EN | ES

Programa Kairós / SOBRE

Ciente de seu papel perante a sociedade e da necessidade de se garantir equidade de oportunidades durante os processos de educação, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco criou o Programa Kairós, cujo nome vem da mitologia grega e significa “o momento certo” ou “oportuno”.

Um dos compromissos da iniciativa é estabelecer articulações entre a arte e a comunidade/sociedade, aproximando os aprendizes de sua função de artistas/cidadãos. O departamento colabora ainda com outras organizações, uma tentativa de diluir fronteiras entre a arte e o contexto da vida cotidiana.

A principal ação do Kairós é a concessão da bolsa-auxílio, chamada de Bolsa-Oportunidade. O programa também promove ações, como a elaboração de projetos sociais e/ou culturais, estágio para os aprendizes da Escola, colocação profissional para aprendizes em formação e egressos e captação de recursos e/ou parcerias junto a órgãos públicos, ONGs, organismos internacionais e empresas privadas.




CONHEÇA AS AÇÕES DO PROGRAMA KAIRÓS

Com ela, os aprendizes podem suprir parte de suas necessidades, como transporte, alimentação, aquisição de material técnico-pedagógico e acesso aos bens culturais. Para tanto, os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que podem ser realizadas através de proposições pedagógicas de aprofundamento prático e teórico ou por meio de ações que busquem elementos de transformação social.

A integração social proposta pela SP Escola de Teatro se dá por meio da disponibilização de no mínimo três vagas no quadro de colaboradores da Instituição destinadas a pessoas provenientes de programas sociais.

Programa que fomenta a troca de culturas e conhecimentos, fundamental para o desenvolvimento qualitativo da criação artística e, por consequência, para a formação de seus aprendizes. Realiza parcerias com diferentes equipamentos nacionais, fomentando diálogos constantes entre aprendizes, estudantes, formadores, docentes, Escola, comunidade e coordenadores de diferentes escolas e centros de formação.

Dentro dos intercâmbios estão incluídas a participação em cursos, congressos, palestras, simpósios, mesas de discussão, vivências administrativas, pedagógicas, culturais e sociais.

Busca captar parcerias e demandas de ofertas de trabalho nas áreas de formação ofertadas pela Escola para a colocação profissional dos aprendizes. O objetivo principal é intermediar a contratação de aprendizes, disponibilizando seus currículos e divulgando as vagas de estágios e trabalhos artísticos ofertados pelas empresas e organizações parceiras.

O Programa Kairós valoriza a importância de verificação da efetividade e eficácia de suas ações e projetos. Frente a isso, criou uma plataforma de pesquisa com profissionais da área das ciências sociais, que se debruçam sobre diferentes temas e questões pertinentes à Instituição.

Com a aplicação das pesquisas, a Escola busca uma análise reflexiva das ações, projetos, organização e políticas adotadas. É uma forma de compreender o impacto de suas proposições nos envolvidos com o projeto e na comunidade circundante. A análise de resultados de cada pesquisa propicia o apontamento de caminhos para a melhoria das ações e projetos propostos pela SP Escola de Teatro.

Tem por objetivo obter fundos da iniciativa privada, empresas estatais e órgãos públicos para a realização de projetos que constam ou não no Plano de Trabalho da SP Escola de Teatro. Este processo também envolve o planejamento, a elaboração e a inscrição dos projetos em editais e leis de incentivo.

A ação visa ainda criar uma rede de relacionamentos com outras instituições para o desenvolvimento e ampliação de projetos e atividades propostas pela Instituição. Também se enquadram nesta ação os projetos e as atividades elaboradas em conjunto com os parceiros, dentre as quais estão as parcerias de estágio, intercâmbios e doações.

A Escola elabora, planeja e a executa projetos que estimulem e promovam ações socioculturais. Trabalha com propostas economicamente viáveis e interessantes do ponto de vista institucional e abarca projetos como workshops, palestras, oficinas, ciclos e mostras, entre outros.

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign