Projetos Internacionais

Desde o início de suas atividades, em 2010, a SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco mantém relações com universidades, teatros e associações estrangeiras, em projetos que envolvem residências artísticas, pesquisa e intercâmbios de estudantes e docentes.

Responsável pelo planejamento e organização das parcerias com as instituições estrangeiras, o setor de Projetos Internacionais gerencia os programas de colaboração e os intercâmbios de docentes e estudantes que vêm ao Brasil ou que partem para outros países a fim de ampliar conhecimentos.

Ao longo dos últimos anos, foram estabelecidos protocolos, convênios e parcerias de diversos tipos com escolas e profissionais de quase 30 países, como Suécia, Finlândia, Alemanha, Inglaterra, Polônia, Portugal, Bolívia, Cuba e Cabo Verde.

Atualmente (2023), os principais projetos internacionais da SP Escola de Teatro em andamento são:

Alexandria Nova (norte da Europa)

Rede de universidades europeias para pesquisa em direção teatral. Os estudantes da SP Escola de Teatro participam de encontros virtuais com artistas, alunos e professores de faculdades de Alemanha, Lituânia, Islândia, Noruega, Suécia e Finlândia. A escola brasileira é a única instituição de fora da Europa no mundo a ser convidada.

Prague Quadrennial (República Tcheca)

Dez estudantes da SP Escola de Teatro apresentam seus trabalhos em Praga, na mais importante e antiga quadrienal de cenografia e arquitetura do mundo. Além disso, a SP Escola de Teatro compôs, com seis profissionais de seu quadro, a curadoria da Mostra de Estudantes, selecionando trabalhos de todo o país para participar do evento.

University of Birmingham (Reino Unido)

Após a residência artística do projeto “Looking for Andy”, que ocorreu em maio, as duas instituições estabelecem protocolos de colaboração.

Artes Performativas e Sociedade (APS) – Rede Ibero-Americana de Investigação e Criação

Iniciativa criada em parceria com o Centro de Estudos Arnaldo Araújo (Portugal), ao lado universidades de 15 países, com intuito de estimular a produção e o registro de práticas performativas, com vistas à organização de dossiers e colóquios internacionais, envolvendo a relação entre investigação científica, criação artística e sociedade.