Inspirada em filme dos irmãos Maysles, ‘Stoneheddies’ estreia na SP Escola de Teatro

Publicado em: 08/08/2018 |

Em uma mansão abandonada nos jardins cinzentos nos Hamptons, área nobre de Nova York, mãe e filha relembram um passado, que pode ter acontecido ou não, marcado por encontros com celebridades de diversas épocas e lugares. Esse universo próprio criado pelas duas para fugir de sua decadente realidade é o cenário de “Stoneheddies”, montagem do coletivo Garbo&Co em temporada de 10 a 27 de agosto na sede Roosevelt da SP Escola de Teatro.

‘Stoneheddies’, do coletivo Garbo&Co. Foto: André de Araújo/Divulgação

Com ingressos a R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada), a peça tem sessões sextas, sábados e segundas, às 21h; e domingos, às 19h. Estudantes da Instituição pagam R$ 15. As informações técnicas da montagem estão disponíveis na Agenda da SP Escola de Teatro.

A história de Big Edie e Little Edie, respectivamente tia e prima da ex-primeira dama dos EUA Jacqueline Kennedy Onassis, chamou a atenção na década de 1970, quando uma reportagem mostrou o estado de abandono da mansão em que Jacqueline passava suas férias de verão.

Deteriorada pelo tempo e infestada de ratos e lixo, era lá que mãe e filha moravam. Na peça, elas recontam encontros com figuras históricas de diversas épocas, como o ex-presidente Costa e Silva e a Rainha Elizabeth. A montagem — com dramaturgia de André de Araújo e dirigida por Naiene Sanchez — faz alusão a costumes que hoje soam atrasados, como escolas exclusivas para meninas e discursos sobre a função da mulher no casamento, mas que ainda são encontrados na sociedade.

As personagens de “Stoneheddies”, interpretadas por Bianca Muniz e Nicole Marangoni, foram desenvolvidas por meio de um estudo do documentário estadunidense “Grey Gardens”, dirigido pelos irmãos Maysles. O longa inspirou outras produções, como peças e um musical, sobre a história de Big e Little Edie, e foi selecionado para preservação na Biblioteca do Congresso dos EUA por ser “cultural, histórica ou esteticamente significante”.

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”