Residências artísticas da SP Escola de Teatro vencem Prêmio Shell 2018

Publicado em: 20/03/2019 |

‘Homem ao Vento’, que rendeu o troféu Autor, em SP, a Marcos Damaceno. Foto: Marcelo Almeida/Divulgação

Os espetáculos ‘Homem ao Vento’ e ‘Pra Não Morrer’, que cumpriram temporada na SP Escola de Teatro no ano passado, receberam neste mês troféus do Prêmio Shell 2018 de São Paulo e do Rio, respectivamente.

‘Homem ao Vento’ venceu a categoria Autor, na premiação de São Paulo, que aconteceu na última terça-feira (19). O texto de Marcos Damaceno (que dirige a peça ao lado de Rosana Satvis) se utiliza de metalinguagem para discutir as relações entre os próprios artistas de uma montagem teatral, revelando as complexidades de relacionamentos sociais.

O texto expõe ainda a ambivalência de questões de ordem, caos, memória e invenção. Como em outros trabalhos da companhia que leva o nome do autor, uma das mais importantes da cena teatral de Curitiba, há uma atenção especial ao ritmo e à musicalidade das falas. ‘Homem ao Vento’ ficou em cartaz na sede Roosevelt, em julho e agosto de 2018.

RIO DE JANEIRO

Na versão carioca do Shell, cuja cerimônia de entrega foi no último dia 12, entre os vencedores do prêmio está a atriz Nena Inoue (foto ao lado), pelo trabalho na peça “Para Não Morrer”, baseada na obra de Eduardo Galeano, com dramaturgia de Francisco Mallmann e parceria de criação de Babaya.

A peça cumpriu temporada na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro, de setembro a outubro do ano passado. Em cena, Inoue dá voz ao texto em homenagem às mulheres – célebres e anônimas – em especial da América Latina.

A montagem dá visibilidade a personagens negras, indígenas, guerrilheiras, mães, avós, filhas de diferentes épocas e lugares que foram violentadas, mutiladas, torturadas, assassinadas e, até mesmo, esquecidas. E resgata ainda algumas mais conhecidas como Sherazade, Josephine Baker, Rosa de Luxemburgo, Olga Benário, Maria Bueno e outras.

RECONHECIMENTO

A 31ª edição do Prêmio Shell de São Paulo teve entre os finalistas artistas ligados à SP Escola de Teatro. Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, respectivamente diretor executivo da Instituição e coordenador do curso de Direção, foram indicados na categoria Autor, pelo texto de “O Incrível Mundo dos Baldios”, espetáculo da Cia. Os Satyros, da qual são fundadores.

Hugo Possolo, ex-coordenador do curso de Atuação e um dos fundadores da Escola, foi indicado na categoria Direção pelo espetáculo “O Rei da Vela”, do grupo Parlapatões. Já o coordenador dos cursos Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco, J. C. Serroni, concorreu a Cenário por seu trabalho no espetáculo “Estado de Sítio”.

Em 2017, a SP Escola de Teatro recebeu um Prêmio Shell na categoria Inovação pela formação de profissionais na área técnica e artística sob uma política pedagógica contemporânea.

Notícias | 16/ 04/ 2024

Edições Sesc lançam livro da fotógrafa Lenise Pinheiro que retrata o Festival de Teatro de Curitiba

Notícias | 15/ 04/ 2024

“Mostra Solo, mas não Só – Mulheres em Rede – Vozes do Interior” convoca artistas para Residência Artística em Pindamonhangaba