Posts Archives
Um dos textos mais marcantes da obra de Sinisterra, que tive a honra de retratar em sua passagem pelo Brasil, em 2010, agora encenado…
Read more
Chá e Cadernos 100.91 Mauri Paroni Para narrar imagens em uma sinopse, uso o artifício de criá-la com a forma de um resumo biográfico…
Read more
Chá e Cadernos 100.90 Mauri Paroni Este artigo publicado em 2019 fala de como Camus encontrou o sol no mundo do futebol, desmente uma…
Read more
A seção Chá e Cadernos surgiu como uma coluna chamada “Papo com Paroni”, que integrava um projeto de produção cultural e de conversações e…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado A SP Escola de Teatro segue como ponto de encontro das artes cênicas no mundo. Depois de fazer Residência Internacional…
Read more
Chá e Cadernos 100.89 Mauri Paroni “Quando o jogo de xadrez termina, o peão e o rei vão para a mesma Caixa.” Dizem ser…
Read more
Chá e Cadernos 100.88 Mauri Paroni Era 1970, auge da ditadura militar. Duas palavras, “valsa” e “minueto”, preocuparam certas professoras do ensino médio (primário,…
Read more
Chá e Cadernos 100.87 Mauri Paroni I – Suspensão da desconfiança A versão citada aqui é de Arara Xestal; há’ elisão do que que…
Read more
Chá e Cadernos 100.86 Mauri Praoni Mais para o acaso que para a História, muitos fatos reais, biográficos, geográficos, sociais, estéticos e familiares têm…
Read more
Chá e Cadernos 100.85 Mauri Paroni Aprendizado da pandemia – emprego das plataformas para reuniões e aulas remotas – o curso de extensão cultural…
Read more
Chá e Cadernos 100.84 Mauri Paroni A notícia de que Alan Delon, o ator do cinema novo francês, obteve a autorização do Governo Suíço…
Read more
Chá e Cadernos 100.83 Mauri Paroni August Strindberg, A Cidade, óleo sobre tela, 1903. Museu Nacional de Estocolmo, Suécia Na dramaturgia escrita do cânon…
Read more
Chá e Cadernos 100.82 Mauri Paroni A Dramaturg italiana Renata Margherita Molinari, de La Bottega dello Sguardo , convidada pela Universidade Federal de Uberlandia,…
Read more
Chá e Cadernos 100.81 Mauri Paroni Há quem tenha podido estudar geopolítica pelos escritos do historiador inglês Arnold Toynbee (18889-1975) e do ex-chanceler estadunidense…
Read more
Chá e Cadernos 100.80 Mauri Paroni Foi de abril a julho de 1988; já se foram 36 anos desde que pude trabalhar diretamente…
Read more
Chá e Cadernos 100.79 Mauri Paroni Em meio à infame pletora de mentiras internáuticas, quem for transgressivo na arte haverá de se deparar…
Read more
Chá e Cadernos 100.78 Mauri Paroni Deu branco. Qualquer artista viveu esse momento: Num brevíssimo instante de palco, raro, esquece-se o que fazer,…
Read more
Chá e Cadernos 100.77 Mauri Paroni Percebi que estava há quatro horas escrevendo e traduzindo na madrugada. Não o teria percebido sem que…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Três talentos da nova geração da música brasileira sobem ao palco da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210) para…
Read more
Chá e Cadernos 100.76 Mauri Paroni Depois do Exílio primeiro, fomos deslocados ao município de Curtatone, lugar de peregrinação a nove quilômetros de Mântua,…
Read more
Chá e Cadernos 100.75 Mauri Paroni Exilado em Mântua, Romeu de Montecchio viveu em amargura a alegoria da ignorância da catalepsia de Julieta. Se…
Read more
Chá e Cadernos 100.74 Mauri Paroni Quando se transgride, hei de lembrar alguns avisos a navegantes transgressores do passado. Tipo Bob Dylan: um…
Read more
Chá e Cadernos 100.73 Mauri Paroni Iniciemos com uma frase dos anais de Tácito, romano, – quer dizer mediterrâneo, quer dizer, metade africano, metade…
Read more
Chá e Cadernos 100.72 Mauri Paroni Ao abrir-se o pano, a cartomante fala do escuro ao espaço vazio enquanto, lenta e imperceptivelmente, sobe a…
Read more
Chá e Cadernos 100.71 Mauri Paroni Entre as palavras que mais ouvi e pensei nestes meses de reclusão pandêmica – sou daqueles que têm…
Read more
Ah, se eu tivesse um helicóptero! Diega, em Aurora Com a aurora clareando um novo dia e as primeiras notícias de um novo…
Read more
Chá e Cadernos 100.70 Mauri Paroni Chegava o frio do inverno. Sem recursos para custear o aquecimento, acordava com a metade da face oposta…
Read more
Chá e Cadernos 100.69 Mauri Paroni Início de dezembro de 1983. A ditadura militar estava desgastada, perto do fim. Por isso mesmo, os estragos…
Read more
Neste ano, por meio de edital realizado em parceria com o Centro Cultural da Diversidade e a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo,…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.68 O franco-argelino Albert Camus (1913-1960), prêmio Nobel que escreve acessivelmente a pessoas comuns, o que disse “eu me…
Read more
Chá e Cadernos 100.67 Mauri Paroni Neste início do pós-covid – que não acabou, tem muita água para rolar sob as pontes – vale…
Read more
Chá e Cadernos 100.66 Mauri Paroni Auditório teatral de um manicômio judiciário. Um pequeno grupo teatral, ecumênico e leigo de oração composto de artistas…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.65 Um ator abre um bilhete. Lê: “Sou um homem ridículo. Agora me chamam de louco. Se eu…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.64 Teatro não é simulacro! O monologante acende uma vela para o crânio posto no centro do palco. Cara…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado A comunidade LGBTQIA+ precisa estar cada vez mais presente em todos os setores da sociedade. E o mundo do circo…
Read more
Chá e Cadernos 100.63 Mauri Paroni Crônia e o Candombe: uma Alegoria Duas rotundas pretas, postas paralelamente em alturas diferentes em 35 centímetros. Permitem…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.62 Crônia, o crânio, o tango e o dramaturgista Palco vazio com um crânio no centro, Entra Cadeirante-dramaturgista Carcamano,…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado O Brasil é um país que falha em dar devido valor à sua memória, sobretudo no tocante às artes cênicas….
Read more
Chá e Cadernos 100.61 Mauri Paroni Imberbe Darwin Instruções para a plateia deste teatro, virtual ou não – voz em off. A Origem das…
Read more
Chá e Cadernos 100.60 Mauri Paroni Desafio ao primo (sem trabalho) de Beckett Artista entra no palco. Uma arvore seca ao fundo. Um crânio…
Read more
Let My People Go Chá e Cadernos 100.59 Mauri Paroni O material originário aqui publicado é composto de dois poemas europeus, um brasileiro e…
Read more
Thomas Sankara – Água ou Champanhe? (colagem textual, criação e acostamento dramatúrgico) Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.58 Blecaute. Texto em off, voz gravada:…
Read more
Sertão é onde o pensamento da gente se forma mais forte do que o lugar. Viver é muito perigoso… Guimarães Rosa Numa tarde…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.57 A Sargenta e a Caveira De um celular, brota um lamento de uma arara indubitavelmente incomodada. Num cenário…
Read more
Chá e Cadernos 100.56 Mauri Paroni II – Gramsci pronuncia-se Gram-xu Um ser ilegível, provavelmente sardo e corcunda, entra, a toque de tarantela, no…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Os bolivianos compõem a maior comunidade imigrante de São Paulo. Segundo dados de 2019 da Polícia Federal e da Secretaria…
Read more
Nesses artigos, as artistas egressas de Iluminação da SP Escola de Teatro, Ana Gabriela Araujo Rossetto e Juliana Xavier de Lima, contam um pouco…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.55 I –- A Rainha Cristina Um cenário beckettiano. Uma árvore seca. Das névoas cinzentas da fumaça cênica, entra…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.54 Meu amigo W… afirma seriamente ser uma reencarnação do poeta e escritor italiano Cesare Pavese (1908-1950). O seu…
Read more
A verdadeira amizade é aquela que nos permite falar, ao amigo, de todos os seus defeitos e de todas as nossas qualidades. Millôr Fernandes…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.53 Na infinidade. [A melhor imagem de um átomo até o momento foi obtida por cientistas da Universidade Cornell…
Read more
Chá e Cadernos 100.51 Mauri Paroni Uma geografia temporal importante para quem ousa dedicar-se à obra de arte em nossos dias: as presenças do…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Duas excelentes oportunidades para quem deseja ampliar seus conhecimentos no campo das artes cênicas. A Extensão Cultural da SP Escola…
Read more
Nesse artigo, o coordenador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro Guilherme Bonfanti, fala sobre o processo de criação e reflexões do…
Read more
Chá e Cadernos 100.51 Mauri Paroni O olhar artístico necessita da alegoria e da metáfora do real para ser crível. Vira linguagem e cognição…
Read more
Chá e Cadernos 100.50 Mauri Paroni É incrível que tenha vivido o que não se repetirá. Incrível, aqui, está empregado como “gostaria de não…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Os artistas brasileiros sempre lutaram por um olhar menos colonizado e que valorizasse o que temos de melhor. Pois o…
Read more
Neste artigo, o formador do curso de Iluminação da SP Escola de Teatro, Francisco Turbiani, apresenta sua dissertação de mestrado com a pesquisa sobre…
Read more
No Teatro União Cultural, higienizado da porta de entrada até as 240 cadeiras (com apenas 25% de ocupação) que compõem a sala de espetáculo,…
Read more
…
Read more
Chá e Cadernos 100.48 Mauri Paroni Não tive como ator o acento principal de meu ofício, apesar de tê- lo sido com frequência. Isso…
Read more
Chá e Cadernos 100.47 Mauri Paroni Há muitas formas de pitima por aí: o marketing aparência, alimentado e educado num liberalismo acrítico, gera…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado O mundo artístico muda de forma vertiginosa neste momento de digitalização intensiva. Aprender as ferramentas de produção, gestão e comunicação…
Read more
Mauri Paroni Chá e cadernos 100.46 Teatro de imagens vivas I Na antiga República de Veneza, a imagem da “pitima”, vestida de vermelho, era…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado A comunicação muda em ritmo vertiginoso e a pandemia acelerou esse processo. É só falar no Zoom por exemplo, que…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.44 No calor dos fatos e dos tempos em que vivemos, não consigo parar de intuir que as relações…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.43 No ano de 1986, uma luta surda se desenrolava na educação teatral da cidade de Milão. Cidade industrial…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Aysha Nascimento é uma das atrizes mais importantes do teatro brasileiro neste começo de século 21. Ela esteve em obras…
Read more
“Estamos todos condenados à prisão solitária dentro de nossa própria pele, por toda a vida.” Tennessee Williams Ao fotografar esse belíssimo espetáculo,…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.42 Em tempos de demônios orientais – segundo más línguas autocráticas ocidentais – lembro-me de ter avistado dois deles…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Miguel Safe é um dos artistas mais sensíveis e humanos que conheço. E há tempos sou privilegiado de ter certa…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Neste 13 de maio, quando se recorda os 133 anos da tardia Abolição da Escravatura no Brasil, a SP Escola…
Read more
Chá e Cadernos 100.41 Mauri Paroni Aos 27 anos, queria voltar ao Brasil. Depois da escola de Arte Dramática e de uma montagem bem…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado É importante ressaltar na história do teatro brasileiro a contribuição de artistas negros e negras. E este é um dos…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.40 Nobreza e Liberdade Um dos netos do Conde Von Mittel, espectroscopista do Brownart General Medical Center de Fort…
Read more
Chá e Cadernos 100.39 Mauri Paroni Gládio e Lei foram base material do domínio de Roma sobre o mundo ocidental conhecido em seu tempo….
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado A mistura de palavras e silêncios costuma compor boa parte da poesia do teatro. E é tal poesia em diálogo…
Read more
Chá e Cadernos 100.38 Mauri Paroni Bob Wilson e seus tempos teatrais Podcast da série Radioarte realizado na SP Escola de…
Read more
Chá e Cadernos 100.37 Mauri Paroni Destes quatro insights(*) dois homenageiam quem não está fisicamente conosco desde a semana passada. *** Avistava-me diariamente com…
Read more
O podcast Desvio para o Vermelho, criado e desenvolvido pelos estudantes de sonoplastia da SP Escola de Teatro, lança um novo programa, o Chá…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.36 Exigência qualitativa, no cinema e na fotografia há a imprescindível precisão do enquadramento. “Inquadratura” em italiano – muitos…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.35 Roma reinou sobre o mundo ocidental conhecido em seu tempo por conseguir fazer um povo de muitas pessoas…
Read more
Sobre existências Chá e Cadernos, 100.34 Mauri Paroni Esta tribuna, hoje, traz excelente oportunidade para uma voz que condiciona atos presentes. Escrevo,…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado A produção cultural, com todos seus desdobramentos, é crucial na vida de um artista. Sobretudo, em tempos tão difíceis quanto…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.33 Ainda sobre Tchekhov O russo Anton Tchekhov (1860-1904) é, antes de ser o nome maior do naturalismo, o…
Read more
Nesse artigo, a artista egressa de Iluminação da SP Escola de Teatro e historiadora Sofia Tapajós fala sobre a Iluminação Cênica diante das novas…
Read more
Nessa entrevista, três grandes mestres da iluminação, Jorginho de Carvalho, Aurélio de Simoni e Luiz Paulo Peixoto (Nenem) falam sobre a moderna iluminação cênica…
Read more
Tese de doutorado de Nadia Moroz Luciani, que analisa a relação da luz do espetáculo com o espectador e demais linguagens. Para ler o…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Que tal aproveitar este começo de ano para estudar na segurança e no conforto de seu lar? E o melhor:…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado O teatro brasileiro tem demonstrado garra e se supera dia após dia neste contexto terrível de pandemia, tão prejudicial ao…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Esta semana foi especial na Extensão Cultural da SP Escola de Teatro, com duas mesas que tocaram o coração de…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Esta sexta-feira, 29 de janeiro, é o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Para fazer jus à data e jogar os…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado* O mundo atual é completamente imagético. E isso ficou mais evidente após a pandemia, com boa parte das atividades humanas,…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado* O ano de 2021 chegou com um desejo mundial de esperança e saúde. Enquanto ainda não temos a vacina, é…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado* Fotos Edson Lopes Jr. Muitos por aí têm certeza de que 2020 é o ano que vamos querer esquecer. E…
Read more
No espaço teatral vazio, ainda sem público, estão atriz, diretora e equipe técnica se preparando para mais um mergulho cênico. É nessa ambientação que…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.32 Ao inventar um curso sobre expressão artística e pandemias na história para a SP Escola de Teatro,…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Que tal ir ao teatro sem sair de casa? Pois este fim de semana está repleto de atrações incríveis na…
Read more
Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece há um milagre que não…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado João Acaiabe é importante nome pioneiro das nossas artes cênicas que merece efusivos aplausos de todos nós. Ator negro que…
Read more
A fotografia, desde o seu nascimento, no final do século XIX, foi usada em diversos períodos da história como forma de controle social, indicando…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado Quando foram forçados a vir para o Brasil nos terríveis porões dos chamados navios negreiros, os africanos escravizados trouxeram consigo…
Read more
“Uma foto da fábrica Krupp não revela quase nada a respeito dessa organização”. O alemão Bertolt Brecht, autor da frase, inserida na…
Read more
O filósofo alemão Walter Benjamin, em “A pequena história da fotografia”, define a aura como: “[…] a aparição única de uma coisa distante, por mais…
Read more
Por Miguel Arcanjo Prado O começo de um novo ciclo profissional é sempre um grande desafio que a vida coloca diante de nós. Chego…
Read more
O poeta francês Charles Baudelaire é apontado como um dos maiores críticos da fotografia – que dava seus primeiros passos no final XIX –…
Read more
“É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar” Gilberto Gil, em “Copo vazio” Há muito tempo se anuncia que o…
Read more
“Como você se imagina, para sempre?” Dr. Sharif, em “O taxidermista” Para Roland Barthes, em “A câmera clara”, estar diante de uma lente…
Read more
Para Susan Sontag, colecionar fotos é colecionar o mundo. As fotografias podem nos ajudar a recriar o mundo tal como imaginamos, seja em…
Read more
[…] Se, em sua motivação original, estas fotografias procuram expressar a memória fragmentada do artista, elas igualmente pretendem nos abrir vias de acesso provisórias…
Read more
[…] O castigo passou de uma arte das sensações insuportáveis a uma economia dos direitos suspensos. […] Michel Foucault Para o filosofo checo-brasileiro Vilém…
Read more
[…] “A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece…
Read more
[…] Mas somos muitos milhões de homens comuns e podemos formar uma muralha com nossos corpos de sonho e margaridas. Homem comum. Ferreira Gullar…
Read more
[…] Mil corações batem vivos em meu peito. Avançai, estandartes nossos! Lançai-vos sobre o inimigo! Que nosso velho brado de coragem, “por São Jorge”,…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.31 As pragas do Egito são um excelente exemplo de literatura totalizante do plano religioso ao político e…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos, 100.30 O Brasil expandiu-se sem controle sobre a exploração humana via supressão da liberdade da maioria de sua população,…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.29 Giovanni Boccaccio (1313-1375) inicia assim o seu Decameron: “Embora, ó lindas mulheres, ao lembrar-me do quanto todas vocês são naturalmente…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.28 “Aqui, não posso ir adiante. Serei considerado um censor talvez injusto se entrar na desagradável tarefa de refletir,…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.27 “Não é necessário que você saia de casa. Fique na sua mesa e ouça. Nem ouça sequer, é…
Read more
Por Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.24 “O teatro deve ser como a peste, cuja virulência perturba a ordem constituída e dissolve o organismo…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.25 “Devemos”, “temos que”, “o correto é”, são expressões da depauperização valorativa em curso na sociedade contemporânea que…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.24 Entre as centenas de exemplos do pensamento da contemporaneidade está o costume historiográfico francês do século XX,…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.23 A amplitude multimidial do coreógrafo/diretor/autor/ator/bailarino Bill T. Jones pavimenta a narratividade corporal com a produção de imagens abstratas…
Read more
Mauri Paroni Chá e cadernos 100.22 Há um princípio budista no Sutra do Lotus (*) (segundo a tradição da Soka Gakkai) que está…
Read more
Mauri Paroni Chá e Cadernos 100.20 Pulsional e radical, a linguagem performática caminha sobre o que chamo de “tapete contextual”, diga-se, um fundo de…
Read more
Chá e Cadernos 100.21 Mauri Paroni A narratividade teatral contemporânea pressupõe uma trama, seja ela linear, fragmentada, ou mesmo a antitrama de nonsense…
Read more
Chá e Cadernos 100.19 Mauri Paroni Para quem gosta de pesquisar o teatro, física e virtualmente, há a revista em que este artigo…
Read more
Chá e cadernos 100.18 Mauri Paroni O teatro elisabetano foi um momento histórico vastíssimo responsável por aspectos essenciais do que hoje vivemos como gratuitos;…
Read more
(uma introdução para o publico brasileiro) Chá e Cadernos 100.17 Mauri Paroni Narrarei a experiência pessoal com o encenador e pedagogo através de uma…
Read more
Chá e cadernos 100.16 Mauri Paroni Este autor de teatro dialetal é Milanês – não da “Milano da bere” (para beber)b de hoje, rica…
Read more
Chá e Cadernos 100.15 Mauri Paroni O belga Thierry Salmon (1957-1998) é pouco conhecido no Brasil. Encenador-pedagogo extraordinário, ele foi o criador do que…
Read more
Tese de Raquel Rosildete (ww.raquelrosildete.arq.br), onde faz um estudo comparativo sobre a percepção da luz natural e os hábitos de iluminação entre Brasília, Copenhague…
Read more
O espaço destinado aos Cadernos de Luz foi idealizado por Guilherme Bonfanti, coordenador do curso de Iluminação da Escola, que, motivado pela escassez de…
Read more
“Nunca tinha trabalhado com o Zé [Celso] e queria entrar e conseguir colocar minha ideia de luz para aquele espaço tão importante para a…
Read more
* por Sergio Zlotnic, especial para o portal da SP Escola de Teatro zzzzlot@gmail.com 1- Em 2012, a SP Escola de Teatro ofereceu…
Read more
Chá e Cadernos 100.14 Mauri Paroni Criar forma sem impor-se receituários é fundamento de qualquer arte de utilidade expressiva. Igualmente, a busca de espaço…
Read more
Trabalho do estudante Lucas Arguello, do curso de Iluminação, com o tema: Processo de iluminação da ‘caixa preta’ no palco do CCA Vista Alegre. Para…
Read more
Trabalho do estudante Nicholas Duran, do curso de Iluminação, com o tema: Introdução ao Arduino para operação de luz. Para ler o trabalho completo,…
Read more
Chá e Cadernos 100.13 Mauri Paroni A nossa biblioteca é campo santo de interseções entre vivos e preciosíssimos saberes post mortem. Os acervos…
Read more
1- O idiota ocupa lugar de destaque na literatura em geral, no folclore em particular, especialmente nos contos de tradição oral. Antecipando uma verdade…
Read more
Sergio Zlotnic é pesquisador do Campo das Artes. Psicanalista, é pós-doutor pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professor convidado da SP…
Read more
Ator, diretor e dramaturgo, Ivam Cabral é doutor em Pedagogia do Teatro e mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, é cofundador, ao lado de…
Read more
MAURI PARONI Especial para a SP Escola de Teatro O teatro – ao ser um conjunto de diferentes significantes e significados em que materializa…
Read more
Mauri Paroni é diretor, dramaturgo e crítico teatral. Fez cursos de graduação na Faculdade de Direito, na Escola de Comunicação e Artes e na…
Read more
Mauri Paroni é diretor, dramaturgo e crítico teatral. Fez cursos de graduação na Faculdade de Direito, na Escola de Comunicação e Artes e na…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.11 Ele. Sempre ele: Pier Paolo Pasolini (*), assassinado brutalmente pelas mãos…
Read more
Trabalho do aprendiz Marcos Gonçalves, do curso de Iluminação, sobre como utilizar IP (Internet Protocol) na iluminação cênica. Para ler o trabalho completo, clique…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.10 A escolha de um zênite orientador de sentido para conhecer o…
Read more
Análise da iluminação cênica da exposição “Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira”, de Vera Hamburger, feita pela aprendiz de iluminação Mariana Rezende….
Read more
Breve relato sobre a experiência de ter participado como followspot no espetáculo ‘A Dama do Mar’, de Bob Wilson, pela aprendiz de iluminação Patrícia…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.9 Quando registrei um roteiro cinematográfico na Writers Guild of America –…
Read more
A revista Urdimento, da Universidade do Estado de Santa Catarina, publicou um dossiê temática em diálogo com o evento A Luz em Cena, realizado…
Read more
“Até mesmo o delírio carrega uma verdade histórica”. Sigmund Freud. Na nova montagem da Cia Livre, “REVOLTAЯ”, esse mote de Freud parece examinado à…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.8 O italiano Luigi Pirandello (1867-1936) é um emblema do século XX:…
Read more
GUILHERME BONFANTI Especial para a SP Escola de Teatro “Quem somos, de onde viemos, há quanto tempo existimos, como nos mantemos, em que área…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.7 I. Visão em primeira pessoa A elaboração de uma visão pessoal…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.6 A risco de sermos rústicos: para gente de teatro, o pensamento…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.5 Narrar é performar e vice versa: não saberia distinguir performance…
Read more
EDUARDO TUDELLA Especial para SP Escola de Teatro “O objetivo desta tese é investigar a práxis cênica como problema estético-visual, cuja origem se encontra,…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.4 São termos usados com imprecisão em generalizações de âmbito técnico;…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.3 “Devemos”, “temos que”, “o correto é” são expressões da…
Read more
MAURÍCIO PARONI Especial para a SP Escola de Teatro Chá e Cadernos 100.2 Todo espetáculo transformador traz um segredo estruturado esteticamente pela sua…
Read more
1 – O monumental tamanho das coisas Laura está comigo há dez anos. É uma paciente. Ela diz que – ao lado da…
Read more
I – Sotaque Por ser unívoco e não possuir ambiguidades, o clichê não tem valor expressivo. Ele pode, na melhor hipótese, comunicar algo, mas…
Read more
1 – O escudo da fragilidade No primeiro semestre deste ano, em 24 de maio, num experimento na SP Escola de Teatro, um dos…
Read more
I– Ninguém escapa ileso ao espetáculo teatral “Pessoas perfeitas”, a nova erupção do vulcão criativo dos Satyros! Entre muitas leituras possíveis, talvez valha a…
Read more
I– Não preste atenção… Por defeito de nascença, embora guarde intacta na memória qualquer melodia, não presto atenção, não ouço, não lembro as letras de…
Read more
I – O jogo do teatro exige a suspensão da descrença, como se sabe. Se o espectador não se entrega à brincadeira, por melhor que seja o…
Read more
Sábado último, dia 21 de junho de 2014, no Teatro da SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt, estreou a peça “Não vejo Moscou…
Read more
1- Das sensações humanas, o sentido mais preservado e afastado das palavras é o olfato. Soterrado hoje, houve um tempo em que ele reinou. Há…
Read more
No documentário “Santiago”, de João Moreira Salles, de 2007, há uma cena em que, numa noite, Santiago, o mordomo da família Salles (que dá…
Read more
A sedução das penumbras de Fabio Mazzoni já estava lá, no ensaio/espetáculo de dança/teatro “Erzebet”, dirigido por ele, no ano passado. Mal se distinguia…
Read more
O romance “Festa no covil”, de Juan Pablo Villalobos – tema justamente da última coluna de Ivam Cabral de 5 de julho de 2013, aqui no…
Read more
Nenhuma estação é tão importante para nosso ofício quanto a primavera. A estação das flores está diretamente relacionada ao advento do teatro ocidental, lá…
Read more
Começamos hoje, na SP Escola de Teatro, um projeto que é de extrema importância para mim e, espero, que para todos que moram e/ou…
Read more
Um sonho é apenas um sonho? Ou um sonho pode ser, além de um desejo, uma possibilidade? Ou, ainda, nossos quereres podem ser transformados…
Read more
Costumo dizer que, sem parceiros, sem amigos e sem sonhos, eu não teria chegado a lugar algum. A SP Escola de Teatro, da mesma…
Read more
Foi proposital e estratégico o meu texto “O ano do ‘quem diria’”, na semana passada, nesta coluna. Um texto feliz, otimista, saudável. Para, hoje,…
Read more
Ainda temos muito chão pela frente até o fim do ano, mas hoje, dia 10 de outubro, posso dizer que 2014 foi um dos…
Read more
Uma turma de estudantes de teatro reúne-se para começar o trabalho final do semestre: uma montagem de “Romeu e Julieta”, de Shakespeare, como determinado…
Read more
Eu passei quase toda a década de 1990 fora do Brasil. Saí em 1992 e só retornei, definitivamente, em 1999. Neste período, trabalhei alucinadamente…
Read more
Com mais de 250 milhões de falantes em vários países, o português é uma das cinco línguas mais faladas no mundo. Entretanto, sua abrangência…
Read more
O dramaturgo tem importância ímpar para o teatro brasileiro, seja na fase moderna, com caráter mais tradicional, seja na fase contemporânea, em diálogo constante…
Read more
Há cerca de um mês, o caderno Ilustrada, da Folha de S. Paulo, publicou uma matéria intitulada “Público diminui nos teatros de São Paulo…
Read more
Há muitas coisas para falar sobre o projeto Biblioteca do Corpo, idealizado pelo coreógrafo e mestre Ismael Ivo e realizado em uma parceria entre…
Read more
Tenho falado bastante por aqui sobre a Praça Roosevelt. E não é por menos: este foi o espaço que escolhi para me apropriar –…
Read more
Um cadeirante está entrando num táxi – com toda dificuldade que sua condição lhe impõe – e um transeunte resolve ajudá-lo. Quando, enfim, o…
Read more
Não é tarefa simples, para uma pessoa que não conviva no universo teatral, conciliar sua vida pessoal e profissional de modo que elas caminhem…
Read more
Sonho. Do latim, sommium. Devaneio, fantasia, ilusão, utopia. De quantas formas é possível descrever uma ideia que se apossa de nossos pensamentos e nos…
Read more
Em meados do século XV, um alemão inventou – ou reinventou – algo que mudaria o curso da humanidade, nos mais diversos sentidos. Ao…
Read more
Antes mesmo de fincarmos as fundações da SP Escola de Teatro, sabíamos, ainda que instintivamente, que nossa missão seria instigar os aprendizes a descobrir…
Read more
“O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir.” A frase, de autoria do geógrafo Milton Santos,…
Read more
Quero fazer uma declaração de amor a uma pessoa que eu amo, amo de verdade. Ela se chama Lucia Camargo, trabalha comigo na SP…
Read more
As origens da Escola Livre no sistema educacional No início do século 20, o nome de Escola Livre teve destaque por Rudolf Steiner (1861-1925),…
Read more
Nesta semana, recebi uma notícia linda e gratificante. Flávia Araújo, transexual que trabalha conosco na Biblioteca da SP Escola de Teatro – Centro de…
Read more
Sempre soube. No teatro, minhas responsabilidades sempre foram além do comando de um espaço espremido na Praça Roosevelt. Atualmente, muito além da direção de…
Read more
Aqui, na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, é sempre tempo de festa. Até porque, já disse noutras…
Read more
Tempo de renascer Vou começar minha reflexão de hoje com duas ideias que revelam um grande contraste. Primeiro: demos início, ontem, à…
Read more
1 – Forma e conteúdo Soluções prontas, formas estéticas prontas não devem existir para o teatro. Não podemos fabricar espetáculos em fôrmas pré-montadas. Devemos…
Read more
O ritmo de trabalho aqui, no Reino Unido, tem sido frenético. Hoje à tarde, encerramos uma intensa maratona que teve início na segunda-feira, em…
Read more
“É loucura, não vai dar certo”, ouvi muita gente dizer – dentre tantas outras vezes em minha vida – quando decidimos reservar as vagas…
Read more
A cada dia que passa, a SP Escola de Teatro me faz sonhar mais e, neste movimento, concretizar um tanto de coisas em um…
Read more
Em busca de uma pedagogia para a Emancipação Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão. Paulo Freire A…
Read more
Em 2009, talvez em outubro, telefonei para a Maria Thais e propus-lhe um encontro. Nós não nos conhecíamos pessoalmente. Na verdade, eu era um…
Read more
A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está permanentemente conectada com o que há de mais moderno e…
Read more
É muito comum associarmos a palavra “crueldade” à obra de Artaud. Esse termo pode ser referido ao próprio deus Dioniso, como veremos posteriormente em…
Read more
Estou na África. Mais precisamente em Cabo Verde, país que tem a língua portuguesa como idioma oficial, o que nos torna irmãos. Vim com…
Read more
Estive em Cuba três vezes: a primeira, em 2008, com a peça “Liz”, escrita pelo cubano Reinaldo Montero; a segunda, em 2011, para apresentar…
Read more
Hoje, os aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco foram convidados a dar um mergulho pelo universo…
Read more
Revi, nesta madrugada, um dos filmes mais lindos da minha vida: “Splendor in the Grass” (em português, “Clamor do sexo”), de 1961, do mestre…
Read more
Gosto demais de poesia. Na minha cabeceira, sempre cabe mais de um livro de poemas. Fernando Pessoa e Borges têm seus lugares garantidos, ao…
Read more
Dez anos em seis meses. Engraçado, mas é mais ou menos essa sensação que tenho ao olhar para o calendário e constatar que passamos…
Read more
Yolcaut é um homem muito rico que realiza todos os desejos de seu filho, Totchli. Esse é o ponto de partida de “Festa no…
Read more
A montagem de “O rei da vela”, em 1967, do Teatro Oficina, coloca no teatro brasileiro, pela primeira vez, a expressão multifacetada da cultura…
Read more
Neste momento, estou em Los Angeles, com a minha companhia de teatro, Os Satyros, participando do Hollywood Fringe Festival, o maior evento teatral da…
Read more
No ano passado, passei as minhas férias entre o Egito e Israel lendo “O Monte do Mau Conselho” (Companhia das Letras, 280 págs.), de…
Read more
Por gostar de acompanhar as tendências e novidades e adorar o conforto e praticidade que a tecnologia traz, passei a identificar as mudanças mais…
Read more
A palavra Pedagogia vem do grego e significa, numa certa medida, “atravessar a rua”. Aqui, na nossa SP Escola de Teatro – Centro de…
Read more
Para Meyerhold, tanto o encenador quanto o ator não são meros executantes automáticos de uma obra dramática. Antes, serão criadores e organizadores do espetáculo,…
Read more
Impressionante, mas impressionante mesmo. Tanta gente fala bem ou mal, tanto faz, do Movimento dos Teatros da Praça Roosevelt (MTR) sem nunca ter pisado…
Read more
Uma viagem. Cerca de dez dias. Tanta coisa boa pra contar. Viajamos, pelo intercâmbio da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das…
Read more
Estamos em Estocolmo. Eu, Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do…
Read more
Refletindo sobre alguns procedimentos do trabalho do ator, foi fundamental pensar no fenômeno teatral como assembleia e, sobretudo, nas questões que envolvem a pré-atuação….
Read more
Na educação, cada vez mais, tenho a sensação de que o menos importante é o aprendizado em sequência. Na marcha cognitiva, e se pensarmos…
Read more
Milton Santos, no livro “Pobreza Urbana” (1978), afirma que não existe cidadania em um mundo dividido. Ele nos revela, ainda, que a cidadania carece…
Read more
Ainda que patente, é importante afirmar que o performativo não se limita às artes. Está em diversas áreas, como medicina, engenharia, arquitetura e tem…
Read more
Fim de ano, época de balanço geral, de retrospectivas, de confraternizar. E há muito o que lembrar e comemorar, mas não faz sentido falar…
Read more
Participei, aqui na Galícia, do “III Encontro Internacional de Políticas de Intercambio no Ámbito das Artes Escénicas”, promovido pela Cena Lusófona e Centro Dramático…
Read more
Estou agora em Santiago de Compostela, na Galícia, para participar de um seminário internacional sobre políticas culturais. Em seguida, passarei por Lisboa, onde discutirei…
Read more
Nesta semana, reproduzo aqui o Prefácio que tive a honra de assinar para o livro “Eu Cão Eu”, de Hugo Possolo lançamento da Editora…
Read more
Minha relação com a Praça Roosevelt sempre foi intensa. O local sempre foi um dos meus redutos de diversão e ocupou o meu imaginário….
Read more
Vivemos tempos amorfos. Nossos corpos estão amortecidos, anestesiados pelo frenesi de uma sociedade que nos transforma a todos em engrenagens consumistas. Nossa sociedade cultua…
Read more
O teatro, como rito, é o lugar onde a reconstrução do corpo se dá. Tanto para os atores quanto para o público. Assim, devemos…
Read more
Mais do que o espetáculo, o teatro é um agente social transformador que, ao negar o sempre-igual-da-lógica-do-lucro da Sociedade Pós-Industrial, aponta novos rumos para…
Read more
Primeira: Desalienação O teatro tem de encontrar seu lugar na sociedade pós-industrial, não pelo mimetismo – teatro como cópia do social –, mas justamente…
Read more
Fenômenos típicos das sociedades pós-industriais mais abastadas, o teatro feminista, o teatro homossexual (em menor escala) e o teatro de minorias raciais e sociais…
Read more
Soluções prontas, formas estéticas prontas não devem fazer bem ao teatro. Não fabricamos espetáculos em fôrmas pré-moldadas. Devemos viver cada processo e, enquanto ele…
Read more
Arte popular e arte erudita não mais existem na forma, como existiam nos tempos de Adorno (Theodor Adorno – 1903/1969). Todas se transformaram em…
Read more
Há algum tempo reli o texto dramático “Retábulo das Maravilhas”, de Miguel de Cervantes. A obra, escrita no final do século 16, conta a…
Read more
Um Livro Com Linguagem Deliciosa e Perturbadoramente Poética Iniciei este ano com alguns problemas sérios de saúde. Foi quando eu senti medo. Muito medo….
Read more
Uma concentração de energia se expande quando um ator entra em contato consigo próprio. Há nesse pequeno gesto uma manifestação que desencadeia uma maior…
Read more
Uma frasqueira encontrada no lixo contendo vestígios de vida de uma mulher de 90 anos. Este fato real levou o grupo Carmin a conduzir…
Read more
Há pouco mais de um mês, voltei de uma viagem de férias. Passei, pela primeira vez, por Frankfurt, onde fui recebido por uma amiga…
Read more
Fotógrafo finlandês Arno Rafael Minkkinen expõe série de autorretratos em paisagens naturais e urbanas A fotografia, assim como os processos visuais, se estabelece…
Read more
Bob Sousa, São Paulo, 2013 “O fotógrafo é um espelho com memória.” Esta frase do fotógrafo e grande parceiro na arte de retratar pessoas…
Read more
“É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar” Gilberto Gil, em “Copo vazio”). Há muito tempo se anuncia que…
Read more
“Como você se imagina, para sempre?” Dr. Sharif, em “O taxidermista” Para Roland Barthes, em “A câmera clara”, estar diante de uma lente…
Read more
Para o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, o consumismo é um produto social que transforma pessoas em consumidores, rebaixando todos os outros aspectos da vida…
Read more
Há tantos anos fotografando espetáculos teatrais e tentando estabelecer um diálogo entre essas duas artes da representação/recriação de fatias de realidade – de um…
Read more
Para Susan Sontag, colecionar fotos é colecionar o mundo. As fotografias podem nos ajudar a recriar o mundo tal como imaginamos, seja em sua…
Read more
“Uma foto da fábrica Krupp não revela quase nada a respeito dessa organização”. O alemão Bertolt Brecht, autor da frase, inserida na obra “Santa Joana dos…
Read more
O poeta francês Charles Baudelaire é apontado como um dos maiores críticos da fotografia – que dava seus primeiros passos no final XIX –…
Read more
Uma atividade me parece mais solitária do que fotografar: escrever. No confronto com essas duas atividades me sinto desesperadamente sozinho tentando encontrar um…
Read more
Em seu ensaio “O autor como produtor”, o filósofo alemão Walter Benjamin afirma que a fotografia não seria capaz de apresentar cortiços ou montes…
Read more
Nossa memória é feita de imagens (reais e inventadas) e, nessa perspectiva, uma fotografia é sempre o equivalente visual (in)exato da lembrança. Na tentativa…
Read more
“Hoje, tudo existe para terminar numa foto.” Susan Sontag O fotógrafo de teatro enfrenta ao longo de toda a sua vida o drama…
Read more
A atriz Laura Cardoso em ensaio para o livro “Retratos do teatro” (Foto: Bob Sousa) “Ter uma foto de Shakespeare seria como ter um…
Read more
A câmera é meu instrumento. Através dela dou uma razão a tudo o que me rodeia. (André Kertész) É sempre muito intrigante ouvir opiniões…
Read more
Já se disse que o analfabeto do futuro não será quem não sabe escrever, e sim quem não sabe fotografar. (Walter Benjamin, na “Pequena…
Read more
Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida. Quando vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,…
Read more
Sou apenas um homem de teatro. Sempre fui e sempre serei um homem de teatro. Quem é capaz de dedicar toda a vida à…
Read more
Amar o perdido deixa confundido este coração. Nada pode o olvido contra o sem sentido apelo do Não. As coisas tangíveis tornam-se insensíveis à…
Read more
Se eu pudesse contar a história em palavras, não precisaria carregar uma câmera. (Lewis Hine) O texto que abre esta coluna no portal da…
Read more
Nascido em Nova York, em 1950, Roger Ballen iniciou sua trajetória como fotógrafo amador registrando a vida de meninos em diferentes culturas à quais…
Read more
O recurso da narrativa, ou narratividade, no teatro pode ser manifesto de muitas maneiras diferentes. Pela fala, pelo cenário, pela luz, pela música, ou…
Read more
No trabalho que realizei para o meu mestrado foram analisadas as principais teorias escritas para música de cinema, que concentravam em seus tratados um…
Read more
Na década de 1950, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, junto com outros cineastas e jornalistas da sua geração, reivindicava nas suas publicações na…
Read more
Na década de 50, motivados por iniciativas industriais como a Vera Cruz e a Atlântida, muitos profissionais com o desejo de entrar para o…
Read more
Em seu curso de história da música, produzido pela Univesp TV e veiculado na internet pela plataforma Veduca, a professora Dorotéa Kerr descreve a…
Read more
Antes de propor uma contribuição mais regular para este espaço, escrevi um texto (referência) em que apontava a maneira pela qual as relações de…
Read more
Em vez de oferecer sua opinião, um grande crítico permite que os outros formem suas próprias opiniões com base na análise crítica que ele…
Read more
Caminhamos para um novo processo seletivo, que escolherá candidatos para novas vagas nos cursos de DRAMATURGIA, ILUMINAÇÃO, SONOPLASTIA E TÉCNICAS DE PALCO. A SP…
Read more
Por Marici Salomão, especial para o Portal da SP Escola de Teatro. Meus pais sempre gostaram de ler e nos incentivaram, a mim e…
Read more
Como formadora de processos de nova escrita, não posso e jamais acreditarei que o teatro pode existir separadamente à formação educacional. Educação que é…
Read more
Poucas horas para embarcar, tipo contagem regressiva. Preocupação com roupas de frio, que são poucas. Mas não há tempo mesmo nunca de resolver todos…
Read more
“O papel histórico do teatro num tempo dominado pela alienação e pelo consumo.” Hoje, por excesso de trabalho, tenho pouco tempo para leitura. Antigamente…
Read more
Bem-intencionados: aqueles que têm boas intenções. Conheço muita gente assim: cheia de boas intenções. O problema é que não têm tensão. Boas intenções, sem…
Read more
A vinda de Henry Thorau ao Brasil, a convite do departamento de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das…
Read more
Para entender a produção dramatúrgica contemporânea do Brasil, a partir dos anos 80, torna-se necessário voltar os olhos para o marco-zero da modernidade do…
Read more
Nelson Rodrigues morreu em 1980, aos 68 anos, encerrando uma carreira marcada por amores e ódios: de autor aclamado com “Vestido de Noiva”, em…
Read more
Este artigo foi publicado na revista SALA PRETA, do Departamento de Artes Cênicas, da ECA-USP. Edição no. 8. Coordenação Editorial: Silvia Fernandes e Luiz…
Read more
Este artigo foi escrito para o catálogo do FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO de São José do Rio Preto, edição 2011, do qual foi uma…
Read more
“A experiência, e não a verdade, é o que dá sentido à escritura. Digamos, com Foucault, que escrevemos para transformar o que sabemos e…
Read more
Gostaria de enaltecer uma das contrapartidas da Bolsa-Oportunidade do Programa Kairós, da SP Escola: a TRADUÇÃO DE TEXTOS TEATRAIS, iniciativa que teve início neste…
Read more
Nas palavras da filósofa Rachel Gazolla, “o novo é um ato inaugural que recolhe toda a experiência do passado e a abrevia no instante…
Read more
Volto do FESTIVAL ESTUDANTIL DE TEATRO DE TATUÍ animada. Já participei como jurada, debatedora e avaliadora de inúmeros festivais no Brasil, mas nos últimos…
Read more
Começo por uma chamada que acabo de ler num portal: Professora dá aula de porta aberta temendo violência dos alunos. “Oi?” Mensagem surreal? Storyline…
Read more
INVENÇÃO E TRADIÇÃO O maior desafio do curso de Dramaturgia da SP ESCOLA DE TEATRO – e tomo a liberdade de soprar que…
Read more
Depois de ler a última coluna de Ivam Cabral, diretor executivo da SP ESCOLA DE TEATRO, fiquei muito estimulada a lembrar das origens da…
Read more
Você acorda com o buzinaço na Rua do Paraíso e sabe que vai enfrentar a falta d’água. Come seu pãozinho caro demais pra um…
Read more
Viajei razoavelmente pelo mundo dos 20 aos 40. Sem medo e mais longamente. Mas hoje não mais. Só mesmo a trabalho. Não me perguntem…
Read more
SAUDÁVEL COMBINAÇÃO Enquanto me preparo para correr para a reunião das terças na SP Escola de Teatro, puxo pela MEMÓRIA para focar sobre a…
Read more
No mês passado, toquei no assunto das narrativas repetidas à exaustão para a manutenção da ordem e das ações calculadas daqueles que nós erigimos…
Read more
Tentativas de “fixação” do destino (i) A marca da imbecilidade de grande parte do nosso jornalismo, sobretudo o televisivo dos canais abertos, se revela…
Read more
Sinto-me muito forte no propósito de contribuir para a formação de novos dramaturgos. Passei pelo aprendizado com dois grandes mestres (LUÍS ALBERTO DE ABREU…
Read more
Foi uma semana de muito trabalho e muita satisfação, esta do feriado do dia 15 de novembro. Depois de assistir à HISTÓRIAS DE SEGUNDA…
Read more
Sou absolutamente a favor de que lutemos (IMENSA e INTENSAMENTE) para trabalhar no que amamos. O tento (num mundo que parece se divertir em…
Read more
Uma das recordações da primeira infância é o Bussa, o cachorro fox que meu pai havia adotado de um português que estava voltando à…
Read more
Vou aos poucos. Porque me conheço e sei que abraçar uma causa é muito mais do que abraçar uma causa. A mim, é missão…
Read more
Geralmente demoro um tempo para ver um filme que está bombando. Evito filas, excesso de gente (geralmente mal educada e ruidosa) – (sim, estou…
Read more
Sempre disse aos aprendizes da SP Escola de Teatro e aos novos autores do Sesi: o brasileiro, depois do nocaute da ditadura, está começando…
Read more
Em Cabo Verde, a expressão em crioulo Djunta Mon tem uma grande importância social e cultural. Significando, literalmente, juntar as mãos, o conceito vai muito além disto…
Read more
Fazer teatro é difícil. Fazer teatro em Cabo Verde é ainda mais difícil. Quem, como eu, conhece muito bem a história do teatro cabo-verdiano,…
Read more
“A loucura, longe de ser uma anomalia, é a condição normal humana. Não ter consciência dela, e ela não ser grande, é ser homem…
Read more
Em Cabo Verde festejou-se o teatro durante 31 dias em praticamente todas as ilhas. Para se entender a evolução destas duas últimas décadas, é…
Read more
Confesso, torna-se até um pouco insuportável: a cada produção cênica, a cada nova aventura, não consigo fazer tarefas outras, falar de novos assuntos, meu…
Read more
No último Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact 2013, e no âmbito do Encontro Internacional de Programadores de Artes Cênicas, que decorreu…
Read more
O ensaísta português João Barrento escreveu no seu livro “A espiral vertiginosa”: “Não conhecemos a dor. Não queremos conhecê-la, nas sociedades anestesiadas em que…
Read more
Cabo Verde, apesar de ser um pequeno arquipélago de nove ilhas habitadas, plantado no imenso Atlântico, tem como uma das suas maiores riquezas a…
Read more
Ponto de ordem para quem (ainda) não sabe: o Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact decorre todos os anos na cidade do…
Read more
Ponto de ordem para quem (ainda) não sabe: o Festival Internacional de Teatro do Mindelo – Mindelact decorre todos os anos na cidade do…
Read more
“Ess’ilha ê d’minha, pa Sícorax nha manhe, y bô rôbame el!” “Essa ilha é minha, por Sicorax, minha mãe, e tu roubaste-ma!” Shakespeare (Caliban…
Read more
Ilhas perdidas no meio do mar esquecidas num canto do Mundo – que as ondas embalam maltratam abraçam… Jorge Barbosa, poeta cabo-verdiano Reza a…
Read more
* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro “Tudo cruel, tudo sistema Torre babel, falso dilema…
Read more
* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro “Moço Olha o vexame O ambiente exige respeito…
Read more
* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro “Sem lenço, sem documento Nada no bolso ou…
Read more
* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro “E há que se cuidar do broto Pra que…
Read more
* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro “Tuas ideias não correspondem aos fatos, o tempo…
Read more
“Quando dois meios se encontram desaparece a fração E se achamos a unidade Está resolvida a questão” (Tom Jobim) Considerada por muitos como…
Read more
“Tá legal, eu aceito o argumento Mas não me altere o samba tanto assim Olha que a rapaziada está sentindo a falta De um…
Read more
Minha vida é andar Por esse país Pra ver se um dia Descanso feliz Guardando as recordações Das terras por onde passei Andando pelos…
Read more
Será que a liberdade é uma bobagem? Será que o direito é uma bobagem? A vida humana é alguma coisa a mais que ciências,…
Read more
“Não se assuste pessoa Se eu lhe disser que a vida é boa Enquanto eles se batem, dê um rolê e você vai ouvir…
Read more
“Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e, portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite…
Read more
“Olha só aquele clube que da hora, Olha o pretinho vendo tudo do lado de fora Nem se lembra do dinheiro que tem que…
Read more
* Por Evaristo Martins de Azevedo, especial para o portal da SP Escola de Teatro “Tupi or not tupi, that is the question” Oswald…
Read more
“Agora eu era o rei Era o bedel e era também juiz E pela minha lei A gente era obrigado a ser feliz” (Chico…
Read more
“O ProAC é a Lei Rouanet para o Estado de São Paulo.” Essa é a típica resposta que artistas, produtores ou captadores dão àquelas…
Read more
No dia primeiro de julho foi publicada no Diário Oficial da União a nova Instrução Normativa que regulamenta a Lei Rouanet e o Decreto…
Read more
“Mas se eu quero e você quer Tomar banho de chapéu Ou discutir Carlos Gardel Ou esperar Papai Noel Então vá! Faz o que…
Read more
“Ninguém respeita a Constituição Mas todos acreditam no futuro da nação” (Renato Russo) Freqüentemente os jornais divulgam pesquisas que revelam que se a Constituição…
Read more
Declaração Universal dos Direitos Humanos: Artigo XXVII. 1. Todo ser humano tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir…
Read more
LUIS CARLOS ZABEL Especial para a SP Escola de Teatro Neste Cadernos de Luz, o iluminador Luis Carlos Zabel relata a experiência de criação do…
Read more
FRANCISCO TURBIANI Especial para SP Escola de Teatro O texto original “Tábua de Gráficos Padrão” afirma que um padrão é uma autoridade que serve…
Read more
Escritora e psicanalista, Sylvia Loeb acaba de lançar seu quarto livro, no dia 22/06, na Livraria da Vila: “Homens” (editado pela Oficina de Contéudo…
Read more
Andrea Beltrão se despe em cena, ao encarnar Antígona. Ligeira e carioca, se põe transparente – e, mesmo assim, ou por isso, dá…
Read more
Na MIT 2017, entre os dias 14 e 21 de março, no SESC Pinheiros, Susanne Kennedy apresentou a sua transposição para o teatro do…
Read more
i – Silvio Santos quase foi candidato à Presidência da República em 1989. Há 27 anos, eu pensava ingenuamente que alguém com tanta notoriedade…
Read more
CIBELE FORJAZ ALESSANDRA DOMINGUES FÁBIO RETTI GUILHERME BONFANTI Especial para SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, os desenhadores…
Read more
ALEXANDRE FÁVERO Especial para a SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, o sombrista e diretor Alexandre Fávero apresenta a…
Read more
GABRIEL BARONE GUILHERME FURTADO SIBILA GOMES DOS SANTOS JULIANA RAPOSO SEMEGHINI Especial para SP Escola de Teatro No módulo verde dos cursos regulares da…
Read more
CAETANO VILELA Especial para SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, o encenador e iluminador Caetano Vilela escreve sobre a…
Read more
Quando o campo das artes dialoga com a cidade, em tempos bicudos como o que vivemos, o resultado pode ser reflexão relevante. Assim ocorre…
Read more
“Anatomia do Fauno” é poderoso teatro dirigido por Marcelo D’Avilla e Marcelo Denny, em temporada na SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt. Os…
Read more
1 – Formidável, em todos os sentidos, o espetáculo “O Testamento de Maria”, em temporada no Sesc Pinheiros até o dia 13 de fevereiro,…
Read more
GUILHERME BONFANTI Especial para a SP Escola de Teatro Esta edição da coluna “Cadernos de Luz”, do portal da SP Escola de Teatro, reúne…
Read more
1- Em 1973, em frente à Biblioteca Municipal, ao lado da Praça Dom José Gaspar, perguntei a Alberto Guzik quem era, para ele, a…
Read more
A máscara há de ser pele, o sertão há de virar mar… O filme de Polanski “A pele de Vênus” (2013), em cartaz na…
Read more
1 – Em maio de 2014, assisti a “Um espetáculo absoluto”, da Companhia Sr João, no espaço da Companhia do Feijão. O grupo português…
Read more
1 – Editado pela Edusp e recentemente lançado na Galeria Emma Thomas, o volume 22 da coleção Artistas da USP chegou ao mercado. Trata-se de…
Read more
GUILHERME BONFANTI Especial para SP Escola de Teatro No Cadernos de Luz, o iluminador Guilherme Bonfanti relata o processo criativo de Iluminação do espetáculo…
Read more
“Se, na minha exclusão, tantas passagens me são vetadas, eu caminho ali no desafio, na beira do abismo, onde você não sobreviveria”, disse o…
Read more
Há pouco mais de um século, mas remontando ao “Oráculo de Delfos”, a psicanálise se insinua como um espaço-promessa, fonte de respostas, mesmo que…
Read more
REQUIESCAT IN PACE! Maria Alice Vergueiro põe novamente o seu corpo a serviço de Dionísio, em “Why the horse” – em cartaz no SESC…
Read more
Provocado para falar sobre a dramaturgia brasileira hoje, penso em ir além e discorrer um pouco sobre a novíssima geração dos que produzem para…
Read more
1 – Ao contrário da pintura, que põe camadas de tinta sobre uma tela branca, a escultura tira da pedra bruta os excessos, para que…
Read more
NAIARA ABRAHÃO Especial para SP Escola de Teatro “A integração da luz. A construção do espaço através da cor” é o tema do artigo…
Read more
1 – Na Psicanálise, uma dificuldade clínica é descobrir que caminhos traçar quando estamos diante daqueles pacientes muito trancados, muito engessados, muito defendidos, que nem…
Read more
1- Não há calor nem engano numa tela de computador. A máquina não tem alma. Eis por que a tecnologia é de uma objetividade desumana….
Read more
FRANCISCO MOREIRA TURBIANI Especial para a SP Escola de Teatro O novo artigo publicado no Cadernos de Luz traz uma reflexão sobre o uso…
Read more
FELIPE DEL Especial para SP Escola de Teatro O processo criativo da iluminação do espetáculo “Dire ce qu’on ne pense pas…dans deslangues qu’on ne…
Read more
Então, na quarta-feira eu dei uma entrevista para o jornalista Miguel Arcanjo Prado. Carinhosamente, ele disse que viria falar comigo sobre o excepcional ano de 2014…
Read more
…A cada gesto, morriam de rir. Um deles chegou até a se arrastar no chão, de tanta graça, buscando conter em si a refeição…
Read more
NADIA MOROZ LUCIANI Especial para SP Escola de Teatro “Design cênico: um caminho possível para a criação da luz e a formação do iluminador”…
Read more
I – Um espetáculo de teatro é algo que se dissolve e se consome, em ato, conforme a máxima de Gore Vidal: “O fato está perdido…
Read more
1- TRAUMA Os traumas pelos quais passamos só podem ser absorvidos em câmera lenta! No consultório, mais de uma década atrás, uma paciente cujo…
Read more
Não restam dúvidas: 2014 será um longo, longo ano. Depois de um 2013 arrebatador e, especialmente, divisor de águas na SP Escola de Teatro…
Read more
JATHYLES MIRANDA Especial para a SP Escola de Teatro A carreira como iluminador, especialmente o trabalho realizado com a banda Cordel do Fogo Encantado,…
Read more
Em julho, ao final do primeiro semestre, falei que tinha a sensação de que, em apenas seis meses, dez anos haviam se passado. Agora,…
Read more
“Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo, e,uma vezdesaparecidas,não há nenhum esforço sobre aterra que possa fazê-las voltar” (Henri Cartier Bresson, no livro…
Read more
A peça “M.” fica em cartaz no Teatro Augusta somente até sexta-feira, dia 13/12. Dirigido por Mauricio Spina, que também é o autor do…
Read more
ANDRÉS TISSIER CORRÊA DE ARAÚJO Especial para a SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, o bacharel em teatro Andrés…
Read more
1- Sexo e morte Muita lagartixa perde a cabeça (valem os dois sentidos) quando embriagada pela dança de sedução. Frequentemente o animal sacrifica a…
Read more
Acabo de voltar de Cabo Verde, país da África para onde fui com duas missões: primeiramente, para participar, com a minha companhia, Os Satyros,…
Read more
Prefácio do livro “O esteticismo niilista do número imaginário e outras peças” (90 págs., editora É Realizações, R$ 28), do dramaturgo, poeta e crítico…
Read more
Há alguns meses, durante a abertura do colóquio “O que é pedagogia do teatro?”, aqui na SP Escola de Teatro – Centro de Formação…
Read more
ESTHER CHAYA LEVENSTEIN Todo o árduo e criativo processo de concepção da luz para o espetáculo “Bom Retiro 958 metros”, da companhia Teatro da…
Read more
O teatro é um fato social e só pode ser concebido dentro de um contexto social. Portanto, as formas estéticas do teatro contemporâneo ocorrem…
Read more
O diretor Maurício Paroni de Castro, coordenador do evento Chá e cadernos, novo espaço de discussões teatrais da SP Escola de Teatro – Centro de…
Read more
Toda a produção artística de Artaud é formada apenas de rastros, vestígios, secreções. Ele nos afirma que o teatro é um “exercício de um…
Read more
Já disse aqui que nossos corpos estão amortecidos, anestesiados pelo frenesi de uma sociedade que nos transforma em engrenagens consumistas. E, para nos livrarmos…
Read more
MARISA BENTIVEGNA Especial para SP Escola de Teatro Em 2005 eu era iluminadora há quinze anos. Debutante de ofício que, como toda debutante, imagina…
Read more
CAETANO VILELA Especial para a SP Escola de Teatro O conceito da luz cênica como dramaturgia se deve ao compositor de óperas alemão Richard…
Read more
Tenho mais boas-novas para contar a vocês. Dando sequência aos intercâmbios com instituições de ensino de arte de outros países, como Cuba, Bolívia, Suécia, Dinamarca e…
Read more
FELIPE DEL A performatividade da luz é o tema abordado pela professora e iluminadora Nadia Moroz Luciani no novo artigo que entra hoje…
Read more
Nesta semana, fui surpreendido por uma notícia incrível (por sorte, ultimamente minha vida tem sido um apanhado delas): a nossa SP Escola de Teatro…
Read more
FELIPE DEL “A Re-Construção do Espaço Através da Luz” é o tema do novo artigo que entra para os Cadernos de Luz, espaço virtual…
Read more
Nesta semana, a SP Escola de Teatro deu o pontapé inicial ao colóquio “O Que é Pedagogia do Teatro?”, um megaevento, no sentido qualitativo…
Read more
No dia 12 de abril passado, Os Satyros foram convidados por Marcelino Freire a fazer uma homenagem a Alberto Guzik, no Itaú Cultural, na…
Read more
É com muito orgulho que, nesta semana, uso o espaço desta coluna para dividir uma alegria. O jornal Público, o mais importante de Portugal,…
Read more
Pensando na geração dos 1960/70, quando a questão da liberdade de expressão era defendida com unhas, dentes e sangue. E de como era nobre…
Read more
Como já escrevi aqui, neste espaço, António Damásio tem realizado um importante trabalho no campo da neurobiologia. A pesquisa do neurocirurgião, que desafia os dualismos…
Read more
I – A chuva está ligada à narração de fábulas desde tempos imemoriais. Isto se deve ao fato de que o homem das cavernas…
Read more
A pós-modernidade gerou um grande debate em torno de si. Em primeiro lugar, a denominação de pós-moderno foi encarada como um estilo, em geral…
Read more
Princípios propostos no Teatro da Crueldade de Artaud, por exemplo, também estão amplamente fundamentados nas teorias psicanalíticas. Toda a reflexão brechtiana de filosofia do…
Read more
MAJÔ LEVENSTEIN Desde o ano passado, o pensamento teórico de iluminação cênica no Brasil ganhou uma nova ferramenta para reflexão. São os Cadernos…
Read more
Não tem nem um ano de vida, e o Espaço Cultural Pinho de Riga (Rua Conselheiro Ramalho, 599 – Bela Vista), já traz uma boa variedade…
Read more
Erica Migon e Mariana Lima estiveram no último sábado (2 de março), na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, para uma conversa com…
Read more
“A Morte da Letra e a Chuva de ‘és’…” de Sergio Zlotnic. 1 – morte da letra – Houve o enterro de uma letra…
Read more
VALMIR PEREZ Especial para a SP Escola de Teatro Tem muita gente correndo o dia todo atrás de não sei o quê! É isso…
Read more
Desde outubro e até este fim de semana, num fato inédito, pela primeira vez a Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro…
Read more
Se o ano de 2013 for uma repetição, em intensidade e energia, de tudo o que ocorreu em 2012, então, será mais um ano…
Read more
É de Matéi Visniec a frase acima. O dramaturgo romeno, de 56 anos, tem sua obra editada no Brasil, pela editora É Realizações. Desses…
Read more
O conteúdo latente da dimensão formal belo-feio tem um aspecto social. A aceitação do feio na arte foi anti-feudal: os camponeses foram capazes de…
Read more
FELIPE DEL Há alguns meses, o pensamento teórico de iluminação cênica no Brasil ganhava um novo fôlego. Em um projeto encabeçado por Guilherme Bonfanti,…
Read more
Trabalhar e amar é o que há de bom neste mundo, diz Freud, no fim da vida – não com estas palavras, talvez não…
Read more
Uma palavra sobre a morte… Ninguém morrerá: seremos todos morridos! 1) Frequentemente, na psicanálise e no teatro, os fenômenos que se dão à revelia…
Read more
1- Seção: Procon – reclamações justas sobre fatos injustos – coisas que você nunca gostou, mas não teve ninguém que o apoiasse ou defendesse……
Read more
Interrogações ontológicas distribuídas a cada esquina do texto. Descoberto o mito de origem de toda a tradição da cultura ocidental. Três dormitórios, sendo uma…
Read more
Sim, indústria cultural existe. E está aí, no jogo do mercado cultural. Mas o teatro não pode se ater aos seus princípios. Os únicos…
Read more
Desde seu surgimento, em especial com o advento do Teatro Brasileiro de Comédia – TBC, o moderno teatro brasileiro vem sofrendo profundas transformações em seu…
Read more
As características específicas da sociedade brasileira, em suas desigualdades, incongruências e exclusões sociais, determinam abordagens estéticas e temas próprios, distantes de algumas das principais…
Read more
Hoje não somos marxistas ou anarquistas. O máximo que podemos ser é politicamente corretos, fiéis à nossa “autenticidade”. Não existe mais um ideal revolucionário…
Read more
Meyerhold iniciou sua carreira na companhia fundada por Stanislavski e Dantchenko, o Teatro de Arte de Moscou, onde trabalhou por quatro anos, desde sua…
Read more
Toda a produção artística de Artaud é formada apenas de rastros, vestígios, secreções. Ele nos afirma que “o teatro é sempre um ato perigoso”…
Read more
FELIPE DEL Especial para SP Escola de Teatro Motivados pela escassez de material teórico sobre a luz no teatro, um grupo de interessados na…
Read more
1- Muitos discordaram da última coluna, com indignação, através de mensagens de e-mail, por causa do tema polêmico abordado ali, a respeito da sexualidade…
Read more
Coluna zzzlot de maio de 2012 – zzzzlot@gmail.com – nove seções! Como já comentei alhures, maio é o melhor mês na cidade de São…
Read more
1- Guia cultural – outono de 2012. Os bons programas em São Paulo. a – Good mood. Outono é a melhor época…
Read more
1 – Um teto para o movimento dos cidadãos sem bússola Perguntaram sobre o que seria esta nova coluna que acaba de nascer, inaugurada…
Read more
EDUARDO TUDELLA Especial para a SP Escola de Teatro “A recente tentativa de traduzir a expressão anglo-americana lighting design para a língua portuguesa, no…
Read more
ALESSANDRA DOMINGUES Especial para a SP Escola de Teatro Nesta edição da coluna Cadernos de Luz, a iluminadora Alessandra Domingues faz um breve relato…
Read more