Curso gratuito e presencial | Introdução ao teatro de máscaras

Publicado em: 09/02/2023 |

A utilização da máscara teatral requer uma série de códigos que devem estar presentes no jogo do intérprete. Como objeto inanimado que é (em estado de repouso e imobilidade), a máscara precisa de corpo e energia para “existir” no espaço, além de princípios que estabeleçam uma relação de comunicação direta com o espectador. Esta oficina tem como objetivo apresentar esses princípios com a utilização da máscara neutra, das máscaras básicas e das máscaras expressivas inteiras
Por meio de exercícios técnicos, conteúdo expositivo, debates e demonstrações com alguns tipos de máscara (neutras, básicas e expressivas), apresenta os principais códigos da linguagem, compartilha procedimentos e experiências de criação. Na primeira parte será abordado o trabalho com a máscara neutra, Aqui a/o intérprete entra em contato com o corpo em estado de repouso, desenvolvendo a escuta e a prontidão. A segunda parte será dedicada às máscaras básicas e expressivas inteiras, que em seus traços carregam expressões que definem as grandes linhas de um personagem. Em um terceiro momento será proposta a vivência de um pequeno processo criativo: criação de roteiro, ensaio e apresentação de cenas curtas.

Quando: 07 de março de 2023 até 18 de abril de 2023
Terças e Quintas, das 14h30 às 18h30
Local:
SP Escola de Teatro – Unidade Brás – Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás

Objetivo: Esta oficina aborda a máscara teatral e sua potencialidade como instrumento para a criação cênica. Tem como objetivo despertar o interesse para o uso da máscara como objeto estético, ampliar a percepção para as possibilidades expressivas do corpo e introduzir a uma noção de treinamento para intérpretes a partir da manipulação deste elemento na cena.

Orientador: Gabriel Bodstein

Gabriel Bodstein é ator, diretor, professor e pesquisador. Mestrando em Artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é formado como ator pela Escola de Arte Dramática (EAD/ECA/USP) e como jornalista pela PUC-Campinas. Dedica-se à pesquisa da máscara teatral por meio do estudo de sua confecção e utilização, da criação e atuação em espetáculos. Mantém, desde 2005, parceria de criação com o Barracão Teatro – referência brasileira na pesquisa com a máscara teatral – onde atuou em montagens como Diário Baldio e Freguesia da Fênix, com direção de Tiche Vianna. Em 2015 estreou seu primeiro trabalho autoral, o solo A Vedete, em que atua e dirige. Sua formação na linguagem da máscara passa ainda por experiências com artistas como Enrico Bonavera, Venício Fonseca, Erika Rettl, Esio Magalhães, Fernando Linares, Fernando Martins, Daniela Carmona, Luís Louis, Cristiane Paoli Quito, Liane Venturelli e Fábio Cuelli. É fundador e integrante do Grupo 59 de Teatro.

Público: Estudantes de artes cênicas, público em geral. Não é necessária experiência prévia. A partir de 18 anos de idade.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 40 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 09 de fevereiro de 2023 a 27 de fevereiro de 2023
Aprovados: 02 de março de 2023
Matrícula online: 03 de março de 2023

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 07 de março de 2023 até 18 de abril de 2023