Ikebana e a arte da direção teatral

Publicado em: 15/01/2018 |

Estimular a prática da arte de dirigir, traduzindo princípios de ikebana para o seu trabalho. Ikebana é a arte japonesa de arranjo de flores e tem (pelo menos) três princípios que ajudam um diretor de palco a entender pontos essenciais de sua própria arte. Nos dois primeiros dias da oficina, os participantes criarão arranjos de flores. Nos outros 3 dias do workshop, irão a traduzir os princípios ikebana na arte de dirigir.

Orientadoras: Saana Lavaste e Riitta Salastie (Finlândia)

As aulas serão ministradas em inglês com tradução.

circle Quando: 5 a 9 de fevereiro de 2018
Segunda a sexta, das 9h às 13h45
Local: Sede Roosevelt. Praça Roosevelt, 210, Centro

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Saana Lavaste (Mestra em Direção) trabalhou como diretora por 17 anos na Finlândia, especializada em peças contemporâneas e novas. Lavaste esteve envolvida na fundação de três grupos de teatro e trabalhou em muitos dos maiores palcos do país, incluindo o Teatro Nacional Finlandês e o Teatro da Cidade de Lahti. Ela também estudou pedagogia na Universidade de Helsinque. Atualmente, trabalha como professora de direção na Universidade de Artes de Helsinque (Uniarts).

Riitta Salastie (PhD em Arquitetura) estudou ikebana com professores japoneses há mais de 30 anos, desde 1987. Ela possui as licenças clássicas Saga Goryu e Sogetsu -ikebana. Como arquiteta, ela está interessada no espaço e algumas de suas obras ikebana podem ser vistas como uma espécie de instalações arquitetônicas feitas de material vegetal vivo. Riitta Salastie também é um artista de caligrafia. A influência desses estudos pode ser vista em suas obras de ikebana como uma forte ênfase na beleza da linha.

Diretores, atores, dramaturgos e alunos de artes cênicas em geral. 12 vagas

Seleção
Carta de interesse (máximo uma lauda), Currículo (máximo duas laudas). Escritos me português ou inglês.

Cronograma das inscrições:
Inscrições: 12 a 28 de janeiro
Aprovados: 31 de janeiro
Matrícula online: 1 de fevereiro

*Material quando solicitado é de responsabilidade do aluno:
Será solicitado trazer: uma toalha pequena, flores frescas e 1 prato raso de apenas uma cor diâmetro 25/30cm , altura 5/7 cm