SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

notícias

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
26/05/2011

Aprendizes ganham Incentivo do Programa VAI

Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI)

Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI)

Aprendizes de diferentes Cursos Regulares da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco formaram um grupo, inscreveram seu projeto e se classificaram para receber o apoio do programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) da Prefeitura de São Paulo, que já está em sua 8ª edição.

 

O objetivo do projeto é oferecer subsídio financeiro a atividades artístico-culturais realizadas, especialmente, por jovens de baixa renda e que se encaixam na faixa etária entre 18 e 29 anos. Os requisitos básicos para se inscrever são morar em São Paulo por, no mínimo, dois anos e desenvolver ações culturais ligadas às mais variadas linguagens artísticas.

 

Uma Comissão de Avaliação e Propostas, composta por oito pessoas do governo e oito pessoas da sociedade ligada à cultura e à juventude, avaliam o mérito das propostas, a clareza e a coerência, o interesse público, o custo, a criatividade e a importância do desenvolvimento do projeto para a região a que se destina.

 

O grupo formado por Gustavo Gonçalves e Luciano Titto, do curso de Humor, Adriano Almeida e Fabrício Cardial, de Sonoplastia, Isadora Adamy, da turma de Iluminação, Raquel Avanelli de Cenografia e Figurino, e Airá Fuentes e Angela Belei, de Dramaturgia, se classificaram com o projeto “Relembrando Paulo Eiró”. Juntos, eles formam a Catraca do Riso, um grupo de circo teatro, que já se apresenta desde 2008, quando o nome ainda era Catraca Urbana.

 

O projeto visa à expansão cultural e expressiva de um poeta e uma região – Paulo Eiró e Santo Amaro – por meio do teatro, da didática poética e do documentário. Com o teatro, o grupo quer relembrar as poesias de Eiró de forma divertida e, ao mesmo tempo, trazer a reflexão da juventude idealizadora, levando a proposta a toda a comunidade.

 

A didática poética se dará com a proposta de distribuir um livreto para as escolas públicas como rememoração das poesias de Eiró. O grupo também quer documentar em vídeo todo o trajeto do processo de pesquisas, encontros, ensaios e discussões, que deve durar, aproximadamente, oito meses. Posteriormente, o documentário poderá servir de material de trabalho para demais grupos da região, alunos interessados e, até como, arquivo para utilização pública cultural.

 

Gonçalves diz que o grupo pretende não só demonstrar a rica cultura santamarense, como, também, provocar o jovem sobre seu papel na sociedade. “Notamos ainda uma carência de debates, questionamentos e referências históricas regionais”, finaliza o aprendiz.


Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design