EN | ES

InDica | Tablado de Arruar e Velha Companhia na Oswald de Andrade

Publicado em: 22/05/2015 |

A Velha Companhia e o Tablado de Arruar estão com espetáculos em cartaz, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Uma boa oportunidade de conhecer o trabalho destes dois grupos que têm uma trajetória importante no universo teatral da cidade de São Paulo.

O Tablado de Arruar apresenta o espetáculo “Abnegação II – O Começo do Fim”, com direção de Alexandre Dal Farra e Clayton Mariano, sempre às quintas, sextas e sábados, às 20h.

Narrada em dois planos ficcionais que se tensionam mutuamente, “Abnegação II – O Começo do Fim” expõe com violência a trajetória contraditória de um partido de esquerda que, na busca de crescente poder político, cede mais e mais à dinâmica criminosa e cínica que organiza e estrutura o poder no capitalismo, sobretudo em sua versão marginal e periférica. Jorge, militante que se nega a tomar parte dessa nova lógica, torna-se um empecilho e é devidamente eliminado. A violência, ao mesmo tempo conhecida e desconhecida de todos nós, está presente constantemente enquanto ameaça desagregadora, constituindo uma espécie de camada, ao mesmo tempo real e imaginária, que sustenta a história central e aos poucos se funde a ela.

Já a Velha Companhia estreia seu novo espetáculo: “Valéria e os Passaros”, texto de José Sanchis Sinisterra, com direção de Kiko Marques, às segundas e terças-feiras, às 20h.

Em “Valéria e os Pássaros”, a protagonista, filha de vítimas de uma ditadura militar, vive obcecada em encontrar o revolucionário por quem se apaixonou quando tinha 15 anos e que desapareceu pouco depois. Em sucessivas sessões de “convocação”, desfilam ante ela familiares conhecidos, espíritos de todos os níveis. Conforme a obra avança, as reflexões tragicômicas sobre a vida “do outro lado” dão espaço a uma ácida visão das causas da morte de seu amor: o encontro não é com o homem, mas entre a história dos mortos e o público.

Abnegação II – O Começo do Fim

Até 13 de junho – quintas, sextas e sábados – 20h

Classificação: 16 anos

40 lugares (retirar senhas com 30 minutos de antecedência)

120 minutos

Valéria e os Pássaros

Até 14 de julho – segunda e terça-feira – 20h

Classificação: 12 anos

40 lugares (retirar convites com 60 minutos de antecedência)

100 minutos

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704

Relacionadas:

InDica | 29/ 05/ 2015

InDica | Aula Magna com Stalin

SAIBA MAIS

InDica | 08/ 05/ 2015

InDica | Apresentações gratuitas da Boa Companhia

SAIBA MAIS

InDica | 24/ 04/ 2015

InDica | Espaço Parlapatões recebe temporada da Cia. Rústica, de Porto Alegre

SAIBA MAIS