Workshop Gratuito e Presencial | D’Água Movimento Do Corpo

Publicado em: 26/04/2023 |

Cabeçalho curso D’Água Movimento Do Corpo com Rodrigo Alcântara

Todo corpo é capaz de dançar e de se expressar no seu próprio tempo/espaço e na sua especificidade singular. Foi com esse pensamento e ideologia que continuaremos nossas práticas pedagógicas na dança contemporânea e afrodiaspórica.
Cada encontro será marcado por atravessamentos que nos permitirão conhecer os processos de pesquisas teóricas e de movimentação do Coletivo Diário.
Mergulhar, estremecer, silenciar e expressar “Danças Furiosas”, partindo também da metodologia da “Dança da Indignação” da Cia Sansacroma tendo como diretora Gal Martins.
Experimentamos o corpo, traçamos poemas, exploramos camadas da rua, pensamos o território e trocamos afetos.
O curso que já passou pela SP Escola de Teatro em 2022 retorna agora para a escola com esse novo formato como workshop, com o diretor e bailarino Rodrigo Alcântara e Coletivo Diário , onde já passaram pelo Green Nation 2022, Oficina Cultural Oswald de Andrade, Centro Coreográficos do RJ, e outros espaços, provoca os alunos para que explorem suas próprias movimentações, despertamentos e conexões.

Quando: 06 e 13 de maio de 2023
Sábados – 15:30 às 18:30
Local:

Objetivo: A dança costuma ser vista como uma arte superior e inalcançável, muito distante da nossa realidade e muito restrita a práticas engendradas. Mas ela não se resume a isso. Na oficina D’água em movimento do corpo, a dança é expressão corporal de sentimentos e sensações, coisas inerentes ao ser humano e que podem ser exploradas em cada um de nós. A oficina permite que o aluno que nunca teve contato algum com a dança se movimente sem receio de julgamentos e com um principal objetivo: manifestar. Seja manifestar sua insatisfação, sua raiva, sua alegria, sua agonia ou o seu amor. Logo, ela é importante porque abrange uma diversidade de alunos, independente de experiência com a dança ou idade, e porque pode proporcionar uma experiência de auto exploração única e sensível.

Orientação: Rodrigo Alcântara

Rodrigo Alcântara é bailarino formado em Ballet Clássico e Dança Contemporânea pelo Projeto Núcleo Luz do Programa Fábricas de Cultura – sob coordenação geral de Susana Yamauchi – e pela Fundação Theatro Municipal de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo, no curso de “Dança para Rapazes” e “Projeto Dançar”. É bacharel em Design de Interiores pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU e estudante egresso da SP Escola de Teatro do curso de Cenografia e Figurino com J.C Serroni e Tellumi Helen. Traz consigo práticas pedagógicas comprometidas com a ancestralidade inclusiva e que partem do lugar da “escuta”.

Público: Pessoas iniciantes a partir de 18 anos. Todes os corpos e as corpas que desejam estar/vivênciar esses encontros em movimento com Coletivo Diário. Não precisam terem comprovação em formação em Dança, Teatro ou qualquer outra linguagem artística.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 20 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 26 de abril de 2023 a 01 de maio de 2023
Aprovados: 03 de maio de 2023
Matrícula online: 03 e 04 de maio de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 06 e 13 de maio de 2023
Sábados – 15:30 às 18:30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP