Cia. Balaco do Bacco
De Enciclopedia do Teatro
A Cia. Balaco do Bacco foi criada em Ribeirão Preto, São Paulo, em junho de 2008, com a união do diretor e ator Renato Grecco com os atores Alexandre Laguna, André Cruz, Léo Santarosa, Camila Zambianchi e convidados como Renata Martelli e Rosana Pavinski. Com linguagem popular, tem seu trabalho permeado pela farsa e pelo melodrama; métricas teatrais bastante difundidas na Europa. A pesquisa cênica se estende também ao universo naturalista em alguns espetáculos que tem a concepção contemporânea como base.
A primeira produção da Companhia é o pocket show "Amor sem Limites", inspirado nos programas de rádio que faziam a cabeça de todos com suas novelas nas décadas de 50 e 60.
Sua estréia ocorre em 14 de dezembro de 2008 no Espaço Cult Zibaldoni, apresentações nas unidades Sesc de Ribeirão Preto e São Carlos, além de Cajurú e Orlândia pelas Secretárias de cultura.
A segunda produção, “Mohamed – A Versão não Autorizada da Arca de Noé”, monólogo com André Cruz e direção de Renato Grecco, faz uso da meia máscara expressiva como ferramenta interpretativa. Teve sua estréia também no SESC Ribeirão Preto no dia 31 de julho de 2009 sendo apresentada novamente para integrar a Mostra de Estréias. Foi o espetáculo convidado para se apresentar no Teatro Municipal de Ribeirão Preto pela 6° Mostra de Artes Cênicas SENAC.
O quarto espetáculo da Companhia, “O Tigre”, de Dario Fo, estreou no dia 18 de fevereiro de 2010, no Galpão do Sesc Ribeirão.
Em dezembro de 2010, a Cia. Balaco do Bacco apresenta o espetáculo "O Misterioso Fim de Pâmela Sanches", com atuação de Léo Santarosa e direção de Renato Grecco, no Teatro Santarosa.
Em 2011, a Companhia tem em seu repertório dois espetáculos infantis: "Josué e o Pé de Macaxeira" é uma adaptação do conto "João e o Pé de Feijão", e “A Operação do Tio Onofre”, de Tatiana Belinky.
