Luz, Texto e Apresentação

Publicado em: 01/01/2010 |

De hoje (18) até quinta-feira (21), os candidatos do curso de Atuação apresentam cenas de até 15 minutos escolhidas entre nove textos teatrais.  A avaliação da cena é realizada pelo coordenador do curso, Rodolfo Garcia Vázquez, e a arte-educadora Cristiane Zuan Esteves.
Nesta fase, os próprios alunos formaram grupos de até três pessoas. A seleção consiste na avaliação do desempenho individual do candidato dentro da cena produzida pelo grupo.
Tendo como parâmetro as entrevistas individuais e as cenas apresentadas, serão selecionados 50 candidatos para a 2ª etapa do processo seletivo.
Nesta última etapa, os aprovados passarão por meio de trabalhos em grupos no período de 25 a 27 de janeiro. A lista com os 25 artistas-aprendizes aprovados será divulgada no dia 1º de fevereiro.

CENAS
Na última semana, os grupos formados pelos candidatos ao curso de Atuação receberam uma listagem com as peças para a montagem das cenas. O grupo formado por Carolina Coelho, 26, Raphael Lima, 28, e Tamires Raro, 22, escolheu a peça “O Abajur Lilás”, escrita por Plínio Marcos, em 1969.
“Escolhemos a cena em que Giro coloca Célia na parede e fala mal do filho da Dilma”, conta Raphael. “Achei muito bem pensada a idéia da montagem das cenas com os próprios candidatos do curso. Para nós, isso é um primeiro contato importante”.
O grupo ensaiou na casa de Carolina durante uma semana, três horas por dia. Por sorte de todos, os responsáveis pela casa estavam trabalhando. “Meus pais não estavam em casa, por isso pudemos ensaiar sem medo de fazer barulho ou atrapalhar alguém. Talvez um pouco a vizinhança, mas isso foi só um pouquinho”, brinca Carolina.

LISTAGEM DAS PEÇAS
Conheça a listagem das peças entregue aos candidatos para escolherem e estruturarem uma cena em grupo.
Casa de Bonecas – Henrik Ibsen
Senhorita Júlia – August Strindberg