SP Dramaturgias apresenta ‘Tubarão Banguela’, de Rita Batata, nesta terça (5)

Publicado em: 05/12/2017 |

POR JONAS LÍRIO

Nesta terça (5), o projeto SP Dramaturgias apresenta a última leitura deste semestre. O texto “Tubarão Banguela”, da dramaturga Rita Batata, é lido às 20h na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, seguido de um bate-papo com a autora. Aberto ao público, o evento tem entrada gratuita.

Em “Tubarão Banguela”, uma série de eventos em uma praia desencadeia mudanças e reflexões na vida de várias personagens. O texto explora, entre outros temas, a relação entre pais e filhas e o que é preciso para sair de uma zona de conforto. “Trata de perigos silenciosos que nos espreitam. Quando somos vítimas ou algozes de nossas próprias escolhas?”, pontua Rita.

Durante a leitura, o texto pode ser acompanhado pelo público em uma projeção enquanto é lido pelos atores, aprendizes da Escola. “Essa proposta é muito interessante porque, no meu texto, eu uso a diagramação como expressividade. Cada figura cênica, que é como chamo as personagens, tem sua letra própria, por exemplo”, diz a dramaturga.

A autora

Aprendiz egressa do curso de Dramaturgia, Rita Batata também é atriz. Recentemente, esteve em cartaz em São Paulo nas peças “Kiwi” e “Hotel Mariana”. Na televisão, participou de séries como “3%” (Netflix) e “A Garota da Moto” (SBT). Ela é protagonista do filme “De Menor” (2013), que venceu o prêmio de melhor longa de ficção do Festival do Rio 2013.

O projeto

Criado há cinco anos, o SP Dramaturgias é um projeto que reúne artistas interessados no processo do fazer dramatúrgico. Hoje sob a coordenação de Daniel Veiga, também egresso do curso de Dramaturgia, são feitas leituras de textos de aprendizes da SP Escola de Teatro.

Notícias | 12/ 07/ 2021

SP Dramaturgias: leitura dramática de texto de Caroline Calsone acontece nesta segunda-feira, 12

Notícias | 11/ 03/ 2021

Natália Martins, estudante da SP, e Cia. La Desdeñosa destacam textos femininos em projeto cênico