Oficina presencial e gratuita | A arte da HQ: como criar histórias em quadrinhos

Publicado em: 10/01/2022 |

Dar os primeiros passos na produção de narrativas em quadrinhos. Esse é o propósito da oficina A arte da HQ: como criar histórias em quadrinhos, orientada por Raphael Fernandes.

Autor da HQ Apagão – Fruto Proibido, lançada pela Editora Draco, Raphael guiará os participantes a entenderem como uma narrativa para a linguagem dos quadrinhos é criada e desenvolvida.

Ao final da oficina, todos serão convidados para uma mesa de autógrafos de Apagão – Fruto Proibido, com Raphael Fernandes, o autor, e Fabi Marques, colorista da obra. Haverá distribuição gratuita de exemplares da HQ.

Objetivo
A oficina tem como objetivo apresentar as possibilidades narrativas oferecidas pelas histórias em quadrinhos, que vão muito além das tiras de humor, do gibi infantil e dos super-heróis. Apresentaremos o processo criativo para criar uma história em quadrinhos do começo ao fim. Também oferecemos uma atividade prática para que o aluno descubra em si o caminho para contar histórias.

Orientador: Raphael Fernandes

Raphael Fernandes é formado em História pela USP. Atua como editor e roteirista de quadrinhos de crime, humor, fantasia, ficção científica e horror há 15 anos. Entre suas mais de 180 obras publicadas como editor e roteirista, destacam-se: Ditadura No Ar, Apagão, Marighella #LIVRE, Delirium Tremens de Edgar Allan Poe, O Despertar de Cthulhu e Olho de Vidro e A Teia Escarlate, algumas delas vencedoras do Troféu HQMix. Foi editor da revista de humor MAD por 10 anos. Também escreveu roteiros para áudio-dramas como “Apagão – Entre o Lobo e o Cão” e “Olho de Vidro”, além de produções para blogs, podcasts, audiovisual e literatura.

@raphaelfernandess

circle Quando: 14 de janeiro de 2022
Sexta-feira - das 18h às 20h - Encontro único e presencial - Mesa de autógrafos ao final da oficina
Local: SP Escola de Teatro - Unidade Roosevelt - Sala R1 - Endereço: Praça Roosevelt, 210, Centro São Paulo, SP

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Público
Acima de 18 anos, interessados e iniciantes na linguagem das histórias em quadrinhos, roteiristas, redatores, desenhistas, designers, escritores, dramaturgos, atores e outras pessoas interessadas em compreender as possibilidades narrativas das HQs. 25 vagas

Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições
Inscrições: 10 a 12 de janeiro
Aprovados: 13 de janeiro
Matrícula online: 13 de novembro

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19: Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o aluno deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download doRegimento do estudante

* Esta oficina e evento são parte da contrapartida do projeto “Apagão – Fruto Proibido”, contemplado pelo EDITAL PROAC Nº 21/2019 – PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO DE OBRAS DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS. Iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.