Diálogos sobre a encenação contemporânea

Publicado em: 18/07/2018 |

A partir do intercâmbio com diretores e diretoras brasileiros e estrangeiros, que participarão por meio de entrevistas em vídeo, o curso visa aprofundar a compreensão sobre as ferramentas e estratégias próprias do trabalho da direção cênica. Participarão, entre outros: Lili Monteiro, Silvana García, Osvaldo Gabrieli, Marcio Abreu, José Possi Neto, Pedro Penim (Portugal), Rubén Szuchmacher (Argentina), Marianella Morena (Uruguai), Mariana Percovich (Uruguai), Saana Lavaste (Finlândia), Liv Elf Karlen (Suécia), Christopher Riese (Suiça), Philip Becker (Alemanha), entre outros.

Idealizador e curador: Rodolfo García Vázquez
Consultor: Luciano Gentile
Orientador: Juan Sebastian Peralta

circle Quando: De 13 de agosto a 5 de setembro de 2018
Segunda a sexta – Das 19h às 22h
Local: Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210, República

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Rodolfo García Vázquez

Diretor e dramaturgo, fundou em 1989, juntamente com Ivam Cabral, a Cia. de Teatro Os Satyros. Recebeu os mais importantes prêmios do teatro brasileiro, como Shell, APCA e Qualidade Brasil. Dirigiu trabalhos em vários países europeus. De 1997 a 2005 foi o diretor artístico do projeto Instant Acts, da instituição alemã Interkunst. Escreveu os textos “Transex”, “Kaspar ou a Triste História do Pequeno Rei do Infinito Arrancado de sua Casca de Noz” e “A Proposta”, entre outros. Do alemão, traduziu “Inocência”, de Dea Loher. Sua produção teatral é constante na cena paulistana, desde o início dos anos 2000. À frente de Os Satyros, teve atuação fundamental na revitalização da Praça Roosevelt, no centro de São Paulo.

Luciano Gentile
Mestrando em teatro pela Escola de Comunicação e Arte – ECA/USP, bacharel em Artes Cênicas, formado pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Além da formação acadêmica, realizou cursos de aperfeiçoamento sobre técnicas específicas para o trabalho do ator, sobre produção teatral e sobre música para a cena. Já atuou como encenador no Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Atuou também no Projeto Letras de Luz da Fundação Victor Civita/Abril Cultural como capacitador teatral; e em oficinas culturais, tanto desenvolvidas pela iniciativa pública quanto privada. Recentemente faz parte da Residência Artística Amarelinho, no bairro paulistano da Luz, como encenador do grupo Zona de Operação. Atualmente trabalha como coordenador artístico-pedagógico de equipe do Programa Vocacional, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

Juan Sebastian Peralta
É dramaturgo, diretor e artista convidado da SP Escola de Teatro. Formado como ator em Montevidéu, se especializou em dramaturgia na Argentina e direção teatral na França. Possui formação em filosofia e é mestre em teoria e historia do teatro, com especialização em gênero e artes cênicas.

A partir de 18 anos. Interessados em direção cênica. 35 vagas.

Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 17 de julho a 6 de agosto