EN | ES

Corpo, gênero e sexualidade no teatro – construção e desconstrução das normas

Publicado em: 25/11/2019 |

Apresentar o debate atual sobre gênero e sexualidade no teatro e as possibilidades de criação cênica de corpos abjetos e desviantes.
O primeiro encontro trata da constituição normativa das performances do feminino e do masculino para, em seguida, partir para possibilidades que estão além do binarismo e das chamadas orientações sexuais.
O curso será desenvolvido por meio de abordagens práticas e teóricas, apresentando estudos de casos recentes do teatro contemporâneo e exercícios de desconstrução cênica das normas.

Orientador: Ferdinando Martins
Inscrições: 25 de novembro a 3 de dezembro

circle Quando: Dias 10, 11, 12, 13 e 16 de dezembro de 2019
De terça a sexta (de 10 a 13/12) e segunda (16/12), das 19h às 21h
Local: Sede da Casa do ABA (Acadêmicos do Baixo Augusta). Rua da Consolação esquina com Rua Rego Freitas, Centro, SP


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Ferdinando Martins é jornalista, sociólogo e produtor cultural. Professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo nas áreas de Estética, Crítica e História das Artes Cênicas.
Na licenciatura em Educomunicação, ministra disciplinas voltadas a questões de identidade e subjetividade. É, também, jurado do Prêmio Shell de Teatro e professor visitante do Hemispheric Institute of Performance and Politics da Universidade de Nova York.
Foi diretor do Teatro da USP (TUSP), de 2010 a 2018 e coordenador de Cooperação Cultural entre a USP, a Universidade Nacional Autônoma do México e a Universidade de Buenos Aires. Realizou pesquisas sobre a produção cultural em países da América Latina (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e México) e do Oriente Médio (Turquia e Irã). Trabalha também com questões relacionadas a gênero e sexualidade no teatro, área a que se dedica desde 2007. No momento, desenvolve a pesquisa “Censura ao corpo na performance contemporânea: estéticas, políticas e afetos. Análise comparativa Brasil/Estados Unidos”, desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Público
Acima de 18 anos, interessados em geral. 25 vagas

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 25 de novembro a 3 de dezembro
Aprovados: 6 de dezembro
Matrícula online: 9 de dezembro