Parlapatões procuram lado trágico na comédia em ‘A Cabeça de Yorick’

Publicado em: 25/10/2018 |

Hugo Barretto, Nando Bolognesi e Hugo Possolo atuam em ‘A Cabeça de Yorick’. Foto: Divulgação

A caveira que Hamlet empunha na peça escrita por Shakespeare, em uma das cenas mais emblemáticas na história do teatro, é o ponto de partida de “A Cabeça de Yorick”, novo espetáculo do grupo Parlapatões. Inspirado pelo momento, única cena cômica na tragédia do dramaturgo inglês, o grupo de palhaços inverte a situação e olha para momentos trágicos encobertos pela comédia.

Com ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada), a peça tem sessões todas as terças e quartas, às 21h, até 7 de novembro, no Espaço Parlapatões, localizado na Praça Roosevelt, região central de São Paulo.

A peça mostra três palhaços em diversas esquetes, ligadas apenas pelo fio temático que conduz a montagem. Seja em uma palestra motivacional sobre a vida eterna ou em um quadro que demonstra diferentes maneiras de se suicidar, os personagens destacam – e encaram – a tragédia que se esconde por debaixo das cenas.

Em outra esquete, um personagem se surpreende ao encontrar o cadáver de outro palhaço. Expondo suas impressões tragicômicas, ele acaba oferecendo uma reflexão sobre o que é a vida. A peça convida o público a participar, sugerindo ideias sobre como a inversão dos ícones básicos da tragédia podem ser vistos, revistos e anarquizados pela comédia.

“A Cabeça de Yorick” dá continuidade à pesquisa dos Parlapatões em torno da figura do palhaço e do bufão. A peça traz Raul Barretto e Nando Bolognesi no elenco ao lado de Hugo Possolo, que também escreveu e dirigiu a montagem. Coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro, ele é co-fundador do grupo com Barretto, que coordena o curso de Humor da Instituição.

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia