SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

notícias

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
08/08/2017

Colóquio reúne formadores dos cursos regulares para troca de experiências artísticas

Neste segundo semestre, a SP Escola de Teatro lança o colóquio Estudos de Caso, aplicado aos aprendizes do módulo Amarelo. No próximo dia 15, os coordenadores e formadores dos oito cursos regulares realizam uma série de palestras nas quais falam de suas experiências artísticas e questões presentes no mercado profissional.  

 
O colóquio será dividido em três encontros ao longo do semestre. O primeiro deles acontece na sede Brás, das 14h30 às 16h. 
 
Para participar dos encontros, os aprendizes devem fazer suas inscrições na Coordenação Pedagógica da Escola, a partir desta quarta-feira (9). Os estudantes dos cursos de Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Sonoplastia e Técnicas de Palco devem fazer as inscrições na sede Brás; e os aprendizes dos cursos de Atuação, Iluminação e Humor, se inscrevem na sede Roosevelt.
 
Confira a programação de palestras do Estudos de Caso:
 
Atuação
Pesquisa cênica a partir da prática do Projeto Pantagruel, dos Parlapatões.
Artista: Hugo Possolo.
Por dois anos, até o final do ano de 2000, os Parlapatões realizaram uma residência artística ocupando a Sala Repertório do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde realizaram o Projeto Pantagruel. Para adaptar a obra de Rabelais para o palco o grupo se propôs a encenar seis textos curtos, dos quais resultaram cinco montagens, com diversas abordagens cênicas envolvendo as diversas áreas de criação. Com imagens e trechos de texto, o coordenador de Atuação e diretor do Projeto Pantagruel relata e analisa o processo que viveu neste período.
 
Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco
O processo de criação na cenografia de J.C.Serroni para o musical 'O médico e o monstro'
Artista: JC Serroni
A criação da cenografia a partir do texto, da partitura, passando por desenhos, maquete, execução, montagem e finalização do espetáculo. Making off fotográfico de tudo.
Inscrições: a partir de amanhã (9), na sede Brás
 
Direção
Elementos de composição na narratividade: a experiência dos Satyros na montagem de 'A Vida na Praça Roosevelt'
Artista: Rodolfo Garcia Vázquez
A dramaturga alemã Dea Loher transformou a experiência pessoal de Vázquez na Praça Roosevelt em um texto que prima por sua narratividade. A montagem d'Os Satyros foi um marco em sua trajetória estética.
 
Dramaturgia
Meus anos de aprendizagem com Luís Alberto de Abreu e Antunes Filho 
Artista: Marici Salomão
Exposição de algumas teorias e pensamentos sobre arte, teatro, filosofia e dramaturgia, a partir de uma década de aprendizagem com dois mestres do teatro: o dramaturgo Luís Alberto de Abreu e o encenador Antunes Filho.
 
Humor
A narrativa da experiência: Palco Giratório - uma travessia pelo Brasil
Artista: Raul Barretto
Raul Barretto abordará no encontro as experiências das apresentações, intercâmbio com outros coletivos do País, o encontro com outros públicos através da circulação pelo Palco Giratório. O que o encontro provoca no espetáculo? Quais alterações a comédia sofre de acordo com o público? Quais apropriações o humor faz para se conectar com a cidade aonde se apresenta? As experiências das oficinas de formação teatral no Brasil.

Iluminação
Lux e São Paulo não é uma cidade
Artista: Guilherme Bonfanti
A iluminação na arquitetura e na exposição. Narrativas dos espaços, como a luz contribui para sua leitura e seu uso.
 
Sonoplastia
O teatro segundo Antunes Filho
Artista: Raul Teixeira
O encontro será um panorama do documentário “O Teatro segundo Antunes Filho” revelando em pequenos trechos a trajetória de um dos maiores encenadores do teatro brasileiro que até hoje discute e encena as mais decisivas transformações dessa arte. 

 


Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design