Parlapatões procuram lado trágico na comédia em ‘A Cabeça de Yorick’

Publicado em: 25/10/2018

Hugo Barretto, Nando Bolognesi e Hugo Possolo atuam em ‘A Cabeça de Yorick’. Foto: Divulgação

A caveira que Hamlet empunha na peça escrita por Shakespeare, em uma das cenas mais emblemáticas na história do teatro, é o ponto de partida de “A Cabeça de Yorick”, novo espetáculo do grupo Parlapatões. Inspirado pelo momento, única cena cômica na tragédia do dramaturgo inglês, o grupo de palhaços inverte a situação e olha para momentos trágicos encobertos pela comédia.

Com ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada), a peça tem sessões todas as terças e quartas, às 21h, até 7 de novembro, no Espaço Parlapatões, localizado na Praça Roosevelt, região central de São Paulo.

A peça mostra três palhaços em diversas esquetes, ligadas apenas pelo fio temático que conduz a montagem. Seja em uma palestra motivacional sobre a vida eterna ou em um quadro que demonstra diferentes maneiras de se suicidar, os personagens destacam – e encaram – a tragédia que se esconde por debaixo das cenas.

Em outra esquete, um personagem se surpreende ao encontrar o cadáver de outro palhaço. Expondo suas impressões tragicômicas, ele acaba oferecendo uma reflexão sobre o que é a vida. A peça convida o público a participar, sugerindo ideias sobre como a inversão dos ícones básicos da tragédia podem ser vistos, revistos e anarquizados pela comédia.

“A Cabeça de Yorick” dá continuidade à pesquisa dos Parlapatões em torno da figura do palhaço e do bufão. A peça traz Raul Barretto e Nando Bolognesi no elenco ao lado de Hugo Possolo, que também escreveu e dirigiu a montagem. Coordenador do curso de Atuação da SP Escola de Teatro, ele é co-fundador do grupo com Barretto, que coordena o curso de Humor da Instituição.




Relacionadas:

Notícias | 14/ 11/ 2018

Teatro e negritude: 20 livros que você precisa ler

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 11/ 2018

Instituto Mais divulga locais e horários do Primeiro Momento do Processo Seletivo 1/2019

SAIBA MAIS

Notícias | 09/ 11/ 2018

Em ‘Jogos na Hora da Sesta’, brincadeiras de criança revelam violência e opressão

SAIBA MAIS

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign