EN | ES

O Ator: Macunaíma – Biomecânica dos Ritos

Publicado em: 06/09/2018 |

Objetivo
A oficina foca na “Biomecânica dos Ritos e Teatro Fractal”, linguagem de trabalho do grupo Confraria de Elephantes – utilizada, por exemplo, em seu mais recente espetáculo, “Macunaíma”. O método consiste na preparação contínua do ator a partir de movimentos, como ritos de repetição, inspirados no teatro oriental. Através destes movimentos, o ator busca o despertar da consciência de sua própria respiração, para assim poder dominar suas emoções, tal como faz com seu corpo e voz. Desenvolvido pelo diretor Janssen Balgobin, o método busca ativar a percepção sensorial do homem a partir da ideia de que o ser humano não é só matéria física, estando ligado a outros campos de energia do universo.

Orientadores: Arthur Alavarse e Jorge Luiz Diaz

circle Quando: De 10 a 31 de outubro de 2018
Às quartas – Das 18h às 22h
Local: Sede da Casa do ABA (Acadêmicos do Baixo Augusta). Rua da Consolação esquina com Rua Rego Freitas, Centro, SP


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Jorge Luiz Diaz
É budista-espiritualista terreno, ator, apresentador e produtor. Um dos fundadores da Cia. Confraria de Elephantes, propõe uma linguagem visceral, definida como teatro existencial, inspirada em ritos tibetanos, no método de Vsevolod Meyerhold e no método Janssen Balgobin. Com 4 anos de história, a companhia segue para seu 7° espetáculo.

A Confraria de Elephantes
Foi criada em 2013, a partir do encontro do diretor Janssen Balgobin com os atores Arthur Alavarse, Gustavo Merighi, Jorge Luiz Diaz e Lucas Scalco. O método “Biomecânica dos Ritos e Teatro Fractal”, desenvolvido pelo diretor, tornou-se o alicerce do trabalho da Confraria. Em 2015, o grupo inaugura com recursos próprios o Teatro Espaço Confraria, onde realiza os espetáculos “Osho – Cracks of Soul” e a primeira temporada de “Nelson: Ficção Não-Autorizada de um Pornográfico Apaixonado”. No ano seguinte, através de uma parceria do Governo do Estado de São Paulo e Poiesis, a Confraria de Elephantes ocupa a Oficina Cultural Casa Mário de Andrade, onde realiza a segunda temporada de “Nelson”. Em 2017, também por meio da parceria, a companhia apresenta “Nelson”, na Casa das Rosas; “Amazônia – Zona Imaginária”, no Porão da Casa Mário de Andrade; e “1917 – Há uma Gota de Sangue em cada Poema”.

Público
Atores e não atores interessados na expansão de si mesmos. Acima de 18  anos. 25 vagas

Seleção
Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 6 de setembro a 2 de outubro
Aprovados: 8 de outubro
Matrícula online: 9 de outubro

Esta oficina é uma parceria da SP Escola de Teatro e a Casa do Baixo Augusta