Workshop gratuito e presencial | Técnicas de Improviso com as Fulanas

Publicado em: 20/12/2022 |

As Fulanas nasce com o propósito de pulverizar a técnica em improviso e estimular a prática da comédia feminina em São Paulo. Ao todo seis atrizes com estudo em comédia física, palhaçaria e improviso, jogam em cena na intenção de naturalizar a presença feminina cômica em espaços comumente masculinos como jogatinas e apostas.
Inerente às práticas teatrais, o jogo improvisado, permite como um trampolim na cena cotidiana, ampliar o repertório verbal e não verbal, físico e subjetivo abrindo espaço para experimentar momentos de espontaneidade, descoberta e aprendizados em cena.
O workshop irá proporcionar para todos, de forma a abordar conteúdos, objetivos e papéis, no tempo presente, para jogar com técnicas de improviso, ferramentas para construção de personagem e de dramaturgia e estratégias de livre-associação.

Quando: 14 e 21 de janeiro de 2023
Sábados das 14h30 até as 18h30
Local: SP Escola de Teatro – Unidade Roosevelt – Praça Franklin Roosevelt, 210 – Centro, São Paulo – SP

Objetivo: Estabelecer uma relação de jogo com os participantes;
Apresentar, de forma introdutória, técnicas de improviso como: aquecimentos, jogos corporais, jogos de comunicação verbal e não verbal e jogos dramatúrgicos.
Estimular a solução de problemas por meio de ações improvisadas
Permitir a experiência do jogo relacionada à vida cotidiana.

Orientadoras: Camila Penna, Amanda Rodovalho, Carolina Petrucci, Cathy Blanco, Clarice César e Iara Perri

Camila Penna é atriz, professora e escritora, possui formação artística-pedagógica em espaços como SP Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia e na Universidade de São Paulo. Sua pesquisa atual engloba a intersecção entre os jogos teatrais, da Viola Spolin (2015) e os métodos avaliativos do francês Philippe Perrenoud (1999) dentro do Ensino Fundamental I na Escola de Aplicação pelo projeto FAPESP com orientação da Drª Rita Galego de Cássia.
Ministrou mini-cursos sobre as técnicas do Arduíno (MakeyMakey) atrelados à Educação Infantil. Participou do projeto Companhia do Riso, no Hospital das Clínicas da USP em Ribeirão Preto, onde atuou como palhaça-voluntária por dois anos. Domínio em práticas de canto, orientada pela atriz e musicista Rebecca Jamir. É professora atuante na Educação Infantil, no espaço Casa Ubá.

Amanda Rodovalho é Formada em Humor pela SP Escola de Teatro. É escritora, palhaça, atriz. Participou do Encontro de Palhaços do Instituto de Artes da Unesp(2019). Integrou de 2017 a 2019 o Grupo de Teatro da ECA e cursa Letras – Inglês/Português na FFLCH-USP. Sua pesquisa é em interpretação com a professora Dra. Alice Kiyomi no Departamento de Artes Cênicas da USP.

Carolina Petrucci é atriz pela SP Escola de teatro – Humor, em sua trajetória passou pela bolsa de extensão no IFFluminense no projeto “SIMININO”, colaborou com produção cultural no coletivo “Circo no Beco” e se dedica a pesquisar estética Patafísica.

Cathy Blanco é formada pelo Instituto de Artes da UNESP, estuda a linguagem da improvisação como fim desde 2016 onde passou por diversas experiências de grupo, partidas de núcleos de pesquisa e extensão no ambiente universitário e fora dele.

Clarice César é atriz, produtora e arte educadora. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Atua desde 2012 investigando improviso, comicidade e processos composicionais para a cena. Atualmente é produtora do ODU Festival de Arte Negra e artista educadora do Programa de Iniciação Artística da Primeira Infância (PIAPI) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Iara Perri é integrante do grupo Bando Jaçanã ativo há 7 anos e em 2022 recebeu o prêmio APCA na categoria de valorização da pesquisa. Formada em humor na SP Escola de Teatro e no Doutores da Alegria no projeto FPJ, pesquisou a linguagem circense durante 7 anos no Circo do Capão na Bahia, e vem trabalhando com teatro com teatro há 8 anos.

Público: Pessoas interessadas na linguagem do improviso e do humor, com ou sem experiência na área. Acima de 18 anos.

Seleção: Preencher ficha de inscrição com dados, carta de interesse e breve currículo. 30 vagas.

Cronograma das inscrições
Inscrições: 20 de dezembro de 2022 a 06 de janeiro de 2023
Aprovados: 11 de janeiro de 2023
Matrícula online: 12 e 13 de janeiro de 2023

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19
Para a proteção de todas, todes e todos, é de suma importância o respeito aos protocolos de saúde e segurança contra a transmissão da Covid-19:

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

->Obrigação do uso de máscaras durante todo o tempo na SP Escola de Teatro (nas aulas, entrada, saída e períodos de intervalo).

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Dúvidas ou questionamentos devem ser enviados por e-mail para a equipe de Extensão Cultural – [email protected]

Observação
Ao se inscrever, o estudante deve estar ciente a respeito do Regimento Escolar da SP Escola de Teatro.
Faça download do Regimento do estudante

circle Quando: 14 e 21 de janeiro de 2023
Sábados das 14h30 até as 18h30

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Cronograma das inscrições
Inscrições: 20 de dezembro de 2022 a 06 de janeiro de 2023
Aprovados: 11 de janeiro de 2023
Matrícula online: 12 e 13 de janeiro de 2023

Protocolo presencial para evitar transmissão da Covid-19

-> Apresentar o Certificado de Vacinação contra Covid-19.

-> Respeitar o distanciamento social.

-> Disponibilidade de álcool em gel.

-> Preferência de aulas ao ar livre ou em lugares ventilados.

Observação
Faça download do Regimento do estudante