EN | ES

Curso presencial e gratuito | Produção cultural – O beabá da produção

Publicado em: 17/02/2022 |

Nos últimos anos, a Produção Cultural passou por grandes movimentações e ampliações de suas atividades. Com a chegada da Covid-19, enfrentamos diversas dificuldades para a continuidade da classe artística e dos eventos. Desta maneira, se faz necessária a preparação de profissionais neste momento de retomada das atividades culturais no período pós-pandemia. Esta é a real proposta deste curso preparatório e introdutório sobre eventos culturais e produção artística da SP Escola de Teatro.

O curso, orientado por Marco Prado, abordará o senso de responsabilidade, organização, preparação e execução de eventos culturais.

Objetivo
A Produção Cultural exige uma ampla e extrema capacidade de organização, previsibilidade, empenho e rede de conexão. Este curso pretende capacitar os participantes a produzir e organizar eventos artísticos, como espetáculos de dança, teatro, música, circo, atrações infantis, exposições, festivais e mostras de diferentes vertentes. Passaremos desde o início da ideia proposta até a concretização da ação, sem esquecer da divulgação. Teremos a noção básica de um orçamento do escopo proposto, da definição e realização do cronograma, supervisionamento da organização da ação, bem como, o acompanhamento das montagens e desmontagens de cenários, palcos e/ou iluminação e demais quesitos técnicos necessários para a construção de um evento ou ação cultural.

Orientador: Marco Prado

Marco Prado é natural de São Paulo, cursou Ciências Econômicas na Universidade Mackenzie e é formado em Marketing pelo Universidade Mackenzie. Atualmente cursa MBA de Gestão Cultural pela Universidade Anhembi Morumbi. Tem mais de 30.000 eventos realizados ao longo da sua jornada profissional. Foi coordenador operacional da Oficina Cultural Oswald de Andrade, coordenador artístico da APAA, coordenador artístico da Secretaria de Estado da Cultura e coordenador de eventos e cerimonial da Fundação Padre Anchieta. Atualmente, é produtor do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, programa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, transmitindo aulas da rede de ensino do Estado de São Paulo através da TV Cultura. Participou de diversas palestras sobre Cultura, tais como, SIM São Paulo, Festival de Teatro de Curitiba, Festival de Música do Sul (Paraná), Festival de Música Móveis Coloniais (Brasília), Festival Abril Pro Rock (Recife), entre outros festivais de relevância na cena cultural brasileira. Trabalha há mais de 20 anos no setor público e sua experiência é comprovada através do sucesso dos Programas Culturais (Circuito Cultural Paulista, Virada Cultural Paulista, SP Cultura no Metrô, Viagem Literária etc.), Projetos Culturais específicos (Festival Paulista de Circo, Festival da Mantiqueira, Festival de Dança de São José do Rio Preto, Parada Gay de São Paulo, etc.) e Equipamentos Culturais (Teatro Estadual de Araras, Auditório de Campos do Jordão, Teatro Sérgio Cardoso, entre outros) que administrou. Possui também uma vasta experiência em cursos de extensão cultural, em diversos municípios, tais como Jundiaí, Votuporanga, São Simão e demais localidades. Atuou em instituições de renome cultural, como Poiesis, Catavento e FATEC. Também é consultor artístico de diversos festivais do interior do Estado de São Paulo, tais como: FLIV (Festival Literário de Votuporanga), Semana Marcelo Grassmann de São Simão, Litoral EmCena de Caraguatatuba, entre outros. Fez ao longo de sua jornada profissional, uma carreira sólida e ampla, sempre respeitando o principal objetivo da Cultura, ou seja, o seu público e os artistas.

@marcoprado1975

circle Quando: 15 de março a 12 de maio de 2022
Terças e quintas - 19h30 às 22h30
Local: SP Escola de Teatro - Unidade Roosevelt - Sala R4 - Endereço: Praça Roosevelt, 210, Centro São Paulo, SP


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Marco Prado é natural de São Paulo, cursou Ciências Econômicas na Universidade Mackenzie e é formado em Marketing pelo Universidade Mackenzie. Atualmente cursa MBA de Gestão Cultural pela Universidade Anhembi Morumbi. Tem mais de 30.000 eventos realizados ao longo da sua jornada profissional. Foi coordenador operacional da Oficina Cultural Oswald de Andrade, coordenador artístico da APAA, coordenador artístico da Secretaria de Estado da Cultura e coordenador de eventos e cerimonial da Fundação Padre Anchieta. Atualmente, é produtor do Centro de Mídias da Educação de São Paulo, programa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, transmitindo aulas da rede de ensino do Estado de São Paulo através da TV Cultura. Participou de diversas palestras sobre Cultura, tais como, SIM São Paulo, Festival de Teatro de Curitiba, Festival de Música do Sul (Paraná), Festival de Música Móveis Coloniais (Brasília), Festival Abril Pro Rock (Recife) entre outros festivais de relevância na cena cultural brasileira. Trabalha há mais de 20 anos no setor público e sua experiência é comprovada através do sucesso dos Programas Culturais (Circuito Cultural Paulista, Virada Cultural Paulista, SP Cultura no Metrô, Viagem Literária etc.), Projetos Culturais específicos (Festival Paulista de Circo, Festival da Mantiqueira, Festival de Dança de São José do Rio Preto, Parada Gay de São Paulo, etc.) e Equipamentos Culturais (Teatro Estadual de Araras, Auditório de Campos do Jordão, Teatro Sérgio Cardoso, entre outros) que administrou. Possui também uma vasta experiência em cursos de extensão cultural, em diversos municípios, tais como Jundiaí, Votuporanga, São Simão, etc, assim como em instituições de renome cultural, tais como, Poiesis, Catavento e FATEC. Também atua como consultor artístico de diversos festivais do interior do Estado de São Paulo, tais como: FLIV (Festival Literário de Votuporanga), Semana Marcelo Grassmann de São Simão, Litoral EmCena de Caraguatatuba, entre outros. Fez ao longo de sua jornada profissional, uma carreira sólida e ampla, sempre respeitando o principal objetivo da Cultura, ou seja, o seu público e os artistas.

Público
Maiores de 18 anos. O curso será destinado a profissionais já estruturados no mercado de trabalho existente, assim como novos profissionais que desejem adentrar no mundo dos eventos. 40 vagas.

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo.

Cronograma das inscrições
Inscrições:  17 de fevereiro a 6 de março
Aprovados: 8 de março
Matrícula online: 9, 10 e 11 de março

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante