Secretaria da Cultura
SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

A Escola

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
Sistema Pedagógico Funcionamento

Sistema Pedagógico

A compreensão global do artista e do ser humano encampa o sistema pedagógico numa dinâmica que entende o formador e o aprendiz de modo horizontal. Confluem aptidões, autobiografias e visões de mundo em prol de uma formação contínua. A busca é pelo intercâmbio de saberes teóricos, deontológicos, formais e sensibilizadores na esteira das histórias pessoal e coletiva.

SP Escola de Teatro pondera o papel social das artes cênicas em Módulos que valorizam a emancipação criadora, o pensamento crítico e a confluência absoluta de talentos e poéticas em detrimento da ênfase na relação hierárquica e do pendor acumulativo temporal que costumam minar as bases educacionais.

Eis os principais pressupostos do projeto pedagógico:

 

Ensino Não Hierárquico

SP Escola de Teatro evita o modelo disciplinar de organização fundada sobre uma ordem de prioridade entre os elementos de um conjunto. Passa ao largo do regime de subordinação, herança das pedagogias tradicionaisA simbiose formador e aprendiz, no entanto, jamais anula seus papéis nessa relação-chave.

A ideia de não hierarquia refere-se especificamente aos conteúdos programáticos e não à relação entre formador e aprendiz. Não se concebe, por exemplo, o Componente História do Teatro I, II, III e IV nos respectivos Módulos, como se fosse um degrau que antecedesse o outro. O conhecimento avança na escala dos trabalhos prático e reflexivo, concomitante ao ritmo conjugado por aprendizes e formadores, ressalvando-se sempre a criticidade e o respeito mútuo.

Ensino Não Acumulativo

A Escola entende que o conhecimento não deve ser encorajado por meio de mecanismos de acumulação, mas de expansão, desdobramento natural de janelas do fazer artístico. Rejeita-se o determinismo concentrador da forma capitalista de entender o aprendizado.

Como quase tudo na sociedade de hoje, a prospecção do conhecimento costuma vir combinada à valoração presumida pela classe social, pela idade, pelos títulos, pelas tendências do mercado. O conhecimento artístico compartimentado é uma contradição improdutiva. A natureza da arte é expansiva.

Se a escala numeral pressupõe, por exemplo, que o aprendiz no quarto semestre é mais avançado do que aquele do estágio inicial, a SP Escola de Teatro dilui completamente esses parâmetros. Antes, estimula o contágio das diferenças e as ações não-lineares.

Ensino Modular

Um Módulo corresponde à unidade de conteúdos e práticas daquele semestre.

O aprendiz da SP Escola de Teatro frequenta quatro Módulos independentes num dos Cursos Regulares oferecidos, cada um com a duração de um semestre e identificado por uma cor: Verde, Amarelo, Azul e Vermelho.


Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás
Avenida Rangel Pestana, 2401 • Brás
03001-000 • São Paulo|SP
Tel: 11 2292.7988 | 2292.8143
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo|SP
Tel: 11 3775.8600
Ateliê
Rua Rego Freitas, 529 • Centro
01220-010 • São Paulo|SP
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design