Para Jefferson Del Rios, a crítica de teatro tem que circular

Publicado em: 07/08/2018

O crítico Jefferson Del Rios e Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição. Foto: Bruno Galvincio/SP Escola de Teatro

Localizada na sede Brás, a Biblioteca da SP Escola de Teatro tem mais de 9 mil livros em seu acervo, de clássicos do teatro mundial a teses de doutorados sobre as diversas áreas das artes do palco. Mantida principalmente por doações, a Biblioteca conta com um colaborador especial, o crítico de teatro Jefferson Del Rios, que frequentemente presenteia a Instituição com livros sobre crítica teatral.

“Conheço o talento e a força criativa que circula pela Escola, e acredito que a crítica precisa circular também. Então, por que não colaborar com uma instituição como a SP Escola de Teatro?”, diz.

Del Rios começou sua carreira no jornal Folha de S.Paulo, onde trabalhou de 1969 a 1984. Também tem passagens por veículos como as revistas IstoÉ, Vogue e Bravo! e pelo jornal O Estado de S. Paulo, destacando-se como um dos principais críticos especializados em teatro do Brasil.

Para ele, o trabalho da crítica é importante não só pela análise da arte, mas como ferramenta histórica que guarda o contexto social de um país. Segundo Del Rios, na crítica um estudante pode encontrar informações sobre peças montadas há décadas, pode entender como era o teatro de muito antes e usar este conhecimento como referência hoje.

Atualmente, ele é membro do conselho curador da TV Cultura, e a crítica continua presente em sua vida. Durante o período da ditadura militar, Del Rios se empenhou em denunciar a censura no teatro e em defender a liberdade de expressão, algo que reflete até hoje em sua dedicação à crítica teatral.

“Temos acervos de gigantes aqui – Alberto Guzik, Emílio Di Biasi, Christiane Riera, Antônio Abujamra – e é uma honra contar com a colaboração de um profissional como o Jefferson quando o assunto é crítica”, diz Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.




Relacionadas:

Notícias | 18/ 10/ 2018

Cia. do Ruído faz temporada especial com três peças na sede Roosevelt

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 10/ 2018

Teatro da Vertigem e SP Escola de Teatro realizam 2º Seminário de Iluminação Cênica

SAIBA MAIS

Notícias | 12/ 10/ 2018

Olhares: “A Insula Anterior” e “O Youkai”, Satyrianas 2018

SAIBA MAIS

O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotógrafos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.

Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.

Assisdesign