IV Festival de Cenas Cômicas do Espaço Parlapatões

Inscricoes Cenas Comicas (2)

Regulamento

Com objetivo de abrir espaço a grupos e artistas independentes com trabalho cômico, no intuito de promover o intercâmbio entre os que desenvolvem pesquisa cênica em torno do humor e pretendendo dar visibilidade a novos experimentos de comediantes, o grupo teatral Parlapatões promove o IV Festival de Cenas Cômicas do Espaço Parlapatões.

Inscrições

1 – As inscrições iniciam-se em 06 de maio e encerram-se dia 26 de maio de 2015.

2 – Podem ser inscritas cenas com duração de, no mínimo, 5 (cinco) minutos e, no máximo, 12 (doze) minutos, realizadas no mínimo por 1 (um) ator e até, no máximo, 10 (dez) atores.

3 – Na ficha de inscrição deve constar em qual categoria a cena concorre:

a) Palhaços
b) Stand Up ou Personagem Solo

c) Cena Coletiva, onde se inserem cenas de dramaturgia ou de  improviso.

4 – O artista ou grupo deve preencher a ficha de inscrição e enviá-la para o e-mail [email protected]

Obs.: Vídeos também serão aceitos, embora não sejam obrigatórios. Podem ser enviados links na própria ficha de inscrição ou em DVDs que devem ser enviados para:

Praça Franklin Roosevelt, 158
Centro – CEP 01303-020
A data de postagem deve seguir os prazos de inscrição.

Pré-Seleção

5 – Haverá Pré-Seleção da Cenas somente se a quantidade de inscritos ultrapassar 32 trinta e dois) participantes. Caso seja feita essa Pré-Seleção os selecionados serão divulgados em lista publicada no dia 28 de maio no site www.parlapatoes.com.br e os participantes também receberão e-mail de confirmação.

6 – No dia 28 de maio será publicado no site www.parlapatoes.com.br o dia em que a cena participante deverá ser apresentada na fase Eliminatória.

7 – Caso haja Pré-Seleção, os critérios serão tomados a partir das informações fornecidas pelos inscritos, priorizando a descrição da cena e/ou o texto e/ou roteiro de cena e/ou roteiro de improvisação que, neste caso, devem conter os jogos que serão propostos. Vídeos, embora não-obrigatórios, serão considerados como segundo critério de avaliação para pré-seleção.

Formato

8 – As cenas serão apresentadas nos dias 02, 03, 09, 10 de junho, terças e quartas-feiras, às 21h, na fase Eliminatória. As Semi-Finais serão realizadas, dia 16 e 17 de junho, terça e quarta-feira. A Final será realizada no dia 23 de junho, terça-feira, às 21h.

Importante: A sequência de apresentação de cada cena será determinada pela organização do Festival em função dos procedimentos de montagem e desmontagem de cenário, luz e som, descritos na ficha de inscrição, não cabendo alteração da programação por qualquer motivo. A cena, cujos integrantes não cumprirem os horários estipulados de montagem e desmontagem, estará automaticamente desclassificada.

9 – O tempo de montagem, incluso ajustes de iluminação, não poderá exceder a 10 (dez) minutos. O tempo de desmontagem não deve exceder 05 (cinco) minutos.

10 – A iluminação deve seguir o material disponível na sala de apresentações, conforme especificação de som e luz (Anexo I), sendo que os concorrentes de um mesmo dia irão compartilhar as soluções de utilização em acordo com o responsável técnico do Festival.

11 – Casos específicos de recursos de iluminação, cenografia e objetos de cena, serão avaliados pelos organizadores e devem estar descritos na Ficha de Inscrição.

12 – Não é permitido no palco elementos cenográficos como areia, fogo, terra ou qualquer elemento que possa prejudicar o madeiramento do palco ou que sejam avaliados como de risco ao público.

13 – A sonorização da cena deve seguir as condições oferecidas pelo equipamento descrito nas especificações desse regulamento (Anexo I).

14 – Equipamentos extras de sonorização ou iluminação, por conta dos concorrentes, serão aceitos, desde que viáveis tecnicamente e que sua instalação e retirada cumpram os prazos de montagem e desmontagem determinados por esse regulamento.

Premiação

15 – Serão 04 (quatro) Eliminatórias com até 08 (oito) concorrentes por dia, que serão avaliados por um júri composto de 03 (três) integrantes, que selecionarão 04 (quatro) concorrentes de cada dia para se apresentarem posteriormente em 02 (duas) Semi-Finais.

16 – As 02 (duas) Semi-Finais contarão com participação de até 08 (oito) concorrentes cada, num total de 16 (dezesseis) Semifinalistas, de onde serão escolhidos o total de 08 (oito) concorrentes para a Final.

17 – Na final serão escolhidos os vencedores de cada categoria que receberão respectivamente os seguintes Prêmios:

  • Palhaços – R$ 1.000,00
  • Stand Up ou Personagem Solo – R$ 1.000,00
  • Cena Coletiva – R$ 1.000,00

18 – Para realização do Prêmio de Júri Popular serão distribuídas cédulas de votação para o público, que dará notas aos concorrentes. De acordo com a quantidade de público presente a cada sessão, será feito um cálculo percentual, valendo a nota proporcionalmente mais alta.

  • O Prêmio de Júri Popular é de R$ 800,00

19 – Na premiação do Júri Popular não há distinção entre categorias, vencendo aquela que mais votos proporcionais obtiver na Fase Eliminatória.

20 – Às decisões do Júri e à avaliação de nota do Júri Popular não cabem recursos.

Quaisquer dúvidas devem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected]

 

Anexo I – Especificações do Espaço Parlapatões

ANEXO I

a)Palco

Piso em madeira

9 m de largura de boca de cena;

8 m de altura

7 m de profundidade

0,20 cm de altura de palco

05 varas fixas de cenografia – peso máximo em cada: 40Kg.

06 pernas de tecido

01 rotunda de tecido

b) Plateia:

Capacidade: 96 lugares

03 lugares para deficientes

02 lugares para obesos

Ar-condicionado

 

c) Equipamento de Som

01 mesa Mackie 12 canais

02 aparelhos para CD

02 caixas PA já amplificadas

02 caixas monitor auxiliar

02 microfones com fio

D)Equipamento de Luz

04 varas de luz (sendo 02 na platéia e 02 na caixa cênica) com total de 60 pontos

01 mesa ETC Express 24/48

14 refletores par Foco 5

06 elipsoidais

09 fresnéis

07 PC 1000

04 refletores par para iluminação da platéia (obs. lâmpadas 220W 20V).

 

e) Equipamento de projeção

01 projetor de 3.500 ansilumens

01 DVD

 

Ficha de Inscrição

 

Título da cena:________________________________________

Categoria que concorre:

(   ) Palhaços
(   ) Stand Up ou Personagem Solo
(   ) Cena Coletiva

 

Descrição da cena e/ou roteiro (em caso de texto, anexar junto à Ficha de Inscrição):

Tempo da cena:

Enviou vídeo pelo Correio? (  ) sim      (   ) não

Link de vídeo:

Artista ou grupo:

Autor:

Direção:

Elenco:

Descrição de cenografia:

Lista de músicas utilizadas na trilha sonora (se houver):

Há alguma trilha executada ao vivo?

Quais os instrumentos?

Utiliza algum recurso de iluminação específico? Descrever:

Tempo de montagem:

Tempo de desmontagem:

Nome do responsável:

RG.:

Endereço:

Tel.:

E-mail:

Realização:

Agentemesmo Produções Artísticas Ltda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *