Cia. Casa Aberta de Teatro

De Enciclopedia do Teatro

A partir de uma mostra escolar de cultura, em setembro de 2008, no bairro de Teotônio Vilela, em Ilhéus, na Bahia, foi criado o grupo de teatro Os Improvisados, formado por seis jovens (Ruy Penalva, George Lima,Jackson Humberto,Jeane Fiúza Jaqueline Argolo e Franciele Simeão). Eles descobriram o poder das Artes Cênicas e onde ela pode levar, usando o teatro como uma forma de expressão ativa.

A partir de então organizaram textos de críticas sociais políticas e começaram a passar o seu recado usando o humor como ferramenta principal na sua arte. Em quanto ensaiam a peça "Cotidianus", o grupo apresentou esquetes em shows musicais, eventos, aniversários e participando de festivais de teatro.

Com a proposta de mostrar a realidade cruel em que vivem e cobrar as ações sociais do poder público através da sua arte, os integrantes do grupo querem tornar-se formadores de opinião. E fazer no teatro uma forma de comunicação para que as pessoas percebam essa realidade, sempre usando o humor, porque entre ri e chorar, acreditam que é bem melhor rir.

Em sua trajetória, o grupo Os Improvisados muda seu nome para Cia. Casa Aberta De Teatro devido ao apoio da ONG Filtros dos Sonhos e do Espaço Cultural Casa Aberta.

O nome Os improvisados foi usados por mais de um ano e pela companhia passaram muitos jovens. Hoje, a Cia. Casa Aberta de Teatro é composta por seis jovens atores que vem mantendo a tradição do inicio do grupo: Ruy Penalva, Germano Lopes, Henrique de Araújo, Davi Mello, Marcelo Brandão e André Loretz.

Espetáculos

  • A Filha do Coronel - Quem não Rir, Apanha!
  • O Nerd - Aproveitando as Oportunidades
  • Show de Humor
  • Arrocha Brasil
  • Cotiadianus
  • Utopia Nacional
  • O Surfista Espaguete
  • O Pastor e o Satanás
  • O Bandido Honesto
  • Vai te Conquistas, Xaveco
  • Deus, Lampião e o Diabo
  • O Rico e o Pobre
Ferramentas pessoais