SP ESCOLA DE TEATRO
Español
English

extensão cultural

 
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Tamanho da Letra
Publique/Compartilhe
Cursos:
Inscrições Abertas Resultados de Seleção Em andamento Finalizados
Sobre os Cursos Extensão Cultural 2016 Extensão Cultural 2015 Extensão Cultural 2014 Extensão Cultural 2013 Extensão Cultural 2012 Extensão Cultural 2011 Extensão Cultural 2010
Atuação em cena performativa - Jundiaí
Orientadores: Marcos Bulhões e Priscilla Toscano (Desvio Coletivo)

Objetivo
O objetivo desse curso é desenvolver experimentos de criação e aprendizagem em cena performativa a partir da pesquisa desenvolvida pelo Desvio Coletivo e pelo Laboratório de Práticas Performativas da Universidade de São Paulo.

 

Marcos Bulhões
Diretor, ator, professor e pesquisador de Teatro e Performance, estuda abordagens de criação e aprendizagem da cena contemporânea. Realizou estágios em Teatro do Movimento na Alemanha e em Dramaturgia no Institut del Teatre de Barcelona além de mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela USP. Participou do Teatro da Vertigem (1999) e estagiou no Teatro Oficina (2003), em São Paulo. Em Natal, dirigiu e atuou em diversos espetáculos e performances recebendo prêmios em festivais de teatro e coordenou durante 10 anos o Laboratório de Encenação Teatral da UFRN. É um dos diretores artísticos do Desvio Coletivo, grupo de teatro e performance sediado em São Paulo, onde desenvolve as suas pesquisas acadêmicas "Coralidades Performativas" e "Intervencão Urbana Brasileira" desde 2011. É autor do livro "Encenação em Jogo" e da tese "Dramaturgia em Jogo". Desde 2009 é professor da área de Direção e Performance do Departamento de Artes Cênicas da USP.

 

Priscilla Toscano
Diretora, performer, atriz, produtora e arte educadora. Desenvolve suas pesquisas e criações em Teatro, Performance e Intervenção Urbana. Licenciada em Artes Teatro pela UNESP com parte da graduação em História da Arte pela USC - Universidade de Santiago de Compostela, ES. Uma das fundadoras e diretoras do Desvio Coletivo, ao lado de Marcos Bulhões, núcleo que pesquisa e cria performances urbanas e teatro performativo relacional. Durante sete anos também dirigiu o Coletivo PI – Performance Intervenção, grupo que criou em 2009 e encerrou suas atividades em 2016. Além de seu trabalho no Desvio, Priscilla também dedica sua criação aos trabalhos solos em performance discutindo questões ligadas a gênero e ao corpo da mulher no espaço público normatizado. Como arte educadora ministrou oficinas de teatro, performance e intervenção urbana em diversas instituições e festivais como: World Stage Design 2017 em Taipei, Zurich University of the Arts, ARTA – Atelie Formations de L’acteur em Paris, Institut del Teatre da Universidade de Barcelona e em diversas unidades do SESC no Brasil através do Circuito Palco Giratório 2014. Atuou como organizadora e palestrante do curso de extensão universitária "Experimentos em Performance II" na UNESP em parceria com o Laboratório de Práticas Performativas da USP. Foi orientadora Artística de Teatro no Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Lecionou Teatro na OCA – Oficina Corpo e Arte e em escolas de ensino formal (Escola Movimento, Escola Projeto Vida e em escolas da SME de São Paulo).


Desvio Coletivo
É uma rede de criadores em cena teatral contemporânea que atua na zona de fronteira entre o teatro, a performance e a intervenção urbana. Através da criação de espetáculos e intervenções cênicas em diferentes espaços urbanos desenvolve ações que geram ilhas de desordem efêmeras de natureza crítica. Com direção de Marcos Bulhões e Priscilla Toscano, e produção de Leandro Brasilio e Marie Auip o Desvio Coletivo reúne mais de vinte colaboradores de diversas áreas. Desde 2011, o grupo pesquisa a criação cênica colaborativa, tendo em vista a experimentação de diferentes modalidades de participação sensorial, dialógica e criativa do espectador, o deslocando do seu papel convencional, seja como ator, co-criador do discurso cênico ou como integrante de uma atmosfera de imersão psicofísica.

 

Público
Atores, atrizes, dançarinos, performers e estudantes das artes cênicas e artes em geral interessados em performance e suas conexões com o teatro e dança.

 

20 vagas
*Material didático, quando necessário, é de responsabilidade do aluno.

 

Seleção
Carta de interesse (máximo uma lauda) e Currículo (máximo duas laudas).

De 11 de setembro a 30 de outubro de 2017
Segundas-feiras, das 19 às 22h
Local: Avenida União dos Ferroviários 1760, Centro, Jundiaí
Realização Prefeitura de Jundiaí através da sua Unidade de Gestão Cultural, e SP Escola de Teatro

Cronograma das Inscrições

Inscrições: 25 de agosto a 3 de setembro
Aprovados: 5 de setembro
Matrícula online: 6 de setembro


Endereço e E-mails
SP Escola de Teatro
Centro de Formação das Artes do Palco
Sede Brás 
Avenida Rangel Pestana, 2401, Brás
03001-000 • São Paulo - SP
Tel: (11) 3121-3200
Sede Roosevelt 
Praça Roosevelt, 210 • Centro
01303-020 • São Paulo | SP
Tel: 11 3775.8600
info@spescoladeteatro.org.br
www.spescoladeteatro.org.br
Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura
Licença Creative Commons Este trabalho foi licenciado com uma Licença | Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada | .
O site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco está sob licença Creative Commons. A cópia e a reprodução de seu conteúdo são autorizadas para uso não-comercial, desde que citado o devido crédito ao site, aos autores e fotográfos. Não estão incluídas nessa licença obras de terceiros.
Para reprodução com outros fins, entre em contato com a Escola.
Criação de Sites Sorocaba Qube Design