Workshop presencial e gratuito | Dramaturgia Comunitária

Publicado em: 18/05/2022 |

A palavra comunidade direciona o nosso olhar para coisas que nos atravessam o tempo todo em nossos cotidianos.  Relações tramadas por elementos ficcionais que, por muitas vezes, como escritores, acabam por nos escapar. A nossa dinâmica de encontros nos colocará atentos aos personagens, tramas e relações que se estabelecem ao nosso redor e como, por meio da singularidade de nossas escritas, podemos transpor esses elementos para os universos ficcionais. Ouvir, sentir, tramar, narrar e ficcionar são verbos que se farão presentes nessa experiência de busca por uma “Dramaturgia Comunitária”.

Objetivo: Nessa oficina, com duração de 12 horas, divididas 4 encontros de 3 horas, o público de dramaturgos e não dramaturgos poderá refletir sobre experiências comunitárias de seus cotidianos e práticas da escrita para o teatro e outras ficções. Ao término da oficina, alcançaremos uma dramaturgia coletiva construída pelos participantes e com supervisão do próprio orientador.

Orientador: William Costa Lima

William Costa Lima
cursou dramaturgia e direção na Escola Livre de Teatro de Santo André e é formado em Pedagogia pela USP. Cursou a Roteiraria e atualmente cursa a pós-graduação em Roteiro Audiovisual no SENAC. Foi premiado no concurso Filma Brasil com o média-metragem “O silêncio não está morto, querida vó Helena” e com esse mesmo filme foi premiado em importantes festivais de cinema como o Nóia (Ceará) e Festin (Portugal). Em 2021, roteirizou e dirigiu os curtas-metragens “Engenho de Dentro” e “Centro Alto”. Em abril de 2021, participou da edição do BR LAB SP.

Desde 2007, é dramaturgo e diretor da Trupe Teatro de Torneado, onde conquistou importantes críticas e indicações como a do Prêmio Shell 2015 na categoria Inovação. É criador e diretor da Escola Atemporal de Artes. Atualmente, se prepara para lançar a dramaturgia “Merkwiller” em livro pela editora Patuá e dirige seu primeiro longa-metragem, “Fugindo de Fusca”.

Público:
Dramaturgos, roteiristas ou estudantes interessados na escrita de ficções para o teatro e o audiovisual.

Seleção:
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 18 a 26 de maio de 2022
Aprovados: 30 de maio
Matrícula online: 30 e 31 de maio

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 1 a 9 de Junho de 2022
Quartas e quintas das 19:30 até as 22:30
Local: SP Escola de Teatro - Unidade Roosevelt - Endereço: Praça Roosevelt, 210, Centro São Paulo, SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

William Costa Lima cursou dramaturgia e direção na Escola Livre de Teatro de Santo André e é formado em Pedagogia pela USP. Cursou a Roteiraria e atualmente cursa a pós-graduação em Roteiro Audiovisual no SENAC. Foi premiado no concurso Filma Brasil com o média-metragem “O silêncio não está morto, querida vó Helena” e com esse mesmo filme foi premiado em importantes festivais de cinema como o Nóia (Ceará) e Festin (Portugal). Em 2021 roteirizou e dirigiu os curtas metragens “Engenho de Dentro” e “Centro Alto”. Em abril de 2021 participou da edição do BR LAB SP.

Desde 2007 é dramaturgo e diretor da Trupe Teatro de Torneado, onde conquistou importantes críticas e indicações como a do Prêmio Shell 2015 na categoria Inovação. É criador e diretor da Escola Atemporal de Artes. Atualmente se prepara para lançar a dramaturgia “Merkwiller” pela editora Patuá e dirige seu primeiro longa-metragem, “Fugindo de Fusca”.

Público:

Seleção:

Cronograma das inscrições
Inscrições: 18 a 26 de maio
Aprovados: 30 de maio
Matrícula online: 30 e 31 de maio

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante