandes e Luiz…

Read more

O projeto por trás – Um convite ao espectador

Posted on

Este artigo foi escrito para o catálogo do FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO de São José do Rio Preto, edição 2011, do qual foi uma…

Read more

O que a física tem a ver com a escrita

Posted on

“A experiência, e não a verdade, é o que dá sentido à escritura. Digamos, com Foucault, que escrevemos para transformar o que sabemos e…

Read more

Tradução de Textos Teatrais

Posted on

Gostaria de enaltecer uma das contrapartidas da Bolsa-Oportunidade do Programa Kairós, da SP Escola: a TRADUÇÃO DE TEXTOS TEATRAIS, iniciativa que teve início neste…

Read more

Ato inaugural

Posted on

Nas palavras da filósofa Rachel Gazolla, “o novo é um ato inaugural que recolhe toda a experiência do passado e a abrevia no instante…

Read more

Novos paradigmas

Posted on

Volto do FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO DE TATUÍ animada. Já participei como jurada, debatedora e avaliadora de inúmeros festivais no Brasil, mas nos últimos…

Read more

Sobre porta aberta, maionese fatal e outras mais

Posted on

Começo por uma chamada que acabo de ler num portal: Professora dá aula de porta aberta temendo violência dos alunos.   “Oi?” Mensagem surreal? Storyline…

Read more

UM FINO COSTURAR DE OPOSTOS

Posted on

INVENÇÃO E TRADIÇÃO   O maior desafio do curso de Dramaturgia da SP ESCOLA DE TEATRO – e tomo a liberdade de soprar que…

Read more

EXPERIMENTO: CRIAR SOB DETERMINADAS CONDIÇÕES

Posted on

Depois de ler a última coluna de Ivam Cabral, diretor executivo da SP ESCOLA DE TEATRO, fiquei muito estimulada a lembrar das origens da…

Read more

O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Posted on

Você acorda com o buzinaço na Rua do Paraíso e sabe que vai enfrentar a falta d’água. Come seu pãozinho caro demais pra um…

Read more

21 Dias

Posted on

Viajei razoavelmente pelo mundo dos 20 aos 40. Sem medo e mais longamente. Mas hoje não mais. Só mesmo a trabalho. Não me perguntem…

Read more

Um olhar ligeiro sobre o Festival de Curitiba

Posted on

SAUDÁVEL COMBINAÇÃO Enquanto me preparo para correr para a reunião das terças na SP Escola de Teatro, puxo pela MEMÓRIA para focar sobre a…

Read more

O exemplo como forma de discurso

Posted on

No mês passado, toquei no assunto das narrativas repetidas à exaustão para a manutenção da ordem e das ações calculadas daqueles que nós erigimos…

Read more

Mudar para continuar o mesmo?

Posted on

Tentativas de “fixação” do destino (i) A marca da imbecilidade de grande parte do nosso jornalismo, sobretudo o televisivo dos canais abertos, se revela…

Read more

A ARTE DA ESCUTA

Posted on

Sinto-me muito forte no propósito de contribuir para a formação de novos dramaturgos. Passei pelo aprendizado com dois grandes mestres (LUÍS ALBERTO DE ABREU…

Read more

UM GIRO PELO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO

Posted on

Foi uma semana de muito trabalho e muita satisfação, esta do feriado do dia 15 de novembro. Depois de assistir à HISTÓRIAS DE SEGUNDA…

Read more

Lutar para trabalhar no que amamos

Posted on

Sou absolutamente a favor de que lutemos (IMENSA e INTENSAMENTE) para trabalhar no que amamos. O tento (num mundo que parece se divertir em…

Read more

A vida dos animais

Posted on

Uma das recordações da primeira infância é o Bussa, o cachorro fox que meu pai havia adotado de um português que estava voltando à…

Read more

Sbat: Os motivos para abraçar essa causa

Posted on

Vou aos poucos. Porque me conheço e sei que abraçar uma causa é muito mais do que abraçar uma causa. A mim, é missão…

Read more

O futuro só ao futuro pertence

Posted on

Geralmente demoro um tempo para ver um filme que está bombando. Evito filas, excesso de gente (geralmente mal educada e ruidosa) – (sim, estou…

Read more

A Reação (escrita no calor da hora)

Posted on

Sempre disse aos aprendizes da SP Escola de Teatro e aos novos autores do Sesi: o brasileiro, depois do nocaute da ditadura, está começando…

Read more

Djunta Mon: Um sonho em movimento

Posted on

Em Cabo Verde, a expressão em crioulo Djunta Mon tem uma grande importância social e cultural. Significando, literalmente, juntar as mãos, o conceito vai muito além disto…

Read more

Palco 50

Posted on

Fazer teatro é difícil. Fazer teatro em Cabo Verde é ainda mais difícil. Quem, como eu, conhece muito bem a história do teatro cabo-verdiano,…

Read more

Dulcineia já não mora aqui

Posted on

“A loucura, longe de ser uma anomalia, é a condição normal humana. Não ter consciência dela, e ela não ser grande, é ser homem…

Read more

O país do teatro

Posted on

Em Cabo Verde festejou-se o teatro durante 31 dias em praticamente todas as ilhas. Para se entender a evolução destas duas últimas décadas, é…

Read more

Quotidiamo nasceu aqui

Posted on

Confesso, torna-se até um pouco insuportável: a cada produção cênica, a cada nova aventura, não consigo fazer tarefas outras, falar de novos assuntos, meu…

Read more

Construindo pontes

Posted on

No último Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact 2013, e no âmbito do Encontro Internacional de Programadores de Artes Cênicas, que decorreu…

Read more

Ministério da Dor

Posted on

O ensaísta português João Barrento escreveu no seu livro “A espiral vertiginosa”: “Não conhecemos a dor. Não queremos conhecê-la, nas sociedades anestesiadas em que…

Read more

Serenata ao luar

Posted on

Cabo Verde, apesar de ser um pequeno arquipélago de nove ilhas habitadas, plantado no imenso Atlântico, tem como uma das suas maiores riquezas a…

Read more

Viciados

Posted on

Ponto de ordem para quem (ainda) não sabe: o Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact decorre todos os anos na cidade do…

Read more

A grande partilha

Posted on

Ponto de ordem para quem (ainda) não sabe: o Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact decorre todos os anos na cidade do…

Read more

“Tempêstad”

Posted on

“Ess’ilha ê d’minha, pa Sícorax nha manhe, y bô rôbame el!” “Essa ilha é minha, por Sicorax, minha mãe, e tu roubaste-ma!” Shakespeare (Caliban…

Read more

Poeira de Deus

Posted on

Ilhas perdidas no meio do mar esquecidas num canto do Mundo – que as ondas embalam maltratam abraçam… Jorge Barbosa, poeta cabo-verdiano Reza a…

Read more

O cálculo para a captação de recursos nas Leis de Incentivo

Posted on

* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro   “Tudo cruel, tudo sistema Torre babel, falso dilema…

Read more

Ossos do Ofício

Posted on

* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro   “Moço Olha o vexame O ambiente exige respeito…

Read more

Documentos Indispensáveis em Projetos Culturais

Posted on

* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro   “Sem lenço, sem documento Nada no bolso ou…

Read more

Projetos culturalmente responsáveis

Posted on

* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro “E há que se cuidar do broto Pra que…

Read more

A divulgação, no Fomento

Posted on

* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro   “Tuas ideias não correspondem aos fatos, o tempo…

Read more

A Planilha Orçamentária, nas Leis de Incentivo

Posted on

“Quando dois meios se encontram desaparece a fração E se achamos a unidade Está resolvida a questão” (Tom Jobim)   Considerada por muitos como…

Read more

A Prestação de Contas na Lei Rouanet

Posted on

“Tá legal, eu aceito o argumento Mas não me altere o samba tanto assim Olha que a rapaziada está sentindo a falta De um…

Read more

Os programas dos espetáculos, de graça

Posted on

Minha vida é andar Por esse país Pra ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras por onde passei Andando pelos…

Read more

A importância dos Encontros do Fomento

Posted on

Será que a liberdade é uma bobagem? Será que o direito é uma bobagem? A vida humana é alguma coisa a mais que ciências,…

Read more

Rolês pelos teatros

Posted on

“Não se assuste pessoa Se eu lhe disser que a vida é boa Enquanto eles se batem, dê um rolê e você vai ouvir…

Read more

As contrapartidas culturais

Posted on

“Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e, portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite…

Read more

Os Editais para artistas negros

Posted on

“Olha só aquele clube que da hora, Olha o pretinho vendo tudo do lado de fora Nem se lembra do dinheiro que tem que…

Read more

Com lei ou sem lei?

Posted on

* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro “Tupi or not tupi, that is the question” Oswald…

Read more

A Lei do Fomento ao Teatro

Posted on

“Agora eu era o rei Era o bedel e era também juiz E pela minha lei A gente era obrigado a ser feliz” (Chico…

Read more

O ProAC não é a Lei Rouanet Paulista

Posted on

“O ProAC é a Lei Rouanet para o Estado de São Paulo.” Essa é a típica resposta que artistas, produtores ou captadores dão àquelas…

Read more

A nova Instrução Normativa que regulamenta a Lei Rouanet

Posted on

No dia primeiro de julho foi publicada no Diário Oficial da União a nova Instrução Normativa que regulamenta a Lei Rouanet e o Decreto…

Read more

Rouanet: não há de ser tudo da Lei

Posted on

“Mas se eu quero e você quer Tomar banho de chapéu Ou discutir Carlos Gardel Ou esperar Papai Noel Então vá! Faz o que…

Read more

A Constituição, essa desconhecida, e a Cultura

Posted on

“Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação” (Renato Russo) Freqüentemente os jornais divulgam pesquisas que revelam que se a Constituição…

Read more

O Artigo 27 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a SP Escola de Teatro

Posted on

Declaração Universal dos Direitos Humanos: Artigo XXVII. 1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir…

Read more

Memorial de Iluminação de ‘O Fantasma da Natureza Morta’

Posted on

LUIS CARLOS ZABEL Especial para a SP Escola de Teatro Neste Cadernos de Luz, o iluminador Luis Carlos Zabel relata a experiência de criação do…

Read more

Práticas recomendadas para planta de iluminação teatral

Posted on

FRANCISCO TURBIANI Especial para SP Escola de Teatro O texto original “Tábua de Gráficos Padrão” afirma que um padrão é uma autoridade que serve…

Read more

Carpas na banheira (de Loeb)

Posted on

Escritora e psicanalista, Sylvia Loeb acaba de lançar seu quarto livro, no dia 22/06, na Livraria da Vila: “Homens” (editado pela Oficina de Contéudo…

Read more

Antígona Beltrão – Heresias no palco

Posted on

  Andrea Beltrão se despe em cena, ao encarnar Antígona. Ligeira e carioca, se põe transparente – e, mesmo assim, ou por isso, dá…

Read more

A cena desidratada

Posted on

Na MIT 2017, entre os dias 14 e 21 de março, no SESC Pinheiros, Susanne Kennedy apresentou a sua transposição para o teatro do…

Read more

Clichê e linguagem

Posted on

i – Silvio Santos quase foi candidato à Presidência da República em 1989. Há 27 anos, eu pensava ingenuamente que alguém com tanta notoriedade…

Read more

Discussão sobre a idéia da iluminação como dramaturgia

Posted on

  CIBELE FORJAZ ALESSANDRA DOMINGUES FÁBIO RETTI GUILHERME BONFANTI Especial para SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, os desenhadores…

Read more

A Cartilha Brasileira de Teatro de Sombras

Posted on

ALEXANDRE FÁVERO Especial para a SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, o sombrista e diretor Alexandre Fávero apresenta a…

Read more

Memorial técnico de Iluminação – Núcleo 8, módulo verde de 2016

Posted on

GABRIEL BARONE GUILHERME FURTADO SIBILA GOMES DOS SANTOS JULIANA RAPOSO SEMEGHINI Especial para SP Escola de Teatro No módulo verde dos cursos regulares da…

Read more

Dramaturgia da luz, um conceito operístico

Posted on

CAETANO VILELA Especial para SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, o encenador e iluminador Caetano Vilela escreve sobre a…

Read more

Teatro, cidade, memória

Posted on

Quando o campo das artes dialoga com a cidade, em tempos bicudos como o que vivemos, o resultado pode ser reflexão relevante. Assim ocorre…

Read more

A força e a forma!

Posted on

“Anatomia do Fauno” é poderoso teatro dirigido por Marcelo D’Avilla e Marcelo Denny, em temporada na SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt. Os…

Read more

O Evangelho segundo Maria

Posted on

1 – Formidável, em todos os sentidos, o espetáculo “O Testamento de Maria”, em temporada no Sesc Pinheiros até o dia 13 de fevereiro,…

Read more

Edição Especial do ‘Cadernos de Luz’ na Revista Sala Preta

Posted on

GUILHERME BONFANTI Especial para a SP Escola de Teatro Esta edição da coluna “Cadernos de Luz”, do portal da SP Escola de Teatro, reúne…

Read more

Inventa um cais!

Posted on

1- Em 1973, em frente à Biblioteca Municipal, ao lado da Praça Dom José Gaspar, perguntei a Alberto Guzik quem era, para ele, a…

Read more

A máscara há de ser pele!

Posted on

A máscara há de ser pele, o sertão há de virar mar… O filme de Polanski “A pele de Vênus” (2013), em cartaz na…

Read more

O teatro começa antes do teatro!

Posted on

1 – Em maio de 2014, assisti a “Um espetáculo absoluto”, da Companhia Sr João, no espaço da Companhia do Feijão. O grupo português…

Read more

“Cipis transworld art, industry & commerce”

Posted on

1 – Editado pela Edusp e recentemente lançado na Galeria Emma Thomas, o volume 22 da coleção Artistas da USP chegou ao mercado. Trata-se de…

Read more

Relatos do processo de criação da luz de ‘O Filho’

Posted on

GUILHERME BONFANTI Especial para SP Escola de Teatro No Cadernos de Luz, o iluminador Guilherme Bonfanti relata o processo criativo de Iluminação do espetáculo…

Read more

Eu cão eu

Posted on

“Se, na minha exclusão, tantas passagens me são vetadas, eu caminho ali no desafio, na beira do abismo, onde você não sobreviveria”, disse o…

Read more

Língua no divã e língua no palco

Posted on

Há pouco mais de um século, mas remontando ao “Oráculo de Delfos”, a psicanálise se insinua como um espaço-promessa, fonte de respostas, mesmo que…

Read more

CIC[ATRIZ]!

Posted on

REQUIESCAT IN PACE! Maria Alice Vergueiro põe novamente o seu corpo a serviço de Dionísio, em “Why the horse” – em cartaz no SESC…

Read more

Novíssima dramaturgia contemporânea brasileira

Posted on

Provocado para falar sobre a dramaturgia brasileira hoje, penso em ir além e discorrer um pouco sobre a novíssima geração dos que produzem para…

Read more

A cara e o rosto

Posted on

1 – Ao contrário da pintura, que põe camadas de tinta sobre uma tela branca, a escultura tira da pedra bruta os excessos, para que…

Read more

‘A integração da luz; A construção do espaço através da cor’

Posted on

NAIARA ABRAHÃO Especial para SP Escola de Teatro “A integração da luz. A construção do espaço através da cor” é o tema do artigo…

Read more

Anamnese

Posted on

1 – Na Psicanálise, uma dificuldade clínica é descobrir que caminhos traçar quando estamos diante daqueles pacientes muito trancados, muito engessados, muito defendidos, que nem…

Read more

É preciso emburrecer…

Posted on

1- Não há calor nem engano numa tela de computador. A máquina não tem alma. Eis por que a tecnologia é de uma objetividade desumana….

Read more

Uso de equipamentos luminosos não teatrais na iluminação cênica contemporânea em São Paulo

Posted on

FRANCISCO MOREIRA TURBIANI Especial para a SP Escola de Teatro O novo artigo publicado no Cadernos de Luz traz uma reflexão sobre o uso…

Read more

A iluminação de ‘Dizer o que você não pensa… em línguas que você não fala’

Posted on

FELIPE DEL Especial para SP Escola de Teatro O processo criativo da iluminação do espetáculo “Dire ce qu’on ne pense pas…dans deslangues qu’on ne…

Read more

O que é um câncer, afinal?

Posted on

Então, na quarta-feira eu dei uma entrevista para o jornalista Miguel Arcanjo Prado. Carinhosamente, ele disse que viria falar comigo sobre o excepcional ano de 2014…

Read more

Considerações sobre o riso! Pausa nas grandes reflexões. Enfim, uma coluna curta!

Posted on

…A cada gesto, morriam de rir. Um deles chegou até a se arrastar no chão, de tanta graça, buscando conter em si a refeição…

Read more

Reflexões sobre design cênico e sobre a performatividade da luz em ‘Disparis’ nos Cadernos de Luz

Posted on

NADIA MOROZ LUCIANI Especial para SP Escola de Teatro “Design cênico: um caminho possível para a criação da luz e a formação do iluminador”…

Read more

Criar é matar a morte

Posted on

I – Um espetáculo de teatro é algo que se dissolve e se consome, em ato, conforme a máxima de Gore Vidal: “O fato está perdido…

Read more

Teatro e gerúndio

Posted on

1- TRAUMA Os traumas pelos quais passamos só podem ser absorvidos em câmera lenta! No consultório, mais de uma década atrás, uma paciente cujo…

Read more

Querido 2014

Posted on

Não restam dúvidas: 2014 será um longo, longo ano. Depois de um 2013 arrebatador e, especialmente, divisor de águas na SP Escola de Teatro…

Read more

A iluminação do Cordel do Fogo Encantado

Posted on

JATHYLES MIRANDA Especial para a SP Escola de Teatro A carreira como iluminador, especialmente o trabalho realizado com a banda Cordel do Fogo Encantado,…

Read more

Retrospectiva 2013

Posted on

Em julho, ao final do primeiro semestre, falei que tinha a sensação de que, em apenas seis meses, dez anos haviam se passado. Agora,…

Read more

Bob Sousa: colecionador de mundos

Posted on

“Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo, e,uma vezdesaparecidas,não há nenhum esforço sobre aterra que possa fazê-las voltar” (Henri Cartier Bresson, no livro…

Read more

Sexta-feira 13, sorte!

Posted on

A peça “M.” fica em cartaz no Teatro Augusta somente até sexta-feira, dia 13/12. Dirigido por Mauricio Spina, que também é o autor do…

Read more

Cenografia da Sombra

Posted on

ANDRÉS TISSIER CORRÊA DE ARAÚJO Especial para a SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, o bacharel em teatro Andrés…

Read more

Análise clínica do DNA da SP Escola de Teatro

Posted on

1- Sexo e morte Muita lagartixa perde a cabeça (valem os dois sentidos) quando embriagada pela dança de sedução. Frequentemente o animal sacrifica a…

Read more

Rede de solidariedade

Posted on

Acabo de voltar de Cabo Verde, país da África para onde fui com duas missões: primeiramente, para participar, com a minha companhia, Os Satyros,…

Read more

Marcio Aquiles e a Dramaturgia da Singularidade

Posted on

Prefácio do livro “O esteticismo niilista do número imaginário e outras peças” (90 págs., editora É Realizações, R$ 28), do dramaturgo, poeta e crítico…

Read more

Com um sonho, sou um exército

Posted on

Há alguns meses, durante a abertura do colóquio “O que é pedagogia do teatro?”, aqui na SP Escola de Teatro – Centro de Formação…

Read more

Sob a luz de “Bom Retiro 958 metros” e “Otelo, as faces do ciúme”

Posted on

ESTHER CHAYA LEVENSTEIN Todo o árduo e criativo processo de concepção da luz para o espetáculo “Bom Retiro 958 metros”, da companhia Teatro da…

Read more

O teatro brasileiro diante da condição nacional

Posted on

O teatro é um fato social e só pode ser concebido dentro de um contexto social. Portanto, as formas estéticas do teatro contemporâneo ocorrem…

Read more

O sonho é descalço…

Posted on

O diretor Maurício Paroni de Castro, coordenador do evento Chá e cadernos, novo espaço de discussões teatrais da SP Escola de Teatro – Centro de…

Read more

O teatro, um campo de culturas que pesquisa uma linguagem perdida

Posted on

Toda a produção artística de Artaud é formada apenas de rastros, vestígios, secreções. Ele nos afirma que o teatro é um “exercício de um…

Read more

Corpo Instrumento

Posted on

Já disse aqui que nossos corpos estão amortecidos, anestesiados pelo frenesi de uma sociedade que nos transforma em engrenagens consumistas. E, para nos livrarmos…

Read more

Luz e improvisação na cena

Posted on

MARISA BENTIVEGNA Especial para SP Escola de Teatro Em 2005 eu era iluminadora há quinze anos. Debutante de ofício que, como toda debutante, imagina…

Read more

Dramaturgia da luz, um conceito operístico

Posted on

CAETANO VILELA Especial para a SP Escola de Teatro O conceito da luz cênica como dramaturgia se deve ao compositor de óperas alemão Richard…

Read more

Diretora da Theatre Academy, da Finlândia, Visita a Escola

Posted on

Tenho mais boas-novas para contar a vocês. Dando sequência aos intercâmbios com instituições de ensino de arte de outros países, como Cuba, Bolívia, Suécia, Dinamarca e…

Read more

A Performatividade da Luz

Posted on

FELIPE DEL   A performatividade da luz é o tema abordado pela professora e iluminadora Nadia Moroz Luciani no novo artigo que entra hoje…

Read more

Porque Compartilhar é Preciso

Posted on

Nesta semana, fui surpreendido por uma notícia incrível (por sorte, ultimamente minha vida tem sido um apanhado delas): a nossa SP Escola de Teatro…

Read more

A Re-Construção do Espaço Através da Luz

Posted on

FELIPE DEL “A Re-Construção do Espaço Através da Luz” é o tema do novo artigo que entra para os Cadernos de Luz, espaço virtual…

Read more

O Fazer Teatral: Pessoal e Intransferível

Posted on

Nesta semana, a SP Escola de Teatro deu o pontapé inicial ao colóquio “O Que é Pedagogia do Teatro?”, um megaevento, no sentido qualitativo…

Read more

Em nome de Alberto

Posted on

No dia 12 de abril passado, Os Satyros foram convidados por Marcelino Freire a fazer uma homenagem a Alberto Guzik, no Itaú Cultural, na…

Read more

Portugal Descobre a SP Escola de Teatro

Posted on

É com muito orgulho que, nesta semana, uso o espaço desta coluna para dividir uma alegria. O jornal Público, o mais importante de Portugal,…

Read more

Liberdade

Posted on

Pensando na geração dos 1960/70, quando a questão da liberdade de expressão era defendida com unhas, dentes e sangue. E de como era nobre…

Read more

Arte e Ciência

Posted on

Como já escrevi aqui, neste espaço, António Damásio tem realizado um importante trabalho no campo da neurobiologia. A pesquisa do neurocirurgião, que desafia os dualismos…

Read more

As Palavras e as Coisas!

Posted on

I – A chuva está ligada à narração de fábulas desde tempos imemoriais. Isto se deve ao fato de que o homem das cavernas…

Read more

Pós-Modernidade: Tudo se Relativiza

Posted on

A pós-modernidade gerou um grande debate em torno de si. Em primeiro lugar, a denominação de pós-moderno foi encarada como um estilo, em geral…

Read more

Alguns Caminhos Científicos que se Abrem Para o Treinamento do Ator

Posted on

Princípios propostos no Teatro da Crueldade de Artaud, por exemplo, também estão amplamente fundamentados nas teorias psicanalíticas. Toda a reflexão brechtiana de filosofia do…

Read more

Bonfanti e a Luz de “Bom Retiro, 958 metros”

Posted on

MAJÔ LEVENSTEIN   Desde o ano passado, o pensamento teórico de iluminação cênica no Brasil ganhou uma nova ferramenta para reflexão. São os Cadernos…

Read more

Por um teatro pobre… E carequinha!

Posted on

Não tem nem um ano de vida, e o Espaço Cultural Pinho de Riga (Rua Conselheiro Ramalho, 599 – Bela Vista), já traz uma boa variedade…

Read more

Ecos de Nicky Silver…

Posted on

Erica Migon e Mariana Lima estiveram no último sábado (2 de março), na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, para uma conversa com…

Read more

Janeiro de 2013. Uma ficção de início de ano para renovar a vida com chuva.

Posted on

“A Morte da Letra e a Chuva de ‘és’…” de Sergio Zlotnic. 1 – morte da letra – Houve o enterro de uma letra…

Read more

Linguagem e alfabetismo visual

Posted on

VALMIR PEREZ Especial para a SP Escola de Teatro Tem muita gente correndo o dia todo atrás de não sei o quê! É isso…

Read more

Um Bate-Papo com Maria Thais

Posted on

Desde outubro e até este fim de semana, num fato inédito, pela primeira vez a Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro…

Read more

Um Balanço de 2012 e que Venha 2013!

Posted on

Se o ano de 2013 for uma repetição, em intensidade e energia, de tudo o que ocorreu em 2012, então, será mais um ano…

Read more

Diário da Cena: “Um Voo Por Cima do Humor Triste”

Posted on

É de Matéi Visniec a frase acima. O dramaturgo romeno, de 56 anos, tem sua obra editada no Brasil, pela editora É Realizações. Desses…

Read more

Aspecto Social e a Filosofia da História do Feio*

Posted on

O conteúdo latente da dimensão formal belo-feio tem um aspecto social. A aceitação do feio na arte foi anti-feudal: os camponeses foram capazes de…

Read more

A Luz de Bonfanti

Posted on

FELIPE DEL Há alguns meses, o pensamento teórico de iluminação cênica no Brasil ganhava um novo fôlego. Em um projeto encabeçado por Guilherme Bonfanti,…

Read more

Trabalho e amor…

Posted on

Trabalhar e amar é o que há de bom neste mundo, diz Freud, no fim da vida – não com estas palavras, talvez não…

Read more

Pausa nas grandes reflexões ligeiras e irrelevantes!

Posted on

Uma palavra sobre a morte… Ninguém morrerá: seremos todos morridos! 1) Frequentemente, na psicanálise e no teatro, os fenômenos que se dão à revelia…

Read more

Reflexões irrelevantes para deleite da pátria!

Posted on

1- Seção: Procon – reclamações justas sobre fatos injustos – coisas que você nunca gostou, mas não teve ninguém que o apoiasse ou defendesse……

Read more

Meia dúzia de curtas considerações irrelevantes

Posted on

Interrogações ontológicas distribuídas a cada esquina do texto. Descoberto o mito de origem de toda a tradição da cultura ocidental. Três dormitórios, sendo uma…

Read more

Indústria Cultural e as Utopias

Posted on

Sim, indústria cultural existe. E está aí, no jogo do mercado cultural. Mas o teatro não pode se ater aos seus princípios. Os únicos…

Read more

A Ruptura do Teatro Moderno

Posted on

Desde seu surgimento, em especial com o advento do Teatro Brasileiro de Comédia – TBC, o moderno teatro brasileiro vem sofrendo profundas transformações em seu…

Read more

Reflexão e Percepção Estética: Um Apontamento

Posted on

As características específicas da sociedade brasileira, em suas desigualdades, incongruências e exclusões sociais, determinam abordagens estéticas e temas próprios, distantes de algumas das principais…

Read more

A Arte no Século XXI, uma Pequena Reflexão

Posted on

Hoje não somos marxistas ou anarquistas. O máximo que podemos ser é politicamente corretos, fiéis à nossa “autenticidade”. Não existe mais um ideal revolucionário…

Read more

Meyerhold: Alguns Apontamentos

Posted on

Meyerhold iniciou sua carreira na companhia fundada por Stanislavski e Dantchenko, o Teatro de Arte de Moscou, onde trabalhou por quatro anos, desde sua…

Read more

Artaud e o Rito

Posted on

Toda a produção artística de Artaud é formada apenas de rastros, vestígios, secreções. Ele nos afirma que “o teatro é sempre um ato perigoso”…

Read more

Reflexões em torno da luz

Posted on

FELIPE DEL Especial para SP Escola de Teatro Motivados pela escassez de material teórico sobre a luz no teatro, um grupo de interessados na…

Read more

Coluna zzzlot! Junho de 2012… Oito reflexões! zzzzlot@gmail.com

Posted on

1- Muitos discordaram da última coluna, com indignação, através de mensagens de e-mail, por causa do tema polêmico abordado ali, a respeito da sexualidade…

Read more

Coluna zzzlot de maio de 2012 – nove seções!

Posted on

Coluna zzzlot de maio de 2012 – zzzzlot@gmail.com – nove seções! Como já comentei alhures, maio é o melhor mês na cidade de São…

Read more

Meia dúzia de reflexões de outono…

Posted on

1- Guia cultural – outono de 2012.   Os bons programas em São Paulo.   a – Good mood. Outono é a melhor época…

Read more

Uma dúzia de reflexões para o fim do verão! New born baby cry!

Posted on

1 – Um teto para o movimento dos cidadãos sem bússola Perguntaram sobre o que seria esta nova coluna que acaba de nascer, inaugurada…

Read more

Design, cena e luz: anotações

Posted on

EDUARDO TUDELLA Especial para a SP Escola de Teatro “A recente tentativa de traduzir a expressão anglo-americana lighting design para a língua portuguesa, no…

Read more

A luz de Rainha[(S)]

Posted on

ALESSANDRA DOMINGUES Especial para a SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, a iluminadora Alessandra Domingues faz um breve relato…

Read more