Oficina gratuita e presencial | Contato Improvisação em Cena

Publicado em: 24/04/2023 |

Cabeçalho do curso Contato Improvisação em Cena com Ricardo Neves

Diálogos sobre o que é Contato Improvisação, preâmbulo histórico, princípios da prática, apresentação de alguns temas que serão trabalhados ao longo das aulas e orientações básicas de segurança. Introduzir as quedas e rolamentos do C.I, características do contato físico diferenciando qualidades de toque e graduação de transferência de peso com um conhecimento anatômico do corpo.
A partir dessa introdução trabalhar o aquecimento individual/coletivo para enfatizar a investigação corporal com o tema da gravidade, para então preparar o estudo e aprimoramento das quedas e rolamentos do C.I. em diferentes níveis e intensidades.
As quedas e rolamentos vão preparar para as possibilidades de carregamentos entre as pessoas e transitam desde formas pré-determinadas a princípios de movimentos para se deslocar pelo espaço.

Quando: 05 e 12 de maio de 2023
Sextas, das 19h30 até às 22h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Exercitar a atenção das participantes nas sensações e as percepções do movimento. Focar atenção nas sensações da gravidade agindo no corpo durante o movimento. Transitar a atenção entre o que eu sinto (interno) e o mundo (externo).

Orientador: Ricardo Neves

Ricardo Neves é diretor e organizador do Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo (atualmente na 13ª edição) e Ilhabela (atualmente na 10ª edição) professor, bailarino e ator – com uma participação contínua nos principais festivais que acontece no Brasil e na América Latina – possui experiência em aulas de grupo e/ou individuais – preparação corporal – performances e estudos com os praticantes das primeiras gerações desta forma de dança no mundo. Estuda Contato Improvisação (C.I.) há 26 anos. 10 anos de estudos na prática do C.I. com Tica Lemos (precursora do contato no Brasil); 08 anos com a Lu Favoretto (Dança Contemporânea); Frentes de estudo com grandes precursores Steve Paxton, Daniel Lepkoff, Nancy Stark Smith, Nita Little, Karen Nelson, Gustavo Lecce, Cristina Turdo. Estuda Aikido desde 2006 (faixa preta – 1º dan). Diretor do NIC (Núcleo Improvisação em Contato), contemplado pelo Proac Circulação de Espetáculo de Dança em 2018, 21ª, 27ª, 32ª edição do Programa de Fomento a Dança para a Cidade de São Paulo, Proac Circulação 2018, Proac Lab 45 e Proac Direto 38.
Deu aulas no Núcleo Luz, na São Paulo Escola de Dança, Escola Livre de Santo André, Centro de Referência da Dança, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Olido e outros.
Atualmente está dando aulas semanais no espaço Burkadaguti e ministra cursos intensivos na cidade de São Paulo.

Público: Todes interessades e disponíveis para o contato físico, a partir de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 20 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 24 de abril de 2023 a 30 de abril de 2023
Aprovados: 03 de maio de 2023
Matrícula online: 03 e 04 de maio de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 05 e 12 de maio de 2023