Curso online | Cenas brasileiras: um olhar sobre os teatros negros

Publicado em: 28/04/2021 |

O curso traça um panorama histórico sobre o teatro brasileiro sob a perspectiva negra. Entre os temas abordados estão estéticas, manifestações populares, grupos de teatro e a relação da arte com processos históricos.

Objetivo

Um estudo sobre o Teatro Negro e algumas de suas estéticas, com ênfase nas manifestações populares; no Teatro Experimental do Negro e suas dissidências; e grupos de teatro contemporâneos. Além de uma investigação sobre as possibilidades de criação da personagem negra, a partir de experiências e práticas do artista docente do curso.

Orientador: Raphael Garcia

Raphael Garcia é ator formado pela Escola de Arte Dramática da USP, é co-fundador do Coletivo Negro de Teatro. Por alguns anos desenvolveu parcerias com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, Cia. Pessoal do Faroeste, Cia. os Crespos e Grupo Trança de Teatro. Integrou o elenco do espetáculo “Navalha na carne negra”, dirigido por José Fernando Peixoto de Azevedo, pelo qual ganhou o prêmio Aplauso Brasil de melhor ator coadjuvante. Pesquisador do Teatro Negro, participou de festivais teatrais em Angola e Costa do Marfim. Bacharel e licenciado em Letras pela USP, no ano de 2020 foi artista docente convidado na SP Escola de Teatro.

Inscrições: 28 de abril a 10 de maio

circle Quando: De 18 de maio a 17 de junho de 2021
Terças e quintas-feiras, das 18h30 às 21h30
Local: Curso online via Zoom

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Acima de 18 anos. Interessados em geral. 40 vagas.

Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 28 de abril a 10 de maio
Aprovados: 13 de maio
Matrícula online: 14 de maio

Mais informações: enviar e-mail para [email protected]