Em ação com a Escola Padre Anchieta, SP Escola de Teatro abre as portas ao Brás

Publicado em: 04/12/2017 |

POR JONAS LÍRIO

Aprendizes do núcleo 4 do módulo vermelho apresentaram fábula musicada para os estudantes. Foto: Jonas Lírio/SP Escola de Teatro.

De volta ao Brás há 10 meses, após dois anos da reforma da sede que funciona num prédio histórico do bairro, a SP Escola de Teatro tem recriado uma espécie de teia afetiva com seu entorno. Entre as ações que estabelecem o diálogo mais direto com a comunidade, na última terça-feira (28), aprendizes dos cursos regulares fizeram uma apresentação especial para os estudantes do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual Padre Anchieta, vizinha da instituição.

Durante a visita, 120 convidados assistiram a dois experimentos cênicos – montagens desenvolvidas ao longo do semestre que fazem parte do processo formativo dos cursos profissionalizantes de teatro. A atividade foi organizada por meio do SP Livros, um projeto criado pela Biblioteca junto com o Programa Kairós, braço social da SP Escola de Teatro que busca aproximar os aprendizes de sua função de artistas/cidadãos.

A ação, além de aproximar as duas instituições, também possibilitou aos visitantes conhecerem melhor o funcionamento da escola de teatro. “Achei tudo bem dinâmico e me fez ter vontade de conferir mais apresentações desse tipo”, diz Gabriel Souza Vale, aluno da Padre Anchieta. Sua colega Lorena Yhulisa conta que também gostou da visita e da oportunidade de conhecer mais sobre a SP Escola de Teatro. “Eu não sabia que ela é pública, que dá para vir assistir a mais apresentações”, comenta. Segundo ela, “os experimentos foram inspiradores”.

Um experimento ensaiado na garagem da SP Escola de Teatro, vizinha da E. E. Padre Anchieta chamava a atenção dos alunos, que assistiam tudo pela janela. Foto: Jonas Lírio/SP Escola de Teatro.

Atividade

Aprendiz de Direção, Rodriggo Guabiraba é um responsáveis pela atividade e vê nela uma importante forma de incentivar o acesso desses alunos à arte. A ideia de convidar os adolescentes da Padre Anchieta surgiu após uma conversa de Guabiraba com a professora Jenifer Souza, que leciona Sociologia na escola estadual. Ele soube que os ensaios dos trabalhos chamavam a atenção dos alunos. Apresentado na garagem da SP Escola de Teatro, que fica ao lado de algumas salas de aula da escola vizinha, o experimento de um grupo de aprendizes sempre atraía os olhares e a curiosidade dos estudantes.

“Eles ficam extremamente curiosos com a música e quando veem o pessoal ensaiando. Alguns perguntam o que é que os aprendizes estão fazendo; e eu respondo: ‘arte’,” explica Jenifer. Segundo a professora, o acesso ao teatro é importante porque introduz uma nova linguagem no conhecimento dos alunos. “Abre espaço para uma reflexão sobre a sociedade de forma criativa, lúdica, e que consegue questionar paradigmas.”

Ampliação

Se para quem assiste às apresentações o teatro possibilita um novo olhar sobre a cotidiano, a experiência de troca também enriquece os artistas-criadores. Colaboradores do projeto, os aprendizes de Humor Giovanna Paixão e Vitor Dias explicam que os alunos da instituição vizinha são um novo público para eles. “Às vezes, nossa visão foca somente no público que já é conhecedor de teatro. O que pode nos limitar”, diz Giovanna. “E enquanto nós despertamos um olhar artístico neles, eles trazem outras perspectivas para nós”, completa Dias.

Para a coordenadora do Programa Kairós, Cléo De Páris, ações como essa aproximam a SP Escola de Teatro dos moradores, estudantes, frequentadores e comerciantes do Brás, mudam a rotina agitada do bairro e levam “poesia para o concreto”. “O Brás é um bairro muito inóspito, um lugar de passagem; as pessoas nem percebem que existe um equipamento cultural tão importante como a SP Escola de Teatro, do qual podem desfrutar e fazer parte”, afirma Cléo. Segundo ela, com essa abertura as pessoas passam a entender melhor o teatro e têm a possibilidade de, inclusive, fazer parte da Escola.

Notícias | 28/ 03/ 2024

Peça “Um Lugar Chamado Amor” estreia em 5 de abril na SP Escola de Teatro

Notícias | 27/ 03/ 2024

Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo é celebrado em 27 de março