Workshop gratuito e presencial | Da Interpretação à Performação: Estudos Sobre a Contemporaneidade Cênica

Publicado em: 11/07/2022 |

Vivemos em tempos de uma sociedade do espetáculo, em que tudo virou representação. As redes socias apresentam ficções, quase sempre num formato fake de vida real, curtimos, comentamos e nos relacionamos a todo momento com essas representações, criando nós mesmos (nessa interação), outras ficções. Mas se tudo é representação, o que restou ao campo teatral? Qual o papel do intérprete nessa sociedade do espetáculo? Percebendo que estamos vivendo uma exaustão do drama e uma agonia do teatro pós-dramático (preso sobretudo aos clichês do anti-teatro). Tenho o desejo, como pesquisadora da cena, de experimentar exercícios junto a atores que queiram testar os limites do teatro contemporâneo e seu flerte com as artes performáticas.
A improvisação, a performatividade do aqui e agora, o gesto performático, um corpo que pensa em voz alta e a contextualização do trabalho de criação com a história, no sentido de HerStorie.

Quando: 28 a 29 de Julho de 2022
Quinta e Sexta das 14:30 às 18:30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Endereço: Av. Rangel Pestana, 2401 – Brás, São Paulo – SP

Objetivo:  Refletir de forma teórica e prática sobre a ideia de interpretação cênica na contemporaneidade.
Compartilhar metodologias e práticas que misturam a ideia de interpretação com performação e vice-versa.
Promover um ambiente de experimentação aos alunos que se lançarão a uma experimentação no formato de um Laboratório.

Orientadora: Mariana Senne

Mariana Senne reside em Berlim há alguns anos, tem trabalhado em colaboração com diferentes artistas da cena livre na Europa, acumulando diversas experiências, conhecimentos, frustrações e inquietações em como criar na contemporaneidade. Em 2021 ela concluiu o prestigiado mestrado Das Arts em Amsterdam, onde teve a possibilidade de organizar, formatar e definir metodologias e modos de abordagem na interpretação teatral. São precisamente essas práticas que Mariana pretende compartilhar junto a interessados em questões do teatro contemporâneo. Pilares centrais desse encontro serão: IMPROVISAÇÃO (como motor inicial e final da criação), o trabalho com a HISTÓRIA (no sentido de HERSTORIE), PERFORMATIVIDADE DO AQUI E AGORA (entre a interpretação e a performação), a noção de GESTO PERFORMATIVO (como meio de seleção e criação de materiais cênicos) e finalmente UM CORPO QUE PENSA EM VOZ ALTA (como o centro pulsante da criação).

Público:
Estudantes de teatro, criadores, diretores e atores. Apenas para maiores de 18 anos.

Seleção:
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 11 a 25 de julho de 2022 até às 16h
Aprovados: 26 de julho de 2022
Matrícula online: 26 e 27 de julho de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 28 a 29 de Julho de 2022
Quinta e Sexta das 14:30 às 18:30
Local: SP Escola de Teatro - Unidade Brás - Endereço: Av. Rangel Pestana, 2401 - Brás, São Paulo - SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Público: Estudantes de teatro, criadores, diretores e atores. Acima de 18 anos.

Seleção:

Cronograma das inscrições
Inscrições: 11 a 25 de julho de 2022 até às 16h
Aprovados: 26 de julho de 2022
Matrícula online: 26 e 27 de julho de 2022

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante