SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

notícias

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
01/09/2017

SP Escola de Teatro abre seleção para o primeiro semestre de 2018

 

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do primeiro semestre de 2018 da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, ligada à Secretaria de Estado da Cultura. São 48 vagas em sete cursos regulares gratuitos e com duração de dois anos. Os candidatos têm das 18h do dia 1º de setembro até as 17h do dia 2 de outubro para se inscrever, através do site www.institutomais.org.br.

 
Uma das mais reconhecidas escolas profissionalizantes em Teatro no Brasil, a instituição oferece formação nas áreas de Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Humor, Iluminação, Sonoplastia e Técnicas de Palco. Há turmas nos turnos vespertino e matutino e as aulas acontecem nas sedes Brás e Roosevelt, na capital paulista.
 
A seleção é aberta a candidatos de qualquer estado brasileiro, maiores de 18 anos (completados até dezembro de 2017) e que possuem ensino médio completo. Estrangeiros com passaporte e situação legal no País também podem concorrer.
 
Atuação
Vespertino – 4 
Matutino – 6
 
Cenografia e Figurino
Vespertino – 4
 
Direção
Matutino – 4
Vespertino – 2
 
Humor 
Vespertino – 6  
 
Iluminação
Matutino – 4
Vespertino – 8
 
Sonoplastia
Matutino – 6
Vespertino – 1  
 
Técnicas do Palco
Matutino – 1
Vespertino – 2
 
 
Acessibilidade
 
Uma novidade deste Processo Seletivo é que 20% das vagas de cada um dos oito cursos regulares são destinadas a pessoas autodeclaradas pretas ou indígenas.
 
“Essa é uma ação que vem se somar à nossa política de acessibilidade – como a empregabilidade de pessoas LGBT em nosso quadro de colaboradores e a Bolsa-Oportunidade que oferecemos aos aprendizes como auxílio financeiro para a formação deles”, explica o diretor executivo da SP Escola de Teatro, Ivam Cabral. “O desejo é ampliar a entrada e, principalmente, a permanência de todas e todos na nossa instituição. Queremos que a Escola seja sempre democrática e rica em histórias e diversidade. Esse é um espaço público, de todos, que oferece uma formação de qualidade e gratuita.”
 
As inscrições para a seleção custam R$ 60. Estudantes regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, em curso pré-vestibular ou em curso superior (graduação ou pós-graduação) e que comprovem receber menos de dois salários mínimo ou estar desempregados pagam R$ 30.
 
Ficam isentos da taxa aqueles que tenham cursado o ensino fundamental ou os três anos do ensino médio em escola da rede pública ou na rede privada como bolsista integral. A isenção também é concedida às pessoas doadoras de sangue – conforme o projeto Escola Vermelha, criado pela SP Escola de Teatro em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo.  
 
Calendário

A seleção para os cursos regulares da SP Escola de Teatro é dividida em duas etapas. A primeira delas é composta por uma entrevista – que acontece de 17 a 21 de outubro, em locais e horários divulgados no dia 11 de outubro – e uma redação, realizada no dia 22 de outubro.
 
Os candidatos aprovados na primeira fase da seleção seguem para uma segunda etapa de avaliação, entre os dias 21 e 25 de novembro, em locais e horários a serem informados no edital de convocação.
 
O resultado final do Processo Seletivo está previsto para ser divulgado em 8 de dezembro, a partir das 17h, nas recepções da SP Escola de Teatro e nos sites www.spescoladeteatro.org.br e www.institutomais.org.br. As matrículas dos aprovados serão feitas em 12 e 13 de dezembro, pela internet.
 
Pedagogia
 
Criada em 2009, a SP Escola de Teatro recebe anualmente 400 pessoas nos oito cursos regulares, através de dois Processos Seletivos. A pedagogia aplicada pela instituição é criada a partir de uma educação não hierárquica e modular, na qual formadores e aprendizes constroem juntos o aprendizado. 
 
A base teórica da Escola une o fundamento de autonomia do estudo, lançado pelo educador Paulo Freire, com a ideia de contribuição do espaço geográfico na formação e da educação interdisciplinar, pensamentos teorizados pelo geógrafo Milton Santos e pelo físico Fritjof Capra, respectivamente. Essa metodologia levou a instituição a receber o Prêmio Shell de Teatro 2016 na categoria Inovação.

Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design